Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, novembro 18, 2006

Entrevista de Wilma após reeleição

Ao ser perguntada qual o maior desafio nesse seu segundo governo, Wilma respondeu: "continuar governando bem como o povo acabou de julgar. Continuar e avançar nos programas sociais e melhorando os indicadores econômicos e sociais".

Vejam a evolução de alguns indicadores econômicos e sociais durante o governo Wilma:
1. o trabalho infantil cresceu em 28% no RN e 60% entre crianças de 5 a 9 anos;
2. o desemprego aumentou segundo a PNAD/IBGE 62% atingindo uma taxa de desemprego de 10,6%, o que representa 150 mil desempregados. Entre os jovens de 17 a 24, o desemprego cresceu de 11,6% para 20,6%. Entre as mulheres, o desemprego mais que dobrou, passando de 6,8% para 14,3%;
3. o governo Wilma foi o que menos investiu em saneamento no nordeste;
4. o ensino fundamental é o pior do Brasil;
5. a violência teve uma grande escalada. O número de homicídios cresceu 131% no RN e 260% em Natal. A nossa capital passou de segunda mais segura do Brasil para sexta mais violenta.

A grande preocupação é que a continuação do governo Wilma seja o mais do mesmo.

Gabeira independente

Resposta de Gabeira ao blog de Josias de Souza sobre a possibilidade de coalizão com o governo:

- Fui eleito com discurso de independência. Já fiz um pacto com os meus eleitores. Aprovo aquilo que eu achar correto. E continuo combatendo o que acho equivocado. Dentro desse quadro, não há nenhuma necessidade de se entender com o governo, a não ser caso a caso.

Lula em Três Lagoas.

É esperada a presença de Lula em Três Lagoas, cidade Natal de Ramez Tebet e local do enterro.
No final da tarde ele deve chegar por lá.

Ainda sobre a ponte

Ponte vai ser inaugurada antes de ter os acessos

Obra para a construção dos acessos da ponte Forte-Redinha sequer começou

18/11/2006 - Tribuna do Norte

A ponte Forte/Redinha deverá ser inaugurada sem que os acessos estejam concluídos. A informação, aparentemente absurda de início, é confirmada pelo próprio secretário estadual da da Infra-estrutura, Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho. Segundo ele, as obras para a construção dos acessos dos dois lados - na Redinha e na praia do Forte - devem ser iniciadas apenas na próxima semana e, pelos prazos necessários, só serão concluídas após o término das obras na ponte.

As dúvidas e contatempos sobre os acessos à nova ponte sobre o rio Potengi surgiram ainda em abril deste ano. Na época, reportagem feita pela TRIBUNA DO NORTE, questionou o secretário sobre o projeto e o andamento das licitações para a obra. Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho declarou, então, que as obras nos trânsitos na praia do Forte e na Redinha estariam prontas em agosto, antes da conclusão da ponte. “Se a ponte fosse estar pronta e os acessos não; eu estaria preocupado. Mas ao contrário. Os acessos ficarão prontos antes da ponte”, disse na ocasião.

Ontem, o secretário secretário reviu esse posicionamento, apesar de não se mostrar preocupado. “A ponte vai ficar pronta antes. Mas é que eu estava querendo que a licitação (para as obras dos acessos) saísse antes”, retificou Adalberto, durante entrevista coletiva à imprensa. Segundo ele, o que atrasou o lançamento do edital para a licitação, previsto para abril, foram os problemas com as desapropriações de propriedades atingidas com as obras. “Como eu ia começar uma licitação sem as desapropriações garantidas?”. Segundo afirmou Adalberto Carvalho, as obras dos complexos viários têm o prazo de 90 dias. Sobre o fato de os trabalhos ainda não terem se iniciado, ele respondeu que a empresa licitada está promovendo a etapa chamada de “mobilização”, referente a escolha dos equipamentos e materiais utilizados e dos trabalhadores que irão tocar a obra. “Esse processo tem o prazo de dez dias, por lei. E há uns cinco dias a empresa está fazendo a mobilização. Portanto, daqui a mais cinco dias as obras estarão começando”.

Já sobre a utilização da ponte, logo após sua inauguração, Adalberto disse que não será totalmente comprometida, visto que parte dos acessos já estará construída. “Os complexos não estarão perfeitamente prontos, mas a ponte vai fluir de maneira consumível”.

Leia mais:
http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=27044

Boa a frase do ilustre secretário estadual de infra-estrutura: “Os complexos não estarão perfeitamente prontos, mas a ponte vai fluir de maneira consumível”.

Vamos estudar sobre fluxo viário para entender o que seja "fluir de maneira consumível".

Morreu Ramez Tebet

Morreu ontem às 23h 30 min o senador Ramez Tebet (PMDB/MS). Estava em sua casa, em Campo Grande, na companhia de sua família. Teve uma reação alérgica à medicação da quimioterapia que o levou à infecção generalizada Deixa esposa e quatro filhos. O seu corpo foi velado até às 9 horas (10 horas, horário de Brasília) na Assembléia Legislativa do Mato Grosso e depois será levado para a sua cidade natal, Três Lagoas, onde foi prefeito e iniciou a sua carreira política.

Tebet foi secretário de estado, vice-governador, governador e é senador desde 1995. No Senado, ganhou destaque no cenário político nacional, sendo relator da Lei Eleitoral e da CPI do Judiciário. Foi presidente do Conselho de Ética à época da cassação de Luiz Estevam e da quebra do sigilo do painel de votação do plenário do Senado, que envolveu os senadores ACM e José Roberto Arruda. Foi eleito presidente do Senado para o biênio 2001-2002 e foi Ministro da Integração Regional no governo FHC. Além dos cargos públicos, foi promotor de justiça e professor universitário.

Fica o exemplo não só de um político respeitado, mas também de um ser humano cordato.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Ponte e republicanismo

Maxuel de Almeida disse...

A construção desta Ponte na linda cidade do Natal esconde muitos segredos e acertos não republicanos. O resultado de sua licitação foi viciado, dirigido para beneficiar a empresa que, de antemão, entendidos do assunto garantiam que o certame estava para ela reservado, e a partir daí se sucederam inúmeros aditivos elevando o preço da obra. O superfaturamento agora constatado pelo Ministério Público Federal não foi obra do acaso ou esperteza individual da empresa contratada. Foi devidamente premeditado e o seu cronograma de desembolso planejado ardilosamente por quem deveria, mas não o fez, zelar pela correta aplicação dos recursos públicos.

17 Novembro, 2006 12:26

Gostamos da expressão "acertos não republicanos". É um verdadeiro guarda-chuva para atos ilícitos.

Ramez Tebet continua em coma

17/11/2006 - 22h14
Em coma, estado de saúde do senador Ramez Tebet é crítico

SILVIA FRIAS
Colaboração para a Agência Folha, em Campo Grande

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS), 70, está em coma desde a madrugada desta sexta-feira, em conseqüência do agravamento de um tumor no fígado, diagnosticado desde 2005.
Durante dez dias, Tebet esteve internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas no último dia 13 foi levado para casa, em Campo Grande (MS), para dar continuidade ao tratamento médico perto da família.
Segundo a assessoria do parlamentar, até a meia-noite de quinta-feira o estado de saúde de Tebet era estável e ele conversava normalmente. Mas, às três da manhã desta sexta-feira, ele começou a respirar com dificuldade, apresentando excessiva sonolência --e, a partir daí, não conseguiu mais se comunicar.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo oncologista Issamir Saffar e pelo clínico-geral Carlos Filinto de Almeida, o quadro clínico do senador mantém-se inalterado desde que entrou em coma. Os médicos irão divulgar dois boletins diários. Desde cedo, era grande a movimentação de familiares e amigos na casa do senador, em Campo Grande.

Leia mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86809.shtml

O PMDB cobra a fatura

17/11/2006 - 18h04
PMDB pede a Lula presidências da Câmara e do Senado e lideranças

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O PMDB já entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parte da conta que ele terá que pagar se quiser ter o apoio da maioria do partido no seu segundo mandato. Em conversa com peemedebistas nesta semana, o petista foi informado que o partido almeja as presidências da Câmara e do Senado e os cargos de liderança do governo nas duas Casas Legislativas e no Congresso. O PT também pleiteia a liderança do governo no Senado, cargo ocupado hoje por Romero Jucá (RR), do PMDB.

Por conta das divergências entre os aliados, o presidente avisou aos peemedebistas que não pretende fazer a reforma ministerial neste ano e indicou que pode promover as mudanças no primeiro escalão somente depois das eleições para as presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro.

Leia mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86798.shtml

O PMDB é o maior partido do Brasil em número de políticos com mandatos eletivos. Tem 7 governadores, uma bancada de senadores que certamente será a maior da casa, a maior bancada de deputados federais e o maior número de prefeitos, deputados estaduais e vereadores. A divisão do PMDB sempre o enfraqueceu. Agora, o partido vive o seguinte dilema: continuar dividido e ocupando uma posição de coadjuvante na política brasileira, ou se unir e traçar um projeto de Poder. Para isso, cogita atrair Aécio. No entanto, se tivesse que arriscar um palpite, diria que o PMDB continuará do mesmo jeito que está há anos.

O senhor da guerra

17/11/2006 - 16h26
EUA anunciam envio de quase 60 mil soldados ao Iraque
da Folha Online

O Departamento de Defesa dos EUA anunciou nesta sexta-feira o envio de 57 mil soldados ao Iraque divididos em cinco brigadas de combate, que devem ser destacadas no início de 2007. Os destacamentos, que servirão para substituir tropas que deixarão o Iraque, devem manter o número de soldados americanos no país em cerca de 140 mil. O envio já havia sido informado por autoridades na semana passada, mas as unidades específicas só foram anunciadas hoje.

Leia mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u101923.shtml

Bush conseguiu transferir toda a sua antipatia para a sua Nação. Os EUA são muito mais do que o medíocre presidente americano, que representa a sua porção mais conservadora, soberba e belicista. Comanda verdadeiros cowboys a enfrentarem "índios" pelo resto do mundo. Quem sabe uma mulher, Hillary Clinton, recupere a imagem da América defensora das liberdades e dos valores democráticos.

Ainda sobre os controladores

17/11/2006 - 16h04
Ministro propõe criação de órgão civil para gerenciar tráfego aéreo
Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANNda Folha Online, em Brasília

O ministro da Defesa, Waldir Pires, defendeu nesta sexta-feira a criação de um órgão civil e público para gerenciar o tráfego aéreo comercial no Brasil.Esse será um dos principais temas de análise pelo grupo de trabalho instalado, coordenado pelo próprio ministro, com o objetivo de propor soluções definitivas para os problemas existentes no controle do espaço aéreo brasileiro. Os militares continuariam responsáveis pelas atividades de defesa do espaço aéreo.O grupo, que tem representantes dos ministérios da Fazenda, Planejamento, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), da Infraero (estatal que administra os aeroportos), da Advocacia Geral da União, Comando da Aeronáutica, dos controladores, das companhias aéreas e dos aeronautas, terá 60 dias para estudar os problemas do setor e apresentar soluções para melhorar o controle do espaço aéreo brasileiro.O controle da aviação civil fora do comando militar é uma realidade nos Estados Unidos, na Europa e em vários países do mundo, segundo o ministro.

Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u128337.shtml

Reflexões de Bussunda

Se sair de casa e um pombo cagar em sua cabeça, relaxe e pense na perfeição da Mãe Natureza, que deu asas aos pombos e não às vacas.

Previdência suspende mais 102,7 mil aposentadorias

17/11/2006 - 11h05
Previdência suspende mais 102,7 mil aposentadorias; veja lista

da Folha Online

O Ministério da Previdência publicou hoje uma lista de 102.748 benefícios que foram suspensos e deixarão de ser pagos a partir do próximo mês devido à não-realização do recadastramento.Nessa lista, a oitava publicada desde o início do censo, foram incluídos aposentados e pensionistas com número de benefício final 4 que foram convocados para fazer o recadastramento a partir de julho de 2006 e até agora não compareceram à agência bancária onde recebem o dinheiro da Previdência para cumprir a obrigação.Segundo a Previdência, essas quase 103 mil pessoas foram informadas desde março que teriam que participar do censo previdenciário. Além dos avisos nos caixas eletrônicos, todos foram também incluídos em editais ou receberam cartas para avisar sobre a possibilidade de suspensão.

Leia mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112451.shtml

5ª Bienal de Arquitetura de Brasília

Está ocorrendo no Centro de Convenções a 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília. O evento vai até 26 de novembro e inclui em sua programação várias conferências que serão realizadas no Teatro da UNIP (SGAS Qd. 913 s/nº - conjunto B - Asa Sul). A entrada é franca e as conferências iniciam-se às 10:00hs. A Bienal apresenta mostra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (Prêmio Pritzker 2006) e do arquiteto Paulo Zimbres (Homenagem Brasília), homenageados do evento. É uma boa pedida para arquitetos e admiradores da boa arquitetura.

Site da Bienal: http://www.bienalbrasilia.com.br/

Ramez Tebet entra em coma

Senador do PMDB de Mato Grosso do Sul entra em coma

Ramez Tebet foi presidente da CPI que levou à cassação do senador Luís Estêvão

Redação
CAMPO GRANDE - O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) entrou em coma nesta sexta-feira após complicações decorrentes de uma infecção respiratória. De acordo com os médicos, o estado de saúde de Tebet é gravíssimo.
Desde o último sábado, o senador permanece em casa. No último dia 30, ele havia sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção causada por reações alérgicas a um medicamento.
Simone Tebet, filha do senador e prefeita do município de Três Lagoas, na divisa com São Paulo, deixou a cidade e está acompanhando o pai.
Ramez Tebet cumpre seu segundo mandato como senador pelo PMDB. Em 2000, destacou-se no Senado como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o Poder Judiciário e resultou na cassação de Luís Estêvão e na renúncia de Antônio Carlos Magalhães, Jader Barbalho e José Roberto Arruda, no ano seguinte.

Fonte: Estadão.

Simon homenageia Ramez Tebet

17/11 - 11h58 - Plenário
Simon homenageia Ramez Tebet
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) prestou uma homenagem ao senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que, segundo o parlamentar gaúcho, está "dando uma lição de coragem" ao lutar "há muito tempo" contra um câncer. Simon disse que Tebet é uma das pessoas "mais corretas, mais dignas" que conheceu na vida pública.

Fonte: Agência Senado
http://www.senado.gov.br/agencia/ultimas/verNoticiaUltimas.aspx?codNoticia=11343

Ainda temos homens públicos dignos neste país. Não vamos nivelar por baixo os nossos políticos, pois, assim, ganham os piores.

Novos talentos do jornalismo

Enganam-se os que pensam que a qualidade do jornalismo está ligada a idade dos profissionais e ao tempo de redação. Temos excelentes jornalistas decanos, a maioria atuando como articulistas, mas as redações dos principais jornais do país estão cheias de jovens talentos, empenhados em buscar a verdade para os leitores. Possuem a vantagem do idealismo e da capacidade de enfrentamento ao Poder constituído.

Afinal, em um país em que quase todos acabam aderindo ao governo, é bom que exista alguém que possa investigá-lo. Outro fator que leva cada vez mais os jovens a ocuparem postos importantes no jornalismo nacional, tanto nas redações como nas assessorias de imprensa, é a rapidez das notícias. Quem dorme no ponto, leva o maior furo. Ter pique é essencial.

Leitores comentam sobre a ponte

Cidadão Vigilante disse...
Disseram primeiro que seria em abril, só se fosse no dia da mentira. Agora, em agosto, deve ser a gosto de Deus.
17 Novembro, 2006 07:58

Otomar Cardoso disse...
Essa ponte em Natal, capital do RN, teve a sua licitação dirigida justamente para permitir o superfaturamento da obra. Uma auditoria minuciosa encontrará muitas e muitas falhas no projeto, provocadas intencionalmente para lesar o erário.
17 Novembro, 2006 12:08

Vamos continuar vigilantes e não deixar que o assunto se perca em meio à folia de fim de ano e de carnaval. Se não, somos nós que iremos dançar.

A classe média paga o pato

Os pobres e miseráveis recebem o bolsa-família; os ricos especulam e auferem lucros espetaculares no mercado financeiro; os políticos negocistas barganham o mensalão. A classe média paga a conta através de uma carga tributária extorsiva.

Não somos contra o bolsa-família, é apenas uma constatação.

De Cláudio Humberto

Sem concorrência

O conhecido humorista venezuelano Benjamín Ruasseo, o “Conde del Guácharo”, desistiu de concorrer à presidência. Capitulou diante da ingerência insuperável do presidente Hugo Chávez em sua seara.

Superfaturamento na ponte Natal-Redinha

O Ministério Público Federal constatou superfaturamento de R$ 14 milhões na compra dos estais de aço usados para sustentar os vãos centrais da ponte Forte-Redinha. Apurou também que a margem de lucro da empresa contratada ficou acima do previsto, gerando um prejuízo de R$ 982 mil aos cofres públicos. As irregularidades começam do projeto que não cumpriu a finalidade básica de estimar os gastos e especificar corretamente o material da obra. Essas são conclusões da Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, em Brasília, que analisou o processo de licitação e construção da ponte. O pedido foi realizado pelo procurador da República, Gilberto Barroso de Carvalho Júnior, do MP federal do RN.

Trecho do relatório: “Em nosso entendimento, o chamado projeto básico tem características de anteprojeto e não apresentava nível de precisão adequado para se proceder à licitação da obra, conforme prescrições da Lei 8.666/93.”

Em tempo. O custo inicial da obra era de 137 milhões de reais e hoje já supera os 200 milhões.

Reforma Agrária "à força"

Reforma agrária pode ser feita "à força", diz Morales

17/11/20060 8h17-O presidente da Bolívia, Evo Morales, alertou nesta quinta-feira para o risco de protestos em massa caso o Senado boliviano (onde a oposição tem a maioria) não aprove seus planos de reforma agrária. Morales afirmou que o povo irá implementar as reformas "à força" caso elas não sejam transformadas em lei.
As declarações de Morales foram feitas um dia depois que a Câmara dos Deputados (onde governo tem maioria) aprovou a reforma agrária (para desespero dos donos de terra, incluindo brasileiros). A votação no Senado está prevista para a próxima semana. A oposição já afirmou que pretende modificar a proposta. Morales também descartou qualquer acordo com os grandes proprietários de terra que se opõem aos seus planos de reforma.

Leia mais: http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2690638&sub=BBC

O novo cinema nacional

Entrará em cartaz, nesse final de semana, nas principais praças de cinema do país, três filmes brasileiros. O "Céu de Sueli", um drama sobre mulher que muda de nome e vira prostituta para sair da cidade natal e da miséria. Tem como diretor o cineasta Karim Aïnouz (Madame Satã). O filme é aguardado pelos cinéfilos. Fugindo da temática urbana e retratando o cangaço, estreia "Canta Maria". Francisco Ramalho Jr. assina a direção. O outro filme em cartaz é "Vestido de Noiva", adaptação de peça homônima de Nelson Rodrigues, adaptada para a tela pelo seu filho, Jofre. Segundo críticos, o filme conseguiu capturar toda a riqueza de sensações da peça. Marília Pêra interpreta Madame Clessi.

O cinema nacional está provando que "santo de casa também faz milagre". Vale a pena conferir.

Jornais franceses destacam competitividade de Ségolène Royal

A candidata escolhida pelo Partido Socialista Francês, Ségolène Royal, é vista como forte concorrente à presidência da França em 2007. Após derrotar dois nomes de peso seu partido, o ex-ministro da Economia e Finanças Dominique Strauss-Kahn e o ex-premier Laurent Fabius, a candidata se coloca como adversária difícil de ser batida pela direita francesa. Os principais jornais franceses destacaram esse fato.

Le Figaro: "Ségolène Royal será para a direita um adversário temível".
Liberatión: " uma mulher está em condições de vencer a presidencial".
France Soir: "ampla vitória coloca Ségolène Royal nas melhores condições para a postulação ao Eliseu"
Le Parisien: "Uma marcha triunfal. Ségolène Royal obteve ontem à tarde uma incontestável vitória nas primárias socialistas".

Lula tenta enquadrar o PT

O presidente tem se debruçado sobre uma obra de engenharia política que lhe permita a tão sonhada governabilidade. Para isso, é essencial o apoio do PMDB. O Planalto conseguiu desmobilizar 4 governadores que iriam participar de reunião em Santa Catarina sob coordenação do governador reeleito Luíz Henrique, que defende uma posição de independência do partido. No entanto, como no diálogo entre Garrincha e Feola, no qual o craque das pernas tortas pergunta se todas aquelas táticas tinham sido combinadas com o adversário, resta saber se Lula combinou direitinho as suas estratégias com o PT.

Morre o teórico do liberalismo contemporâneo

Morreu nessa quinta-feira Milton Friedman aos 94 anos. Economista, Prêmio Nobel da Economia em 1976, Friedman foi voz discordante dos neo-kenesianos que dominavam o ambiente econômico na década de 60 e início da década de 70. Mesmo sem ter ocupado cargo em nenhum governo, influenciou decisivamente as políticas econômicas dos governos de Reagan e Margareth Tatcher que ficaram conhecidas como neoliberais. Era chamado de monetarista, pois enxergava como grande papel do Estado na economia o controle da inflação. Escreveu junto com a sua esposa, Rose, o livro Free to Choose - Liberdade de Escolher, que depois foi transformado em série de TV. Teve como o seu principal rival o canadense Jonh Kenneth Galbraith. Galbraith, discípulo de Keynes, foi assessor dos governos democratas de Roosevelt e Clinton e embaixador na Índia durante o governo de Kennedy. O economista canadense também morreu este ano aos 97 anos. Escreveu, entre tantos livros, "A Economia ao Alcance de (quase) todos" e "A Era da Incerteza" adaptado de uma série para a BBC.

O mundo perdeu este ano dois titãs da economia. Homens que se preocuparam, além de desenvolver as suas teorias, em tornar acessível aos leigos a linguagem econômica.

Ponte pronta em agosto de 2006.

Este Blog encontrou uma declaração do Prefeito de Natal e conseguiu uma resposta pra um dos dois questionamentos que fez sobre a ponte.
A previsão para conclusão, segundo o prefeito, era agosto de 2006, há três meses.

quinta-feira, novembro 16, 2006

A curiosa política Potiguar.

Na semana que vem será julgado pelo TRE do Rio Grande do Norte o processo ao qual o réu é o atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Esse processo é oriundo da denúncia da participação do então candidato a reeleição em um solenidade oficial no período da campanha de 2004 realizada ASSEN.
O mais interessante disso tudo é que o autor da ação é o PT, aliado do partido do prefeito no governo do estado, ocupando pasta importante. Também não deixa de ser interessante que um dos boatos mais fortes hoje em Natal é sobre a possível ida do prefeito (PSB) para o próprio PT e o virtual apoio dele a Fátima Bezerra, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores.
É bom deixar avisado que o Ministério Público Estadual já deu parecer favorável a cassação. O relator é o Desembargador Expedito Ferreira.
Ufa, que política!!!

Ségolène Royal.

Ségolène Royal foi a escolhida por milhares de militantes socialistas para concorrer pelo Partido Socialista nas próximas eleições presidenciais franceses.
A sua vitória já era esperada.

Ponte da Ginga!

Este Blog acredita que logo logo teremos novas e quentes notícias sobre a ponte que está sendo construída em dos mais belos estuários do mundo.
A verdade é que Muitas Pessoas acreditam na existência de algum tipo de irregularidade.

Delcídio Amaral também pede reformas

Depois dos senadores Aloísio Mercadante e Eduardo Suplicy pedirem reformas estruturais e investimentos públicos que possibilitem um maior crescimento econômico, foi a vez de Delcídio Amaral engrossar o coro dos críticos da atual política econômica. O senador ocupou a tribuna do Plenário para analisar o primeiro período do governo de Lula e o cenário econômico e político do país. Afirmou que o seu partido deve ter a humildade de reconhecer os seus erros e reavaliar a condução do governo. Defendeu ainda que o governo deve se voltar para todos.

- Precisamos de uma visão ampla, ecumênica dos problemas brasileiros. Não adianta mais tapar o sol com a peneira: temos de discutir a economia, avançar nas reformas e aprimorar o embasamento jurídico. Precisamos virar essa página e fazer com que o Brasil cresça - disse.

Balão de ensaio de Aécio

Aécio Neves sabe que a exposição antecipada de um candidato à presidência da república, como a qualquer outro cargo, não é benéfica. Trata, então, de desconversar sobre a sua candidatura e prepara-a bem ao jeito mineiro para que ela nasça naturalmente próximo as eleições de 2010. Até lá, vamos ter muito chão. Depois de muito tempo, não se vislumbra um favorito. Pois em 1994, de início Lula era favorito, mas logo FHC tomou-lhe o favoritismo. Em 1998, a reeleição de FHC foi tranquila. Em 2002 e 2006, confirmou-se o favoritismo de Lula, eleito e reeleito presidente da república. Para as próximas eleições não. O PSDB possui quadros como José Serra, Aécio Neves e o próprio Alckmin; o PSB tem Ciro Gomes, que pode a qualquer momento se filiar ao PT; e o PT prepara algumas opções como a do governador eleito da Bahia, Jaques Wagner. Enxergando essa indefinição e que o principal adversário pode estar ao seu lado, Aécio sentenciou:

- Ninguém é candidato à Presidência da República porque resolveu ser. Quando isso ocorreu, foi só candidato, não venceu as eleições.

Ele bem sabe que nem sempre quem parte na frente ganha no final.

Os generais não gostaram nenhum um pouco da idéia.

Depois da briga entre governo e militares da Aeronáutica por causa dos problemas do controle de tráfego aéreo, parece que o próximo foco do governo são os fardados de verde oliva.
Os generais e outros oficiais do exército, principalmente aqueles integrantes da ABIN, não gostaram nenhum pouco da conversa que saiu do Palácio do Planalto, lá do andar da Casa Civil - Russef de novo - e termina no Ministério da Justiça. A notícia é que querem que a Agência Brasileira de Inteligência fique submetida ao Ministério.

Aliança mais forte do que nunca.

Se engana quem acredita na notícia que o Senador José Agripino e o Senador Garibaldi já são adversários. Se engana e erra quem faz previsões para daqui a quatro anos. Está completamente equivocado e só quer a discordia quem planta essa semente da desunião entre o Senador Garibaldi e o Senador José Agripino Maia.
Ora, estamos a beira da votação da LDO no Congresso. Estamos a pouquíssimos meses da eleição para a presidência do Senado, e é possível o apoio de Garibaldi à José Agripino. Sequer estamos perto da eleições municipais. Não podemos nem chutar quem serão os candidatos em 2010 e já tem gente falando que Agripino e Garibaldi serão adversários.
Ainda tem muita gente que só faz política plantando a discordia. Lamentável.

Forte-Redinha.

Uma dúvida deste Blog.
Qual era o dia que a Governadora tinha prometido entregar a ponte e não entregou?! E mais, qual a próxima data prevista mesmo?
Bom, enquanto isso, em um dos estuários mais bonitos do mundo, os comedores de ginga com tapioca aguardam as cenas do próximo capítulo desta novela que não se acaba.
Parece que amanhã tem um capítulo muito emocionante.

Prestação de contas.

A candidata a presidencia na última eleição Ana Maria Rangel (PRP) foi intimada hoje pelo TSE para apresentar as contas de sua campanha. Rangel terá um período de 72 horas para entregar suas prestação de contas, atendendo assim as exigências Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias.

E por falar em palavras...

O avô de Aécio, Tancredo Neves utilizou-se, certa vez, de linguagem bem rebuscada e de palavras pouco usuais para responder a ofensa de um desafeto político de Minas Gerais. Um assessor questionou o então governador, argumentando que poucos iriam entender a sua resposta. O matreiro Tancredo afirmou que era isso mesmo que queria. Gostaria que principalmente o seu adversário não entendesse a resposta e se utilizasse de um dicionário para decifrá-la.

Enquanto isso...

José Serra prepara dois caminhos para 2010. Ser candidato do PSDB ou fundar um novo partido de centro-esquerda. Em tempo, Serra foi uma voz discordante da política econômica do governo FHC e pretende implantar um programa desenvolvimentista, mas com austeridade. O estado de SP será um excelente laboratório. Aliás, será altamente saudável para o país a competição entre as administrações de Serra e Aécio. Só que parece que o governador de SP não curte muito uma praia.

Pelas palavras, Aécio fica no PSDB.

Disse o Governador Reeleito de Minas Gerais há pouco: "Eu fico honrado quando eu vejo que outros partidos, outros companheiros de outras trincheiras políticas gostariam de me ter ao seu lado. Mas o meu caminho é o PSDB."
Claro que isso é referente ao Planalto em 2010.

Fonte: Noblat.

E nossos aeroportos?

Hoje o dia foi mais tranquilo, porém os atrasos continuaram em alguns aeroportos. No Rio teve vôo cancelado, em São Paulo vôos atrasados, e aqui em Brasília, claro, houve cancelamentos e atrasos.
Os controladores avisam que o próximo "apagão" aéreo será em São Paulo, pois além de estar operando em seu limtie, o controle do tráfego de São Paulo precisou ceder 7 controladores para outras áreas, inclusive pra Brasília, foram 4.
Ontem até a Presidente do STF, a Ministra Ellen Grace, sentiu na pele o desconforto.

Fim de reunião aqui em Brasília.

Acabou há pouco a reunião de Lula com o Conselho Político do PT. A reunião durou um pouco mais de duas horas, e os afoitos PTista diminuiram a fome pelos ministérios, e disseram que o importante não é a quantidade de ministérios que serão administrados pelo partido e sim a importância deles, ou seja, o PT quer mesmo ficar com os mais estratégicos.
Se vai conseguir não se sabe, só saberemos mês que vem.

Religiosidade no Planalto

Está havendo, desde o dia 19 de outubro até o próximo dia 19, no Palácio do Planalto, uma exposição sobre a "Diversidade Religiosa no Brasil". A exposição está aberta todos os dias - sábados, domingos, feriados, inclusive dias santos - e conta com 275 peças pertencentes ao Acervo do Museu de Arte Brasileira - Fundação Armando Alvares Penteado. A entrada é franca.

Vamos rezar para que a espiritualidade afaste os maus fluidos do Palácio do Planalto e da política brasileira.

Dilma e os Militares.

Pois é, a Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff tem uma nova briga com os militares. Agora a discussão está em torno dos controladores de vôos, esses mesmos que estão promovendo a maior confusão que este país já viu em aeroportos.
Com a decisão que a Infraero assumiria o controle do tráfego aéreo do país e que os controladores de vôo seriam requisitados pela estatal que gerencia os aeroportos brasileiros, tendo como consequência o fim da hierarquia militar, a ministra comprou uma briga com os militares. O alto escalão da Aeronáutico não gostou nenhum um pouco da idéia, e já faz pressão sobre o Brigadeiro Luiz Carlos Bueno, Comandante da Força Aérea.
Vale lembra que a primeira briga comprada contra os militares Chefe da Casa Civil foi na época do período militar, quando a ministra era guerrilheira.
Essa é uma briga antiga.

CCJ vai votar projeto que cria barreiras para o roubo de veículos.

Na próxima reunião da CCJ, dia 22, estará em pauta um PLS do Senador Romeu Tuma, PFL-SP. O projeto do Senador paulista "cria regras mais rígidas de autorização para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais que façam desmonte de carros e venda de peças e sucatas." O objetivo da proposta é combater roubos, furtos e adulterações de veículos.

Fonte: Agência Senado.

Lula quer manter o seu principal jogador.

Na onda das analogias e metáforas do Presidente Lula, este Blog informa que nosso presidente amante do futebol quer manter o Ministro Márcio Thomaz Bastos de alguma maneira no governo. Mas, segundo informações que correm nos corredores do Ministério da Justiça, as chances do zagueirão Bastos ficar são poucas.
O Ministro Sepúlveda Pertence do STF está cotado para assumir a pasta.

8 anos de Sexo

A Companhia de Comédia os Melhores do Mundo apresentará o espetáculo "Sexo - A Comédia", na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional de Brasília, na quinta, sexta e sábado, às 21h. O espetáculo é encenado desde 1998 e continua provocando gargalhadas no seu público.

Atenção motoristas!!!

O CONTRAN publicou no último dia 10 no Diário Oficial da União um pacote de cinco resoluções.
Entre as novas medidas adotadas pelo Conselho Nacional de Trânsito está a dispensa dos motoristas de portar os comprovantes de pagamento do IPVA. Agora os condutores só precisam portar a carteira de motorista e o documento do carro (CRLV). Este Blog também lembra que a cópia autenticada do documento do carro só será aceita até o dia 15 de Abril de 2007, segundo as novas resoluções.
Outra coisa que mudará com essas novas resoluções é a tolerância das autoridade com os motoristas alcoolizados ou usuários de entorpecentes. Agora o condutor poderá ser detido até se recuzar-se a fazer o teste do bafômetro.
E este Blog lembra, se for beber, não dirija, e se for dirigir, não beba.

"Revoltante, chocante, escabroso"

Fernando Exman, Fernando Nakagawa e Luiz Orlando Carneiro
BRASÍLIA. Os integrantes da CPI dos Sanguessugas tentarão impedir que vigorem as decisões da Comissão de Orçamento do Congresso que flexibilizaram as normas para as emendas individuais de parlamentares e para a destinação de recursos a Organizações Não Governamentais (ONGs).
Consideradas um retrocesso pelos parlamentares da CPI, as medidas adotadas pela Comissão Mista de Orçamento reabrem a discussão sobre a necessidade de criação de mecanismos de controle e fiscalização que dêem transparência ao uso do dinheiro público.
O sub-relator da CPI, deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), acha que a Comissão só aprovou tais regras porque já passou a "a pressão das eleições".
- A defesa da aplicação de dinheiro em ONGs de parlamentares ou seus parentes é revoltante, escabrosa, chocante - protestou o vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE). - Foi mais um passo para a desmoralização do Congresso.

Leia mais no JB Online:
http://jbonline.terra.com.br/editorias/pais/papel/2006/11/16/

Socialistas franceses.

O Partido Socialista (PS) francês escolherá hoje, através do voto de seus membros, quem será o candidato que concorrerá a presdiência da Franca em 2007. A favorita nas pesquisa pela disputa interna do partido é Ségolène Royal, que concorre com outros dois candidatos, o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius e o ex-ministro de Economia Dominique Strauss-Kahn. Se Royal não confirmar esse favoritismo estampado nas pesquisas, terá que concorrer em segundo turno nas eleições dentro do próprio partido.
Quanta democracia!!!

Noblat vai sair de férias.

Um do blogueiros mais famosos desta República vai tirar férias. Mas ele afirmou em seu Blog que o mesmo não vai parar. Os jornalistas Gustavo Noblat e Felipe Recondo continuarão tomando conta do Blog enquanto o seu criador tira férias merecidas, coisa que ele não fazia desde fevereiro de 2002.

José Alencar já está em apartamento.

O Vice-Presidente da República reeleito José Alencar passa bem após cirurgia para retirada de um tumor maligno na região do abdômem. Um dia depois da cirurgia Alencar já foi para um apartamento no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, a transferência da UTI para o apartamento ocorreu por volta das 07:30 da manhã de ontem.
Após chegar em seu apartamento o Vice-Presidente recebeu telefonema de seu amigo e companheiro de chapa o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e informou a ele que tudo ocorreu bem na cirurgia e que logo estará de volta ao Brasil, onde começará um tratamento de quimioterapia.
Segundo o chefe de gabinete de José Alencar, Adriano Silva, os procedimentos que o Alencar foi submetido "foram perfeitos e bem sucedidos". Ainda segundo Adriano, o Vice-Presidente José Alencar pode ter seu período de recuperação reduzido se tudo continuar bem como agora.
Estamos na torcida.

Wilma no Planalto.

A Governadora reeleita pelo PSB no Rio Grande do Norte se encontrará hoje com o Presidente da República. Na pauta acredita-se que esteja planos para os próximos quatro anos, o espaço do PT no Governo Potiguar e ainda alguns cargos de segundo e terceiro escalão no governo federal que podem sobrar para a governadora.
Segundo a assessoria de imprenssa da Governadora a reunião foi pedida por Lula, todavia sequer faz parte da agenda oficial do Presidente.
Imagine se a aliança da Governadora não fosse tão forte como ela pinta para o povo.

Composição.

O Presidente Lula se reúne hoje às 11:30 com o Conselho do PT. O Conselho é composto pelos principais membros do partido. Na pauta da reunião o espaço do PT e dos outros partidos no segundo governo Lula e ainda a eleição para presidência do Senado e da Câmara.
Segundo conversas de corredores, Lula vai enquadrar o PT e mostrar que os outros partidos que fazem parte da base aliada e principalmente o PMDB precisam de mais espaço no governo. A verdade é que para adquirir uma maioria certa nas duas casas e com isso a tão aclamada governabilidade, o Presidente tem que dar mais espaço para os outros partidos e diminuir o peso do PT no governo.
Com relação a presidência das duas casas do Congresso a discussão deve ser longa. Lula não esconde que prefere reeleger o Senador Renan Calheiros do PMDB das Alagoas e o Deputado Aldo Rebello do PCdoB também das Alagoas para a presidência das casas, todavia o PT quer indicar o Deputado Arlindo Chinaglia de São Paulo para a presidência da Câmara, e é aí que surge o primeiro impasse, porém acredita-se que será justamente essa a moeda de troca do PT, ou seja, o Partido dos Trabalhadores abre mais espaço para outros partidos no próximo governo Lula em troca da presidência da Câmara.
Mas esse arranjo não será montado tão facilmente e nem terá sua definição hoje.

Liberdade de imprensa

O ministro da justiça Márcio Thomas Bastos foi categórico: a Constituição Federal consagra a imprensa livre e não a imprensa justa. Muitos jornalistas cogitam que o tempo do jurista como ministro está chegando ao fim. O seu mandato foi controvertido, pois houve uma confusão entre o papel institucional de ministro e de advogado informal do presidente Lula. Fica, no entanto, a grande contribuição de Thomas Bastos ao país. A defesa da liberdade de imprensa acima de qualquer censura velada que o governo queira lhe impor.

Comentário do leitor

Professor François disse...
Já imaginou os discursos dos dois, um gritando "au", e o outro falando mal até da sombra. Penso que Clô, como sempre, não vai cumprir o contrato (mandato) até o fim e só pra variar, ainda vai sair falando mal.Pra quem achava que não tinha mais o que inventarem no Congresso, a bicharada tá solta. Se antes tínhamos morcegos (sanguessugas)e tucanos, agora temos também cachorro e viado.Senhoras e senhores, respeitável público, a TV Câmara vai dar o que falar...

Caro François,
Se George Orwell fosse vivo, escreveria a segunda parte de "A revolução dos Bichos".

Aproveito a oportunidade para elogiar o seu blog: http://www.professorfrancois.zip.net/. O seu trabalho de conscientização é importante para, pelo menos, domesticar a fauna política brasileira.

quarta-feira, novembro 15, 2006

A Arte na Política

O mundo político brasileiro já foi repleto de artistas e literatos. Jorge Amado foi eleito deputado federal pelo PCB no período de redemocratização pós-Vargas. Cândido Portinari candidatou-se a uma vaga de senador pelo mesmo partidão e perdeu por uma porcentagem pequena. Carlos Lacerda e Afonso Arinos, grandes expoentes da UDN, eram excelentes escritores. Augusto Frederico Schmidt era um poeta de inegável talento, empresário e foi um dos principais assessores e conselheiros do presidente JK. A política atual continua essa herança com as presenças de Clodovil Hernandes e Frank Aguiar no Parlamento que tomará posse no próximo ano . É o final dos tempos.

Comentário do leitor

O leitor Matheus fez o seguinte comentário sobre a postagem "Comunista na presidência":

Sobre o vice, tudo certo! o incrível é pagarmos pela viagem de nosso presidente para inaugurar pontezinha do coronel ditador.Certamente, o pseudo-Fidel espera que Lula construa ums refinarias por lá e as dê de presente também!Haja paciência...

Caro Matheus, realmente o exemplo de Hugo Chàves não é nada educativo. Pena que Lula ainda se aproveite da inauguração da ponte para enaltecer o "estadista" Chàves e criticar duramente a nossa imprensa e a da Venezuela. Calma presidente!

Feriado no Saguão!

Como não poderia ser diferente, os atrasos nos aeroportos persistem neste feriado. Os principais aeroportos do Brasil registram atrasos e até cancelamentos. No rio, por exemplo, mais de vinte vôos foram cancelados.
O pior, tem quem diga que esses incovinientes irão continuar pelos próximos 60 dias.
Já imaginaram como estarão os aeroportos no período de festas de fim de ano?!

Boas opções para o feriado

Este Blog indica dois filmes que estão em cartaz nos cinemas.
Quem quiser assistir a um bom filme nacional, sugiro "O Ano em que os meus Pais Saíram de Férias". Uma história sobre o ano de 1970 narrada por uma criança que fica longe dos pais, perseguidos pela ditadura militar. A dureza do tema é amenizada pela visão de mundo da criança e pela expectativa da realização da Copa do Mundo de 70. O filme retrata um relacionamento muito bonito entre a criança e um velho judeu, amigo de seu avô.
Outra boa opção é o novo filme de Martin Scorcese, "Os Infiltrados". Boa história e elenco de primeira. Jack Nicholson interpreta, como sempre, ele próprio, e, cada vez, melhor. O resto do elenco compõe bem, mas o ponto alto é a atuação de Leonardo DiCaprio. Faz um policial infiltrado em uma gangue de Boston. A atuação é visceral, verdadeira e nos remete às atuações de Marlon Brandon e James Dean. Posso estar exagerando, mas vale a pena conferir. Sugiro apenas uma precaução: colete à prova de balas para não ser atingido por uma bala perdida da tela.

Reinvenção da República

O governo do PT gosta do termo "república". Em vários pronunciamentos do Presidente, de ministros e de parlamentares percebemos a repetição de expressões como "instituições republicanas", "caráter republicano", "republicanismo", tudo para acentuar que o Estado age para todos e sem distinção de ideologia, partido ou coisa que o valha. O ministro Tarso Genro é um dos que não pronuncia uma frase sem usar esse repertório. Normalmente, eles utilizam-se do termo "atuação republicana" para exaltar as ações e eficiência da Polícia Federal.
Mas será que as coisas realmente funcionam dessa forma? Será que não há o aparelhamento do estado em favor do partido do Presidente? Será que os interesses privados passam ao largo da administração e a única finalidade de nossos homens públicos é o tão almejado bem comum?
Com certeza, o cidadão que está em seu sofá assistindo a TV ou tomando a sua cerveja no bar da esquina acha essa euforia republicana estranha. Bom feriado para todos e viva a República.

terça-feira, novembro 14, 2006

Mercadante e Suplicy

Primeiro foi o senador Mercadante que realizou uma avaliação crítica sobre a política econômica do governo Lula e afirmou que está na hora de mudar e abraçar o que ele chamou de "novo desenvolvimentismo" - investimentos em infra-estrutura, porém acompanhados de cortes de gastos correntes e de custeio, para que não haja o risco de entrarmos em um período inflacionário.
Hoje foi Suplicy que ocupou a tribuna do Senado para analisar a realidade econômica brasileira e apresentar caminhos para que o governo alcance o tão desejado crescimento de 5%.
Ambos tocaram em um assunto que está deixando o presidente Lula chateado. É preciso reduzir os gastos, se não a equação econômica não fecha. Lembrem-se que o governo precisa ao mesmo tempo manter o superávit primário, diminuir a carga tributária, diminuir a taxa de juros e aumentar os investimentos em infra-estrutura. Ou seja, se não diminuir os gastos, é como realizar uma maratona de exercícios físicos, mas elevar o nível calórico da alimentação e esperar emagrecer. Só existe uma solução, "fechar a boca". Da mesma forma que para investir é imprescindível que se corte os gastos supérfluos.

Eleições da OAB.

A Potiguar Estefânia Viveiros deverá ser reeleita na próxima segunda-feira Presidente da OAB-DF. A eleição terá auxílio do TSE e no final do dia 20, os advogados do Distrito Federal já deverão saber quem será seu presidente.
No Rio Grande do Norte acredita-se que Erick Pereira é o favorito, todavia é provável uma união entre as duas outras chapas, o que a tornaria favorita.
Veremos.

Sanguessugas.

O deputado Raul Jungman (PPS-PE), vice-presidente da CPI dos Sanguessugas apresentou à Mesa da Câmara uma questão de ordem - extensiva ao Senado - indagando sobre a possibilidade de a comissão funcionar durante o recesso parlamentar de janeiro. Se a resposta for positiva o PPS, o PV e o PSOL irão requerer a prorrogação por 30 dias dos trabalhos da CPI, prevista para encerrar no dia 13.
O deputado Jungman quer dar uma satisfação para sociedade sobre o envolvimento de membros do Poder Executivo na compra de ambulâncias superfaturadas e ainda sobre o escândalo do dossiê.

José de Alencar recupera-se de cirurgia.

O Vice-Presidente José Alencar foi submetido a uma cirurgia hoje para a retirada de um tumor maligno na região do abdômem. Segundo um correspondente da Jovem Pan nos Estados Unidos, Caio Blinder, o médico que operou José de Alencar "saiu com um ar vitorioso da sala de operação".
Não há qualquer informação oficial, mas tudo indica que as coisas estão bem no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Manhattan-NY, onde está internado o Vice-Presidente da República.
E que tudo corra bem.

Diogo Mainardi é condenado.

A juíza de Direito Camila de Jesus Gonçalves Pacífico condenou o colunista da Revista Veja e a Editora Abril a pagarem R$ 35.000,00 por crime de dano moral ao jornalista Mino Carta, dono da Revista Carta Capital. Ainda cabe recurso da decisão.

O PMDB não tem dono.

Essas foram palavras do Presidente do Senado Renan Calheiros em resposta ao Deputado Michel Temer, que hoje mais cedo declarou que o PMDB vai ser independente, e além disso se queixou de outras coisas, inclusive de não ter sido procurado pelo governo após as eleições.
Renan disse que "não dá para a corrente A do partido querer falar pela corrente B e achar que traduz a opinião de todo o PMDB. O PMDB é um partido democrático, não tem dono."
Uma hora dessas Dr. Ulysses, onde quer que esteja, não deve ter gostado nenhum pouco das palavras do Presidente do Senado.

Educação em tempo integral.

Notícia boa vinda do Senado Federal.
O Projeto de Lei do Senado, PLS 234/06, de autoria do Senador Marcos Guerra (PSDB-ES), prevê que os estudantes do ensino fundamental deverão permanecer oito horas por dia na escola em um prazo de até cinco anos. O projeto foi aprovado em decisão terminativa na manhã de hoje, pela Comissão de Educação.

A lucidez de Gabeira

O deputado Fernando Gabeira protagonizou um dos melhores momentos da atual legislatura no Congresso Nacional, ao desafiar o então presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti.
Tem se destacado pela lucidez e comportamento ético em meio a práticas políticas nada recomendáveis que desaguaram no espantoso mensalão. Vale a pena, então, visitar o blog do deputado: www.gabeira.com.
Lá iremos encontrar boas análises sobre a realidade política brasileira. Recomendo a leitura do texto "O que fazer pelo IDH". O deputado define de forma primorosa e simples quais devem ser as prioridades dos governos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo: educação e saneamento básico.

Aécio Neves

Falar sobre política e prazeres e esquecer de mencionar o governador Aécio Neves é uma tremenda injustiça. Seguindo a linhagem das raposas políticas mineiras, o governador "dá nó em pingo d'água" e, num linguajar futebolístico bem próprio do Presidente Lula, "bate o escanteio e corre pra cabecear". Além de reconhecido articulador político, o jovem governador vem se destacando como um modelo de administrador. Qual é o seu segredo? Simples. Soube delegar a sua administração a técnicos competentes, cobra dos seus auxiliares resultados permanentes e, como todo bon-vivant, é frequentemente flagrado em companhia de beldades. O que isso tem a ver com política? Elementar meu caro Watson! O combustível da política é a conquista do Poder e, como é sabido e consolidado pelos grandes doutrinadores da Ciência Política, o Poder é afrodisíaco.

CPMF.

O governo federal está estudando uma maneira de reduzir a CPMF para o segundo mandato do Presidente Lula.
A primeira possibilidade é diminuir a alíquota de maneira linear, para todos os contribuintes. A segunda maneira de reduzir a contribuição é fazendo-a para setores específicos, como o setor de crédito, que ficaria completamente desonerado.
Veremos.

5% só em 2017

Economistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) avaliam que devido aos baixos investimentos e em razão de problemas no setor elétrico, o Brasil não crescerá 5% no que vem como afirma o Presidente Lula.
Os economistas do Instituto, ligado ao Ministério do Planejamento, afirmam que a tarefa do próximo governo é criar condições para que na próxima década o Brasil consiga crescer entre 4,5% e 5% ao ano.
É, parece que o Presidente da República ainda está em campanha, está prometendo coisas que não vai conseguir cumprir.

Duda Mendonça vai pedir admnistrador.

Segundo seu advogado, Duda Mendonça deve pedir a nomeação de um admnistrador judicial para tomar conta dos seus bens bloqueados. Isso se deve ao fato de seu pedido para desbloqueio dos bens ter sido negado pelo STF na última sexta-feira. O intuito do marqueteiro é nomear alguém que tome conta de seu patrimônio e preste contas a Justiça, e que ainda libere recursos para Duda pagar suas despesas básicas mensais, como médicos, advogados e empregados.
Dá até pra imaginar de quanto é essa despesa básica do marqueteiro milionário.

Mais atrasos.

Apesar do clima tranquilo, os aeroportos do Rio, São Paulo e Brasília já registram mais de 40 vôos atrasados. Um dos motivos é o intervalo maior que o normal entre pousos e decolagens no aeroporto de Brasília. Os controladores determinaram um intervalo de 10 minutos.
Se continuar assim, tudo deve piorar e lembrar um pouco o último feriado, já que amanhã, dia 15, comemora-se a Proclamação da República.

Comunista na presidência.

Este Blog não pode deixar de registrar que pela primeira vez na história do Brasil um comunista assumiu a Presidência da República. Foi o Presidente da Câmara Aldo Rebelo que assumiu interinamente a Presidência, já que Lula está em campanha na Venezuela e o vice José Alencar está em tratamento médico nos Estados Unidos.
Viva a democracia!

Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta segunda-feira o relatório preliminar apresentado pelo Senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Agora o relatório está aberto para emendas, e o prazo é até dia 28.
O Congresso vai ficar movimentado até lá, ainda mais agora que os parlamentares aumentaram de cinco para seis milhões o limite para emendas individuais.

TRE confirma multa contra deputado.

Ontem, em sessão extraordinária, o TRE-RN confirmou multa no valor de 20 mil Ufirs em desfavor do Deputado Federal reeleito Nélio Dias. A condenação é por uso do espaço destinado para a propaganda do partido político que ele preside nacionalmente, o Partido Progressista (PP), para fins de proselistimo políticos, em um programa televisivo daquela agremiação em 24 de abril.
O Ministério Público foi o autor da representação, e essa decisão é a resposta ao recurso interposto pelo Deputado. Os juízes da Côrte consideraram que o Deputado fez propaganda extemporânea, o que não é permitido por nossas leis eleitorais.
Lei descumprida, crime punido.
É uma pena que o TRE-RN não tenha tido o mesmo rigor durante as eleições 2006.

Pacote Fiscal

O Ministro Paulo Bernardo afirmou que hoje pela manhã será apresentado ao Presidente Lula um pacote fiscal elaborado pela equipe econômica.
Paulo Bernardo acredita que o novo pacote irá garantir que os gastos correntes do governo cresçam menos que o PIB. Com isso, o Ministro acredita que os investimentos aumentarão no país e que a carga tributária será reduzida.
Veremos...

José Agripino Presidente!

Isso mesmo, o PFL já está em campanha no Senado Federal para levar o Potiguar a presidência da Casa. A costura ainda tem muitos dias pela frente, e muita coisa ainda vai acontecer, mas o líder do Partido da Frente Liberal tem boas chances.

Bob Jeferson

Para os admiradores do Deputado cassado, o seu livro "Nervos de Aço" pode ser encontrado no supercanguru.com por R$27,93, isso mesmo, baratinho.

segunda-feira, novembro 13, 2006

629

629 foi o número de vôos atrasados nesta segunda-feira. Agora, os passageiros e as companhias aéreas torcem para que a terça seja tranquila, todavia as projeções não são nada boas.

Criação

Este Blog foi criado com a idéia de divulgar notícias quentes sobre a política e alguns outros prazeres da vida.