Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Sem preconceito

Um dos maiores e mais desagradáveis indicativos de uma sociedade racista se mostra pelo esquecimento e desprezo total de uma "raça" ou etnia. Em outras palavras, isso se dá no momento em que simplesmente esquecemos da existência de "outros", nem lembramos que existem.
Infelizmente isso parece acontecer na mais alta esfera de poder desta República. Aqui não se está criticando o governo do Presidente Lula, isso aconteceria em qualquer outro governo, o que queremos protestar é que muitas vezes somos discriminadores sem, sequer, percebermos.
Com a saída da ministra Matilde Ribeiro da importante pasta da Igualdade Racial, começaram as sugestões de nomes para assumir o cargo. Até aí tudo bem, nada demais, senão pelo fato de repararmos que apenas negros são lembrados para assumir a Secretaria. Não temos nada contra, pelo contrário, até acreditamos que seja melhor desta maneira, mas o que incomoda é o fato de 'simplesmente esquecermos a existência de outros', como dito no início. Parece que os brasileiros decendentes de índios ou europeus já são discriminadores em seu nascimento e sequer podem podem ter seus nomes lembrados para serem os criadores de novas políticas públicas contra a discrimininação e em favor da diminuição da desigualdade racial.
Temos que manter em nossas mentes que todos os bons brasileiros, e não só um grupo de nós, querem extinguir as desigualdades de nosso país, inclusive a racial.