Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, agosto 04, 2007

Presente de grego

A Ponte "Wilma" estava sendo construída com dinheiro de empréstimo do BNDES ao governo do RN, o que não transfere competência para a Justiça Federal, em caso de questionamentos judiciais. Lula veio à Natal no início de 2006 e, com toda a pompa, liberou 50 milhões de reais para a sua construção. Como entrou dinheiro federal, o Ministério Público Federal, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria-Geral da União passaram a investigar a obra. O negócio ficou feio para o governo, pois será difícil provar que não houve sobrepreço de quase 40 milhões de reais - 1 milhão de reais para cada tonelada de peixe morto no rio. Será difícil provar também que não houve dolo por parte de integrantes do governo.

Vestido para guerra

Agora a pouco, no Jornal Nacional, o ministro da defesa, Nelson Jobim, apareceu com vestimentas camufladas de exército explicando soluções que serão adotadas para minimizar o caos aéreo. Falou rápido, com firmeza, mas, ao final de tudo, ninguém deve lembrar ao certo o que disse o ministro. Ao seu lado, estava um carrancudo ministro de assuntos a longo prazo, Mangabeira Unger.

Seria cômico, se não fosse trágico.

De Woden Madruga

Sucessão no Senado

Em Brasília voltou-se a falar na hipótese de tirar Renan Calheiros da presidência do Senado. A Oposição estaria trabalhando nesse sentido. Oposição aí quer dizer PSDB e Democratas, principalmente. Não vai ser fácil, até porque a maior bancada da Casa é a do PMDB, agora reforçada com o pessoal do PT.

O assunto foi tema do comentário de abertura da coluna e ontem de Tereza Cruvinel, de O Globo. Diz ela: “Contas de petistas: se democratas e tucanos conseguirem ejetar Renan da cadeira este ano, mesmo preservando o mandato de senador (o que não sera difícil para Renan, sob voto secreto), haverá eleição e eles tentarão eleger o sucessor”.

Acha que se contar com um nome, a oposição teria chance de ganhar a parada. Na opinião de Tereza Cruvinel, atualmente o PMDB só dispõe de um nome forte, o do senador capixaba Gerson Camata. E aí nesse nó aparece, também, o nome do senador Garibaldi Filho. Veja como Cruvinel conta essa história:

- Com um bom nome, a oposição teria chance de ganhar, já que o PMDB só dispõe de Gerson Camata. Outro seria Garibaldi Alves, mas ele se queimou com aquele relatório agressivo ao governo, no desfecho da CPI dos bingos. Esta é a situação que torna conveniente para o PT empurrar o caso para 2008.Como se vê, seguindo as pegadas de Tereza Cruvinel, o senador Garibaldi Filho permanece não palatável ao gosto do Palácio do Planalto. Acho que é bom para a sua biografia.

sexta-feira, agosto 03, 2007

Sobre tubarões, piabas e siris

No triste episódio do acidente aéreo, fica uma enorme preocupação. A mídia se voltou, de uma hora para outra, para a tese do erro humano, o que para especialistas em vôo é quase impossível de ter sido a principal causa de acidente. Estudioso chegou a afirmar: "a chance é de 0,001%". Fica, no entanto, a dúvida: será que o piloto morto - mais uma vítima da história - vai ser crucificado? Será que culparão uma minúscula "piabinha" diante da evidente responsabilidade de dois enormes tubarões: o governo federal e a companhia aéra - TAM?

Aqui em Natal, fica a mesma dúvida. Foram encontradas 40 toneladas de peixes mortos no Potengi e a Caern e imunizadoras discutem sobre quem jogou mais cocô no rio. Tomara que não queiram colocar a culpa no catador de siris.

Há algo de podre no Reino do Potengy

Natal vive um momento difícil. Foram encontradas 40 toneladas de peixes mortos e a Caern e companhias imunizadoras estão disputando quem jogou menos ou mais cocô no rio Potengi. Essa mortandade guarda em si o descaso do poder público com uma obra essencial que é o saneamento. O próprio Lula revelou, em garfe que deixou a governadora ruborizada, que os governantes gostam mais de investir em pontes, pois possibilitam que se coloquem os seus próprios nomes na obra - achando pouco o presidente ainda nominou "Ponte Wilma" - ao invés de investirem em obra essencial que é o saneamento. A falta de saneamento ainda é ator importante da polêmica envolvendo propina paga aos vereadores para derrubarem vetos do prefeito no projeto do Plano Diretor. Pois, qual é o principal nó que precisa ser desatado para que a construção civil construa sem comprometer a nossa qualidade de vida, o nosso rio, a nossa água e tantos elementos importantes de nossa cidade? O saneamento básico. Ainda temos a "Ponte de Todos", chamada por Lula de "Ponte Wilma" olhando magnânima para o rio. Ponte que já foi superfaturada em 29 milhões de reais e orçada com sobrepreço de 38 milhões de reais, segundo o Ministério Público Federal e laudos do TCU e da Controladoria-Geral da União. E se continuarem a desviar recursos públicos e superfaturar as obras? Receberemos apenas a escória dos "gringos", aqueles que há pouco tempo receberam uma ameaça de "mãozada" de Miguel Mossoró e que foram pegos pela Operação Paraíso da Polícia Federal. Gringos que querem usufruir de nossas "putas tristes" e lavar o seu dinheiro sujo. Cocô em país civilizado só se vê dentro da privada.

O alienista

O debate político quase sempre é desviado quando se trata de críticas ao governo federal. Passa-se a debater a idoneidade dos críticos. O govero Lula tá se apoderando de síndromes, consciente ou inconscientemente. O presidente levou uma sonora vaia no Maracanã - vaia espontânea, pois meia dúzia de gatos pingados instrumendados não seriam suficientes para levar um estádio com quase 90 mil pessoas a vaiar um presidente. Achamos até que as vaias não foram diretamente para Lula, mas ele estava ali, como político mais importante do país e o povo o enxergou como representante de uma classe que está em descrédito popular e de situações vexatórias que as pessoas passam no dia-a-dia. Foi a vaia pelas humilhações nos aeroportos, pelas macas nos corredores dos hospitais públicos, pela excessiva carga tributária, pela corrupção, pelos maus serviços, pela educação precária, pela inércia governamental - alguns problemas afetos diretamente ao presidente e outros não. Aí o PT sai com uma nota comclamando a militância a combater um grande complô midiático e dos partidos de oposição que objetiva derrubar o presidente. Quem está no governo, tem que dar o exemplo. Não pode ficar procurando sarna para se coçar. Se houver mesmo esse complô que seja claramente colocado na mesa e provado. Se não, passará a impressão que o governo quer fazer "zuada" para desviar o foco do debate político.

E o governo tem que deixar de tratar a oposição como um bloco unitário e coeso, pois isso não corresponde à realidade. A aliança entre PSDB e DEM tem as suas fissuras e pode dar em água no principal estado da federação que é SP. Na Bahia, DEM e PSDB são adversários radicais. Em MG, o matreiro Aécio é aliado do DEM, mas paquera com o PT com olho em 2010. Aqui mesmo no estado, DEM e PSDB não são aliados. O PSDB é aliado da governadora, que, por sua vez, é aliada do PT. PT e PSDB partilham e defendem o mesmo governo. Temos também a oposição de parte minoritária do PMDB, a qual tem como principal expoente Jarbas Vasconcelos. Temos também críticas de setores do PDT, partido que participa do governo e ocupa um importante ministério que é o do trabalho. Temos ainda a oposição de partidos de esquerda que discordaram da linha adotada pelo governo Lula, a partir da reforma da previdência, como é o caso do PSOL de Heloísa Helena. O governo de Lula sofre oposição até mesmo em setores do próprio PT, descontentes com algumas conduções do governo, principalmente no campo econômico. Tem tudo isso. Será que quando Mercadante pede uma maior ousadia na queda da taxa de juros, está conspirando? Daqui a pouco, Lula vai querer fazer igual a "O Alienista" de Machado de Assis. Vai querer trancafiar todo mundo em um manicômio, sendo que o verdadeiro louco será ele.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Frase retirada de Noblat

"No Brasil de hoje, ir de avião é o meio mais caro para se chegar atrasado a qualquer lugar.” Comandante Rocha Lima, piloto internacional da TAM, um dos que pediram demissão nos últimos dias

A ponte, o rio e o mar

Os principais assuntos tratados nas mesas de bares e restaurantes da capital potiguar se relacionam a um dos estuários mais bonitos do mundo. A chegada do Rio Potengi no Oceano Atlântico é linda. Encanta. Ficamos assim, parados, assistindo a um encontro que existe desde o primeiro dia da criação do mundo.
Os peixes mortos, com culpa no cartório do governo do estado, infectaram o rio. Deixaram tudo podre. A consequência natural é a poluição do mar. Portanto, os pescadores nem podem pescar no rio e nem ali no comecinho do oceano. Terão que se aventurar rumo ao horizonte desconhecido para tentar trazer comida. Não só pra nós que compramos o peixe, mas para todos aqueles que dependem do faturamento do pescado. Agora não tem mais nada.
Em cima desse encontro, assistindo a tudo, está a "Ponte de Todos". E que ponte. Uma das ponte mais faladas no mundo inteiro. Não por sua beleza, jamais, ou por sua real funcionalidade, essa menos ainda. Mas porque, mais uma vez, alguém "ganhou" mais do que deveria.
Deveríamos analisar porque a ponte é de "todos" e quem são esses "todos". Por exemplo, a STTU já decidiu quantas linhas de ônibus coletivo passarão sobre a ponte? Parece que vai ser uma ou duas linhas, coisa que não vai ajudar a desafogar a outra ponte, aquela que começa na Urbana. Outra dúvida que temos é sobre quem usará a nova ponte. Infelizmente somos forçados a acreditar que apenas os veranistas, povo com dinheiro, do litoral norte usarão aquela ponte. Quem mais usaria meu povo?! Ninguém vai sair do centro da cidade, ou do alecrim, pra descer pra ribeira, chegar nas rocas, depois praia do forte, atravessar a ponte, chegar na redinha, andar mais 10km atravessando a zona norte para chegar em casa. Ninguém em sã consciência fará uma coisa dessas.
Então já que o acesso para veranear ficará mais fácil, a procura pelo litoral norte será maior. Certo? Com isso os terrenos ali aumentarão significativamente de valor, e mais uma vez, os veranistas do litoral norte serão privilegiados. Como os preços dos imóveis subirão demais, apenas nossos "amigos" gringos poderão comprá-los. E aí sim começa o mais errado de tudo. Esses nosso amigos estrangeiros, que nos trouxeram drogas, prostituição e corrupção na Câmara Municipal de Natal terão lindas casas, bonitos hotéis e agradáveis resorts para desfrutarem, e serão os verdadeiros beneficiados com a "Ponte de todos os ricos" ou a "Ponte de todos os gringos".
Preferimos, muito mais, nossos conterrâneos com suas casas tradicionais e suas festas anuais nos veraneios tão animados no litoral norte.