Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, março 24, 2007

Para matutar

Do cearense Falcão:

"No Brasil nem tudo está perdido, muita coisa ainda há pra se perder".

Os fãs contam as horas para show de Roger Waters

Fãs de todo Brasil estão em São Paulo para celebrar um grande momento do rock, o show de Roger Waters. O baixista do Pink Floyd rompeu com o guitarrista David Gilmor e acabou perdendo a marca da banda, mas a maioria dos que gostam da banda afirma que é Waters que guarda o espírito que embalou o seu surgimento. O premiado disco "The Dark side of the Moon" de 1973 fará parte do show.
João Paulo Madruga está lá pra conferir.

A fase londrina de Woody Allen

Nova Yorque é a grande musa de Woody Allen. Aliás, é o que ele gosta mesmo nos EUA, o clima cosmopolita e sofisticado da big apple. Não dá a mínima para Hollywood. Agora, o diretor voltou-se para a Inglaterra e ambientou os seus dois últimos filmes em Londres. O excelente "Match Point" e o novo filme, "Scoop". É um filme para rir do início ao fim, com os diálogos inteligentes e cheios de referências de Woody Allen. Um filme bem dirigido, com roteiro bem redondinho e o velho Woody lembrando os melhores momentos de sua carreira. Vale a pena!

O estilo politicamente incorreto de Borat

O filme "Borat" atende a todos os gostos. Tem humor pastelão, escatológico, piadas sexistas, racistas, humor negro e uma crítica à hipocrisia da sociedade americana que acaba tornando tudo sem "sal". Borat é um repórter do Casaquistão que vai à América para fazer uma reportagem sobre o modo de vida americano. Vale a pena ver o filme. Se o espectador não compreender a crítica "por trás" do humor grotesco, pelo menos vai dar boas risadas... ou não?!

sexta-feira, março 23, 2007

Aflição

A governadora Wilma está arrancando os cabelos por causa do crescente prestígio do deputado Henrique junto a Lula. O deputado lidera uma bancada de mais de 120 deputados - 1/5 da Câmara. Essa aflição já é notícia da imprensa nacional. Josias de Souza publicou o seguinte comentário no seu blog:

“A governadora Wilma de Faria tomou-se de aflição. Está apreensiva com a perspectiva de que Geddel premie pessoas ligadas ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves”.

Sem prestar contas?

Os deputados federais querem ter o direito de gastar 5.416,80 reais sem necessidade de prestar contas. O presidente da República conta com um cartão corporativo sem limites e com os gastos guardados à 7 chaves. Os gastos do Estado brasileiro estão virando uma verdadeira caixa-preta. E os contribuintes pagam a conta.

Arlindo é um Chinaglia mesmo

Os deputados federais decidiram se conceder um aumento de 26,49% mais o valor de até R$ 5.416,80 para gastos sem necessidade de prestar contas - totalizando assim 68,6% de aumento. Tudo combinado com o presidente Chinaglia. Ontem, como alguns deputados protestaram no plenário da Câmara, Arlindo resolveu se fazer de desentendido: mas como? aumento? eu não sabia de nada. Acabou não colocando a proposta em votação. Conta outra!

quinta-feira, março 22, 2007

Momento patético

O senador Roriz fez hoje uma prestação de contas de sua administração no DF. Levou até claque ao plenário que batia palmas a cada aparte. Roriz tenta imitar os oradores eloqüentes do passado, com um vozeirão de locutor de rádio, mas assassina a língua portuguesa a cada frase. Discurso assistido por um deputado com chapeu de cangaceiro e pelas candidatas à miss do Distrito Federal. É o Brasil!

Será que houve injustiça?

Avaliando o pronunciamento de Simon e os apartes de Collor e outros senadores, chegamos a seguinte conclusão: não é que tenham sido muito duros com Collor, mas sim muito flexíveis desde então.

Tasso Jereissati provoca o PT

O senador Tasso Jereissati aproveitou o debate entre Simon e Collor para cutucar o PT:

"(...) eu vi uma enorme diferença ao tratamento que foi dado a ele, então Presidente da República, e o tratamento que foi dado agora aos escândalos talvez até maiores que o do Fiat Elba na época ou o da secretária. São escândalos envolvendo recursos maiores e que não foram tratados, nem pelo Parlamento, nem pela sociedade brasileira, com o mesmo rigor. Eu me lembro, Senador Pedro Simon – e V. Exª, com certeza, melhor do que eu – do movimento dos intelectuais, dos artistas, da enorme revolta. E agora eu vi artistas dizendo que concordavam que “houve desvio de recurso público, mas política se faz assim mesmo e deixa para lá porque todo político é assim”. Isso é gravíssimo! Para mim, é muito mais grave do que o que aconteceu antes, porque política, e V. Exª é exemplo, política não se faz assim. Quero falar aqui também da enorme disposição da Esquerda brasileira aqui representada. Pessoas que eram reis das CPI hoje dizem que “nem de CPI eu gosto”.
O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Onde está a Esquerda brasileira representada aqui, Senador? Eu queria só ver.
O Sr. Tasso Jereissati (PSDB – CE) – Principalmente do PT. Dou o nome claramente. O PT era louco por uma CPI, não podia ver uma gravata mal colocada que pedia uma CPI.

Um ministro de carreira

O novo nome do PMDB para o Ministério da Agricultura , Reinhold Stephanes, parece estar fadado a ser um tipo de ministro de carreira. Vira e mexe, ele é convocado. Já foi ministro de Geisel, Collor, FHC e está prestes a ser convocado pelo presidente Lula. Além de político, é um técnico qualificado com formação em Economia e especialização em Administração Pública na Alemanha.

O lobby atinge os blogs

A leitura diária de vários blogs deixa algo estranho no ar. Parece que tem político que alimenta os seus responsáveis com um " milhinho".

Trocando figurinhas

O mundo dá voltas. Lula já "soltou os cachorros" tanto contra Sarney como contra Collor. Collor também contra Sarney e Lula. Sarney chegou a trocar dossiês com Collor, pilhas de documentos cheios de acusações recíprocas. Hoje, todos estão juntos apoiando o presidente Lula.

Resultado do duelo

Os senadores Pedro Simon e Collor protagonizaram momentos de debate intenso no plenário do Senado. Deu empate. Simon com o seu estilo exuberante e defendendo as conclusões da CPMI que redundaram no impeachment do então presidente. Já Collor mudou. A idade o tornou menos impulsivo e mais racional e ele se amparou no julgamento do Supremo e nas supostas ilegalidades que a CPI havia cometido.

Simon ficou impressionado com a capacidade argumentativa do ex-presidente:

"V. Exª daria um bom advogado. V. Exª joga com os fatos com muita competência. Meus cumprimentos!".

quarta-feira, março 21, 2007

Enquanto isso...

Romário e alguns artistas globais estão reunidos com Renan Calheiros na Presidência do Senado.

Simon e Collor debatem no Plenário

O senador Pedro Simon ocupa a tribuna do Senado há quase 1 hora, onde faz pronunciamento sobre o impeachment de Collor. O ex-presidente já o aparteou algumas vezes. Faz tempo que o Plenário não assistia a um debate tão longo envolvendo a moral de um dos debatedores.

Frase de mesa de bar

Do presidente Lula, sobre o suborno de açougues brasileiros aos russos para exportarem carne:

"Certamente o embaixador russo recebeu (a notícia) e certamente mandou para o presidente Putin, e certamente o Putin ficou meio "putin" com o Brasil.”

E agora governadora?

O deputado estadual Walter Alves (PMDB/RN) cobrou da governadora Wilma a diminuição dos cargos em comissão do governo:

"Como deputado da oposição construtiva e fiscalizadora eu sugiro a governadora a diminuição de cargos comissionados como aconteceu no Distrito Federal que diminuiu em 50% o número de cargos. Com isso, ela poderia dar um aumento significativo aos funcionários do Estado como os professores que votaram hoje o indicativo de greve".

O governo tem que abrir essa caixa-preta e informar à sociedade quantos são os cargos comissionados e qual é o seu impacto na folha salarial.

Dando uma de profeta

O presidente Lula disse a mais de um interlocutor que acha que a administração da governadora Ana Júlia Carepa (PT/PA) vai ser desastrosa. Dos seus aliados, leva mais fé nos governadores Eduardo Campos (PSB/PE) e Sérgio Cabral (PMDB/RJ).

Stephanes?!?!?!?!

O quase certo Ministro agora é dúvida. Parte da bancada do PMDB já se rebelou com a escolha de Stephanes para assumir a pasta. A bancada ruralista do partido não identifica o paranaense com o setor. Tem até gente reclamando do comportamento e temperamento do deputado, dizendo que ele é sisudo, fechado e sem facilidade para articulação.
Esse é o PMDB que todos conhecem!!!

Eloah Uzêda por Woden Madruga

No artigo "Tem Millôr na Playboy", Woden Madruga definiu assim Eloah Uzêda, a capa da revista desse mês:

"uma loura da mais alta linhagem dona de um umbigo perfeito e adjacências notáveis, incluindo uma derrière de um belo redondo aristocrático".

Quase uma fotografia.

Garibaldi cobra apreciação de vetos

O senador Garibaldi estava com a corda toda ontem no Plenário. Primeiro usou da palavra para justificar projeto de lei que concede anistia aos policiais militares da PM do RN - cerca de 1.300 policiais que participavam de movimento grevista e foram presos; depois, ocupou a Tribuna para cobrar a apreciação do vetos do executivo, principalmente os referentes às recriações da Sudene e Sudam.

Os executivos estadual e federal devem compreender que são parte do Estado Democrático de Direito e não podem tudo.

Dez anos sem Darcy

O Senado homenageará hoje às 11 horas a obra do antropólogo, educador, escritor e político Darcy Ribeiro. Como o velho Darcy faz falta. Livre- pensador, irreverente, defensor da causa da educação e estudioso da formação do povo brasileiro. Os seus livros são leitura obrigatória para quem quer entender melhor o Brasil.

Reforma do mestre Lula

O mestre de obras Lula deve anunciar hoje o novo Ministro da Agricultura. Como já dito neste Blog, o paranaense Reinhold Stephanes deve ser confirmado.
Ainda estão indefinidas as vagas para o Desenvolvimento Regional e Defesa.

Baixinho no Senado

O baixinho Romário estará hoje no Senado participando de uma homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Tem uma filhinha de 3 anos com a síndrome. É o dia também da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

terça-feira, março 20, 2007

Reinhold Stephanes

O Deputado Stephanes, do PMDB paranaense já se sente Ministro.
Ele deve ser o próximo indicado pelo PMDB para ocupar a pasta da agricultura.
Como já antecipado por este Blog, o deputado já tem experiência no assunto.

Gilmar Mendes novo presidente

A presidente do STF, Ministra Ellen Gracie, se licenciará por 15 dias por motivos pessoais. O Ministro Gilmar Mendes, assumirá a Presidência do Supremo.

A educação de Lula por WM

Na coluna desta terça-feira, o jornalista Woden Madruga opina sobre o novo projeto de educação de nosso presidente.

Educação e gorjeta
O governo deve enviar ao Congresso, até o final do mês, o projeto de lei que prevê o piso salarial nacional para os professores dos ensinos Fundamental e Médio. A notícia saiu do gabinete do ministro da Educação, Fernando Haddad, depois que ele participou do programa Café com o Presidente. O presidente nessa história é o próprio Lula. O piso salarial prometido pelo governo é a merreca de 800 reais. Por um pouco mais do que isso, os soldados e cabos da Polícia do Rio Grande do Norte entraram em greve, foram presos e podem ser expulsosCom 800 reais o governo Lula espera, usando uma das palavras da moda, “alavancar” a Educação no Brasil, que é um setor - todo mundo está sabendo, até o presidente - em que o nosso país aparece na rabada da rabada do mundo.O que uma professora pode fazer com 800 reais de salário por mês? Começando, não pode pagar nem uma faxineira para cuidar da casa, enquanto ela cuida de educar as crianças dos outros nas salas de aula. É outra marola de Brasília. Outro papo furado para encher a lingüiça da mídia e os discursos de palanque. Confira o que o presidente Lula disse num desses últimos seus discursos:- Nós temos que ajudar os professores brasileiros a se reciclarem. Com o piso dos professores, a gente, certamente, vai melhorar o nível e a vontade deles de participar”.Vai nada. O que é que o presidente Lula quis dizer com “ajudar o professor a se reciclar”? Para começo de conversa, salário não é ajuda. Salário é o pagamento justo, correto pelo trabalho executado por alguém. Pelo motorista do ônibus, pelo médico do Pronto Socorro, pela empregada doméstica, pelo tratorista, pelo jornalista, pelo servidor público, seja civil ou militar. Não é ajuda. Ajuda é favor, é auxílio, é gorjeta. E não é com gorjeta que se fará uma “revolução na educação do Brasil”, como anunciam os prebostes de Brasília.Se Lula pretende com seriedade atacar a questão da Educação, o primeiro passo é remunerar bem, com dignidade, o professor do ensino Fundamental, principalmente essa categoria, pois são esses professores os abridores de veredas, os que vão “desarnar” a garotada, apontando o futuro de cada. Atualmente esse pessoal percebe, na sua grande maioria, um pouco mais do salário mínimo. Duas vezes menos o que fatura por mês um flanelinha totalmente analfabeto. Ou quase. Sem carteira assinada, sem salário-fixo, sem piso salarial. Sem maiores compromissos com a sociedade. Até porque a sociedade tambem lhe nega tudo, inclusive lhe negou a educação.

segunda-feira, março 19, 2007

Preconceito e complexo de inferioridade

Moro em Brasília e recebi a visita da senhora que ajudou a me criar, Maria do Céu. Uma segunda mãe. Foi a sua primeira viagem de avião. Enxergou Brasília com encantamento, tudo causava nela uma expressão de espanto e novidade. Através de seus olhares de surpresa, disse o mesmo que Le Corbusier afirmara da Capital do Brasil: “em Brasília, tudo é invenção”.

No entanto, nem tudo é bonito no planalto central. Aqui existem as diferenças socioeconômicas de qualquer outro lugar do país. E o pior, muito preconceito. O espaço concebido por Lúcio Costa para agregar pessoas, também segrega. Maria do Céu é viciada em cigarro e, após as refeições descia para a área comum do condomínio em que eu moro para fumar. Já havia visto no hall da escada uns restos de cigarro, muito antes da chegada daquela pessoa humilde, mas respeitadora das regras da boa convivência.

Pois bem! Um porteiro do condomínio resolveu ligar para o meu apartamento para perguntar, em tom policialesco, qual a marca de cigarro que Maria do Céu fuma. A minha irmã achou estranha a pergunta, mas acabou respondendo. Um absurdo! Moro num condomínio de 96 apartamentos e resolveram cismar logo com Maria do Céu! Perguntei ao porteiro se ele recebera orientação de alguém para proceder daquela maneira. Sentiu-se humilhado desde aquele momento e me disse que era “homem o suficiente para tomar atitudes e responder por elas”. Vi então que iria passar por uma via crucis pontuada de imbecilidades. Não existe nada tão idiota do que afirmar “sou homem suficiente para isso ou aquilo”. Deu vontade de perguntar: “você é homem suficiente para parir?”. Mas deixei pra lá. Informei-o que ele estava errado e tinha invadido a minha privacidade e prejulgado a minha visita. Aí, veio a pérola: afirmou que havia também perguntado em outro apartamento a marca do cigarro que a empregada fumava. “Mas amigo, primeiro que você questionou uma visita minha, uma mãe de criação; e segundo, mesmo que fosse uma empregada, você não tem o direito de fazer isso”. Pronto, fudeu! Ao dizer isso, parece que num piscar de olhos passei de vítima a algoz, de ofendido a ofensor, de agredido a agressor. Disse-me o rapaz, do alto de sua sapiência, que ele não era meu amigo (ainda bem!) e que eu deveria zelar pela área comum do condomínio. A partir daí, o nosso diálogo se transformou num repertório canhestro de incompreensão e complexo de inferioridade. O funcionário acusava-me a toda hora de tentar humilha-lo, de falar alto (eu falo alto mesmo), de colocar o dedo em sua cara (bem, falo gesticulando, mas sei bem o que é colocar o dedo na cara de outra pessoa e não estava fazendo isso); ou seja, restou-me apenas apelar para as minhas pernas e me deslocar daquele local para o meu apartamento, deixando o meu interlocutor falando sozinho. Devo ter virado um monstro na mente revolta do porteiro.

O interessante é que se alguém ligasse para a polícia denunciando a prática de racismo, eu quem iria ser preso, certamente. Prefiro, entretanto, guardar, da vinda de Maria do Céu à Brasília, o olhar de uma brasileira comum diante da invenção e da genialidade de um artista. Ao ouvir uma moça com ar intelectual afirmar que não enxergava nada demais no novo museu projetado por Niemeyer, tratou logo de concluir que nem todo mundo consegue entender uma obra de arte. E depois, acendeu o seu cigarro e deu algumas baforadas na cara do preconceito.

Carlos Emerenciano

CPI do grampo

O Deputado Estadual pelo PMDB Walter Alves garantiu que já possui as assinaturas necessárias para a abertura da CPI do Grampo.
A CPI tem como objeto investigar os grampos telefônicos, ilegais, feitos pela Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte no ano passado, principalmente no período eleitoral.

Sem graça

Em Brasília as coisas andam meio sem graça. Não tem coisas muito novas.
Tem o de sempre, desorganização no Palácio do Planalto; confusão na Câmara; e o aeroporto lotado de passageiros sem saber quando viajarão.

50 anos do projeto de Lúcio Costa

No dia 18 de março de 1957, o plano do urbanista Lúcio Costa foi escolhido em concurso para a construção de Brasília. Ainda hoje, o desenho de Brasília guarda um ar futurista, coroado pelos projetos arquitetônicos arrojados de Niemeier. Houve a reunião de concepções urbanísticas, arquitetônicas e construtivas avançadas e com forte toque de brasilidade, tudo isso sob o comando inovador de Juscelino Kubitschek. Pena que retornamos ao que o gênio de Nelson Rodrigues definia como "complexo de vira-latas". Quando não, vivenciamos a megalomania lulista que enxerga espetáculo onde se vê ópera-bufa.

Aviões de açúcar

Não pode mais cair uma chuvinha que seja, é o suficiente para fecharem a pista de pouso de Congonhas, o que provoca atraso em vôos em todo o país. Estão atrasados hoje cerca de 30% dos voôs.

Cenários de Lula

Lula toma café, almoça, janta e dorme, pensando em política. Administração não é o seu forte e vai empurrando as coisas com a barriga. Trabalha agora com os seguintes cenários: 1) um novo mandato até 2014; 2) eleger o seu sucessor; e 3) o pior dos mundos, perder a eleição presidencial. Como não existe hoje nenhum nome dentro do PT com visibilidade suficiente para concorrer à presidência, começa a surgir uma nuvem ao longe apontando a possibilidade de um apoio a um candidato do PMDB. Mas como as nuvens se movem, vamos esperar.