Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, novembro 17, 2006

O PMDB cobra a fatura

17/11/2006 - 18h04
PMDB pede a Lula presidências da Câmara e do Senado e lideranças

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O PMDB já entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parte da conta que ele terá que pagar se quiser ter o apoio da maioria do partido no seu segundo mandato. Em conversa com peemedebistas nesta semana, o petista foi informado que o partido almeja as presidências da Câmara e do Senado e os cargos de liderança do governo nas duas Casas Legislativas e no Congresso. O PT também pleiteia a liderança do governo no Senado, cargo ocupado hoje por Romero Jucá (RR), do PMDB.

Por conta das divergências entre os aliados, o presidente avisou aos peemedebistas que não pretende fazer a reforma ministerial neste ano e indicou que pode promover as mudanças no primeiro escalão somente depois das eleições para as presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro.

Leia mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86798.shtml

O PMDB é o maior partido do Brasil em número de políticos com mandatos eletivos. Tem 7 governadores, uma bancada de senadores que certamente será a maior da casa, a maior bancada de deputados federais e o maior número de prefeitos, deputados estaduais e vereadores. A divisão do PMDB sempre o enfraqueceu. Agora, o partido vive o seguinte dilema: continuar dividido e ocupando uma posição de coadjuvante na política brasileira, ou se unir e traçar um projeto de Poder. Para isso, cogita atrair Aécio. No entanto, se tivesse que arriscar um palpite, diria que o PMDB continuará do mesmo jeito que está há anos.