Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, agosto 11, 2007

Aluízio Alves

Se estivesse vivo, Aluízio Alves completaria hoje 86 anos. Maior político da história do RN, Aluízio se notabilizou por ser um homem à frente do seu tempo. Como deputado federal, ainda jovem, participou ativamente dos principais episódios da política brasileira nos anos 50. Foi o parlamentar que propôs que a energia da hidrelética de Paulo Afonso se estendesse para o RN. Como governador, inseriu, finalmente, o estado no século XX. Aluízio foi, acima de tudo, um homem de ideais. No início da década de 90, convidado a ser ministro pelo presidente Itamar Franco, o velho cigano trouxe ao debate a transposição do rio São Francisco. Montou uma equipe que concebeu um novo projeto para trazer ao nordeste sententrional as águas do Chico. Hoje, é a principal obra em debate na região. Aluízio era assim. Não era guiado pelos acontecimentos, criava-os.

sexta-feira, agosto 10, 2007

Do apreciador de cachaça

"Se o mundo provar da cachaça brasileira, vai passar a beber menos uísque".

Do garoto-propaganda e presidente Lula.

Já o macaco...

Em Belo Horizonte um macaco (Chico) de um parque público vai a julgamento. Isso mesmo. Acusado de furtar e agredir visitantes, um Juiz de Direito decidirá sobre o destino do macaco.
Tudo é muito interessante. Gente que rouba manteiga é preso, e macaco que rouba gente é "punido".
Já no Congresso...

quarta-feira, agosto 08, 2007

Clássico

De um caboclo ao ler matéria que comentava sobre a disputa entre Lula e Chávez pela liderança da América Latina: "é um clássico de fazer inveja ao antigo Riachuelo e Força e Luz".

terça-feira, agosto 07, 2007

Métodos mafiosos...

Hoje os seguranças da Câmara dos Deputados descobriram uns três gravadores colocados embaixo das bancadas onde será realizada uma sessão secreta da CPI do Apagão Aéreo. Há uma semana, mais ou menos, assaltaram o frigorífico que teria, supostamente, comprado a carne das vacas de Renan.
Esses mafiosos brasileiros...
...deveriam acabar como aqueles italianos.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Tristes cubanos, triste Brasil

O Brasil deportou os dois boxeadores cubanos de volta para Cuba. Os atletas haviam desertado durante o PAN, na esperança de que a nossa "Pátria Amada" lhes concedesse asilo político. A mesma Nação que asilou o generalíssimo paraguaio Alfredo Stroessner, ditador que governou o seu país por 35 anos e foi responsável pelo desaparecimento de mais de 3.000 compatriotas, negou asilo a dois pobres atletas que queriam apenas desfrutar de liberdade. Não voltarão para casa, pois não se pode nominar assim um lugar que se estar por obrigação. Voltarão sim para uma prisão. Uma ilha presídio, com segurança bastante superior a dos estabelecimentos brasileiros que guardam os bandidos do PCC.

domingo, agosto 05, 2007

Deu em Cláudio Humberto

Constituição: OAB debate assembléia revisora

Uma assembléia revisora exclusiva da Constituição Federal, composta por representantes do povo e com membros eleitos pela sociedade como unidade soberana. A proposta será colocada em votação pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, na sessão plenária da entidade, nesta segunda-feira, e foi encaminhada pelo renomado jurista Fábio Konder Comparato (foto), presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A reunião começa às 9h, em Brasília e participam 81 conselheiros federais. Ao enviar a proposta para apreciação da OAB, Comparato renovou sua defesa em prol da votação de uma reforma política ampla e profunda, mas afirmou, no entanto, que o Congresso não deveria ser titular do monopólio da competência reformadora da Constituição por meio de emendas. "Abusando desse monopólio, já de si indefensável segundo o princípio da legitimidade democrática, o Congresso acaba freqüentemente por decidir em causa própria, não só ao alterar o texto constitucional, mas também quando muda a legislação ordinária, notadamente em matéria eleitoral", afirmou Comparato, lembrando que, desde há muito, o Congresso e os partidos políticos já não gozam da confiança do povo brasileiro em sua grande maioria.

Popularidade inalterada

Deus nos livre, mas pode despencar avião do céu que Lula continuará bem avaliado. O jornal Folha de São Paulo publicou pesquisa de seu instituto, o Data-Folha, que mostra uma aprovação inalterada do governo Lula. Os mesmos 48% de março continuam a achar o governo ótimo ou bom. 15%, 1% a mais do que na pesquisa anterior, avaliam o governo como ruim ou péssimo. No entanto, entre os eleitores que andam de avião, o correspondente a 8% do eleitorado, 29% avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, e 30% como ruim ou péssimo.

Tomara que não apareça nenhum iluminado petista com a seguinte sugestão: o fechamento dos aeroportos como solução para que a avaliação do governo cresça mais ainda.

Homem, trabalhe!

Uma grande sacada do marketing de campanha de Lula foi o slogan, "deixe o homem trabalhar". Fantástico. Passou a impressão de tudo o que Lula não conseguiu fazer foi por culpa dos seus adversários. As eleições passaram, Lula praticamente uniu o PMDB em torno do seu governo, conseguiu a adesão do PDT e viu o DEM, um dos seus adversários históricos, encolher, e o outro oposicionista, o PSDB, recolher a artilharia (o partido está mais "tucano" do que nunca). Ou seja, nada o impede de fazer um bom governo. No entanto, o presidente prefere continuar fazendo o discurso da vítima.

Tá na hora de alguém dizer para o presidente: "homem, trabalhe!".