Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Para refletir

Professor François disse...

Corporativismo ou cumplicidade?

Pior do que isso, só mesmo as palavras do senador Ney Suassuna, dias antes, se dirigindo aos colegas congressistas, alertando-os que tivessem cuidado, pois o que estava acontecendo com ele poderia acontecer com qualquer um dos colegas.

Na minha carreira profissional, no magistério, já me deparei com turmas rebeldes, nas quais era comum, quando algum aluno cometia algum erro, os outros encobrirem, era a velha lição do corporativismo tão bem ensinada pelo Senador Ney Suassuna aos jovens e crianças de todo o país. Tomara que os mesmos possam refletir e até parafraser o senador:

- Estamos enojados com o que há em Brasília.

Desfecho lastimável

Com a absolvição do deputado José Janene (PP-PR), o Congresso Nacional praticamente encerra a atual legislatura de forma lastimável. Dos deputados acusados de participar do esquema do mensalão, apenas 3 foram cassados - Roberto Jéferson, José Dirceu e Pedro Correia. Nada menos do que 11 escaparam da degola em votação no plenário. Na votação que absolveu Janene, 147 deputados faltaram (quase 30% do total da casa). Ficou então mais fácil a situação do deputado mensaleiro. Dos presentes, 210 votaram pela cassação (eram necessários 257 votos), 128 pela absolvição, 5 votaram em branco e 23 se abstiveram (abster-se em votação secreta é o cúmulo da frouxidão).

Teremos no fim desse ano o cumprimento da pena do senador Ney Suassuna. Vai ser admoestado publicamente. No entanto, a cena que sintetiza todo esse processo é a dança da deputada Ângela Guadagni. Bem que Suassuna e Guadagni poderiam dançar um bolero.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Parlamentares do ano

Continua a enquete do site Congresso em Foco para escolher os melhores parlamentares do Congresso. A votação se encerrará no próximo dia 12 e os 3 senadores e 3 deputados federais mais votados receberão premiação no dia 19 em solenidade em Brasília.

Os senadores mais votados até agora:
Álvaro Dias (PSDB-PR) 177456
Eduardo Suplicy (PT-SP) 149323
Heloísa Helena (Psol-AL) 137060

Jefferson Peres (PDT-AM) 116952
José Agripino Maia (PFL-RN) 102832
Pedro Simon (PMDB-RS) 84379

Os deputados mais votados:
José Carlos Aleluia (PFL-BA) 157262
Gustavo Fruet (PSDB-PR) 127191
Roberto Freire (PPS-PE) 126466
José Eduardo Cardozo (PT-SP) 116335
Fernando Gabeira (PV-RJ) 87735
Arlindo Chinaglia (PT-SP) 68760

Link para votar:
http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=12995

Cláusula de barreira em risco

O pleno do STF deve julgar duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra o dispositivo que impôs obstáculos para o funcionamento dos pequenos partidos, a cláusula de barreira. Ou seja, tudo deve retornar ao que era.

Paulo Davim e Robinson Farias escolhidos

Paulo Davim e Robinson Farias foram escolhidos, respectivamente, parlamentar do ano e parlamentar da legislatura pelo Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do RN. O deputado Robinson Farias articula a sua recondução à presidência da Assembléia que, provavelmente, ocorrerá por unanimidade. O deputado Paulo Davim não conseguiu se reeleger, demonstrando que, infelizmente, o eleitor não dá a atenção devida à atuação parlamentar.

Voluntários se unem para fazer um Natal mais feliz

100 mães e 100 crianças. Essa é a estimativa de pessoas que as voluntárias da Casa Nazinha Lamartine pretendem oferecer um Natal mais justo e feliz. O evento social ocorrerá no dia 12 de dezembro (terça-feira), no ambulatório do hospital, às 15h e terá apresentações culturais, além de lanches e brindes.

A Casa Nazinha Lamartine é uma instituição filantrópica fundada em 1993 por um grupo de voluntários que tem por objetivo apoiar as mães e crianças carentes internadas no Hospital Infantil Varela Santiago. Atualmente realizam recreações durante toda a semana e festas em datas comemorativas, tornando o ambiente mais descontraído e humanizado.

Nota do Blog da Extra Assessoria: http://extra.imprensa.zip.net/

Na época em que o medo era apenas de voar

Medo de Avião

Belchior

Foi por medo de avião
Que eu segurei pela primeira vez na tua mão
Um gole de conhaque, aquele toque em teu cetim
Que coisa adolescente, James Dean

Foi por medo de avião
Que eu segurei pela primaira vez na tua mão
Não fico mais nervoso, você já não grita
E a aeromoca, sexy, fica mais bonita

Foi por medo de avião
Que eu segurei pela primeira vez na tua mão
Agora ficou fácil, todo mundo compreende
Aquele toque Beatle, I wanna hold your hand
Agora ficou fácil, todo mundo compreende
Aquele toque Beatle, I wanna hold your hand

Hugo Chaves no Brasil

O presidente venezuelano Hugo Chaves encontra-se no Brasil. Fez questão de fazer a sua primeira visita pós-reeleição ao seu amigo, presidente Lula. Ficará em Brasília até amanhã. Quem deve estar esfuziante com a visita é o novo ideólogo e guru do PT, Marco Aurélio Garcia.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Dica

Pra quem vai viajar, uma boa dica é levar um jogo de tabuleiro consigo. Também pode ser um baralho, um dominó, ou qualquer outra coisa para passar o tempo.

E no aeroporto

Aqui em Brasília o aeroporto está uma verdadeira bagunça, um caos total.
Passageiros aos socos entre si, invasão da pista, informações desencontradas, os restaurantes do aeroporto sem comida, Brasília sem vagas em hotel, UFA!!! Muita coisa mesmo.
A média de atraso dos vôos é de "apenas" três horas.
Garantem que amanhã estará tudo resolvido, nós do Blog duvidamos, e amanhã estaremos de olho.
O aeroporto é um retrato do governo federal, pessoas mentem na hora de dar informações, e as pessoas que têm que tomar decisão não sabem de nada, igual ao nosso Excelentíssimo presidente.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Los Hermanos

Os expectros do populismo e do autoritarismo nos rondam. Evo Morales na Bolívia, Daniel Ortega na Nicarágua, o entronizado Fidel Castro em Cuba e Hugo Chàves na Venezuela - agora reeleito e tão consagrado pelas urnas quanto Lula foi no Brasil - simbolizam uma política que combina restrição às liberdades e discurso de uma esquerda anacrônica. Tomara que Lula não ouça os conselhos do novo guru do PT, o seu presidente Marco Aurélio Garcia.

Notícia do Plenário

A senadora Heloísa Helena acaba de colher entre os senadores o número de assinaturas necessárias para prorrogar a CPI dos sanguessugas. A luta agora será para conseguir o número de assinaturas na Câmara, onde o governo manobra com maior facilidade.

Choque de gestão?

A governadora Wilma anunciou que irá promover um choque de gestão no seu novo mandato. Soou mal, pois é governadora há 4 anos e estaria assumindo a ineficiência de sua administração. Agora, cogita-se que novas secretarias serão criadas para acomodar aliados.

Fernando Bezerra na Infraero

Tudo indica que o Senador Fernando Bezerra será presidente da Infraero. Já havia articulado a sua ida com a alta cúpula do governo petista e contou, recentemente, com o reforço da governadora Wilma.
Pronto, vamos ver se agora o aeroporto de São Gonçalo sai.

Só no ano que vem

Já está mais do que certo, vai ficar para o ano que vem a votação da Emenda Constitucional que trata da reeleição. A Emenda que foi aprovada mais ou menos em junho pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e já era pra ter sido votada se não fosse eleições, sanguessugas, medias provisórias trancando a pauta e várias outras coisas que nós sabemos que acontecem pelo Congresso.
O presidente da Casa, o senador Renan Calheiros, disse que tem mais "legitimidade" se a votação acontecer no ano que vem. A oposição já aceitou o fato de não ter mais tempo de votar neste ano, portanto, só no ano que vem mesmo.

Pérola petista

"Hoje, presidente Fidel, festejamos seu aniversário brindando por você e pelos novos tempos de justiça e liberdade".

Trecho de carta da direção nacional do PT a Fidel Castro.

Para o ditador cubano, liberdade é palavrão.

CAE aprova Super-Receita

A comissão de assuntos econômicos do Senado aprovou parecer favorável do senador Rodolpho Tourinho ao projeto de lei que institui a Secretaria da Receita Federal - Super-Receita. A matéria segue para a CCJ.

Em tempo, a Super-Receita recebe esse nome por aglutinar em um único órgão as receitas tributárias e previdenciárias.

O Brasil que dá certo

A trajetória da seleção masculina de vôlei enseja várias lições: 1ª. a escolha de um comandante respeitado e que exerce com critério a sua liderança - o técnico Bernardinho; 2ª. a escolha de um time competente de talentos individuais indiscutíveis que se complementam em prol de um objetivo comum; 3ª. a compenetração de cada atleta na tarefa a desempenhar, realizando-a com uma eficiência bem próxima à perfeição; 4ª. a democratização das decisões, abrindo-se a todos a possibilidade de opinar, sempre com o desejo de melhorar os resultados do grupo; 5ª. a conscientização de que o resultado coletivo é mais importante do que o estrelismo e a superposição de um membro do grupo em relação a outro - quando o todo ganha, cada parte também ganha; e 6ª. a constatação de que quando um trabalho é planejado corretamente e as suas metas bem estabelecidas, a capacidade de cada um é maximizada e aflora ainda mais o talento individual.

Ao contrapor a atuação da seleção de volêi à da seleção de futebol, todas essas lições são ressaltadas e demonstram que o velho culto macunaímico da malandragem, ao invés de esperteza é sinal de atrazo. Se algum político ficou acordado para assistir aos jogos da seleção de vôlei, pôde extrair essas e outras lições.

Eleição no TCE/RN

O conselheiro Paulo Roberto Alves assume hoje à Presidência do Tribunal de Contas. A sua eleição obedece a um rodízio estabelecido no órgão e ocorrerá por unanimidade. A governadora Wilma ainda tentou articular um movimento para tentar impedir a eleição do conselheiro, mas não obteve êxito. Após a sua reeleição, é a segunda vez que Wilma malogra insucesso na tentativa de interferir em processos sucessórios de organismos de classe ou de órgãos ligados a outros poderes - a primeira foi na eleição da OAB/RN.

Tentação totalitária

O leitor Felipe Alves disse...

Espero que as palavras elogiosas ao líder cubano Fidel Castro não reflitam um perigoso ensejo de reprodução, aqui no Brasil, do modelo ditatorial cubano.

05 Dezembro, 2006 01:39

O leitor sintetizou de forma precisa a preocupação de todos que possuem apreço pela democracia e pelo direito inalienável à liberdade. A carta da direção do PT a Fidel ao festejar de forma efusiva o regime cubano, acaba corroborando com as atrocidades injustificáveis cometidas na ilha. O atual presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, consegue, com seguidas atitudes, suscitar dúvidas com relação ao seu partido que não mais existiam.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Continuarão viajando sobre a nossa paciência

Tudo indica que Waldir Pires será substituído no ministério da defesa. O substituto provável é o ministro das relações institucionais, Tarso Genro, que gostaria de ser ministro da justiça, mas parece que Lula tem outro nome em mente. Ao invés do estilo "nada está acontecendo" de Waldir Pires, teremos, caso a nomeação de Tarso Genro se confirme, o estilo "fala muito e não diz nada" do ex-governador gaúcho. Tentará explicar a crise nos aeroportos com os termos "atuação republicana" e "vácuo institucional". De repente descobre que a raiz do problema dos nossos controladores é a Reforma Política que não acontece.

E a nossa paciência...

Bye bye, Brazil

Sob Lula, dobra saída de investimentos

Entre janeiro de 2003 e outubro de 2006, empresas estrangeiras se desfizeram de US$ 18,9 bilhões em negócios no país

Movimento se intensificou em 2005 e 2006, mas, segundo especialistas, números registrados não refletem uma tendência

CLÁUDIA TREVISANDA
REPORTAGEM LOCAL

O valor que empresas estrangeiras retiraram de investimentos produtivos no Brasil mais que dobrou no governo Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao período 1999-2002.Entre janeiro de 2003 e outubro de 2006, companhias estrangeiras se desfizeram de US$ 18,90 bilhões em negócios no país -112% a mais que os US$ 8,95 bilhões registrados nos quatro anos anteriores.
O movimento se intensificou em 2005 e 2006, quando o desinvestimento atingiu US$ 13,2 bilhões, uma cifra recorde, próxima dos US$ 14,7 bilhões que saíram do país nos seis anos anteriores. Esses valores se referem ao encerramento de atividades ou à venda do capital que os estrangeiros tinham em empresas nacionais. Nos dois casos, os recursos deixam o país.Visto como crucial para o desenvolvimento do Brasil, o setor elétrico liderou o ranking de desinvestimento neste ano, com retiradas de US$ 1,5 bilhão até outubro -24,4% do total de US$ 6,19 bilhões do período.

Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0412200602.htm

Querido Fidel

Carta do PT a Fidel Castro:

"Querido Presidente

Há muitas razões para felicitá-lo. A primeira é por esta ocasião dos festejos de seus oitenta anos.

Mas queremos ampliar o significado desta saudação e transformá-la em uma mensagem dos dirigentes e da militância do Partido dos Trabalhadores (PT) ao líder de uma revolução latino-americana que conquistou direitos básicos para seu povo e é um exemplo até hoje com os melhores índices de desenvolvimento humano da região. Além disso, mostrou a todos os povos deste continente a importância da defesa da soberania.

Queremos também reafirmar, por meio desta mensagem, o apoio e a solidariedade do PT ao povo cubano que ainda sofre as consequências perversas do bloqueio decretado pelos Estados Unidos há mais de 40 anos. Esse bloqueio, verdadeira declaração de guerra, foi reiteradamente condenado pela Assembléia das Nações Unidas. O PT está empenhado em apoiar o governo brasileiro em seu esforço pela reforma do sistema multilateral para que a ONU e outras instituições internacionais deixem de representar os interesses das grandes potências e passem a servir um mundo com mais justiça e respeito à soberania dos povos.

O PT manifesta, mais uma vez, sua posição de repúdio à política unilateral e intervencionista do governo dos EUA que, utilizando um discurso de defesa da democracia e dos direitos humanos, invade países semeando morte e torturando prisioneiros como ficou evidenciado no Afeganistão, no Iraque e na Base de Guantanamo.

Esta conjuntura da América Latina, tão diferente daquela dos anos em que você e seus companheiros gestaram na revolução, nos obriga a novos compromissos. Agora compartilhamos governos na maioria dos países da América do Sul. Com os recentes triunfos de Lula no Brasil, Daniel Ortega na Nicarágua, Rafael Correa no Equador e com a certeza do triunfo do presidente Chávez na Venezuela, estaremos fortalecendo o projeto centrado no desenvolvimento com justiça social, soberania popular e integração solidária.

Hoje, presidente Fidel, festejamos seu aniversário brindando por você e pelos novos tempos de justiça e liberdade.

Um forte abraço de

Marco Aurélio Garcia, presidente nacional
Maria do Rosário, vice-presidente
Jilmar Tatto, vice-presidente
Joaquim Soriano, secretário-geral nacional
Paulo Ferreira, secretário de finanças
Renato Simões, secretário de movimentos populares
Valter Pomar, secretário de relações internacionais

São Paulo, 29 de novembro de 2006."

domingo, dezembro 03, 2006

Realidade trágica

A incidência de malária no Brasil cresceu 29,4% entre 2004 e 2005. Superou, assim, a marca de 600 mil novos casos por ano.

Cena cômica

O leitor Folião Vigilante disse...

Caros amigos do blog, a sensação deste sábado de Carnatal foi a imagem do colunista social Leão Lobo dançando, freneticamente e frescalhadamente, ao lado do sisudo ex-senador Geraldo Melo no camarote da TV Potengi. Foi um contraste só em se falando de animação e rebolado.

Conheça mais um pouco sobre Oscar Niemeyer

Para quem se interessar em conhecer mais um pouco sobre o arquiteto, sugerimos acessar o site da Fundação Oscar Niemeyer: http://www.niemeyer.org.br/

"A vida é mais importante do que a arquitetura".

Oscar Niemeyer

Niemeyer na ativa

Oscar Niemeyer assinará o projeto da nova sede do Tribunal Regional Federal da primeira região, em Brasília.

Em tempo, Niemeyer casou há poucos dias com a sua enfermeira, uma jovem senhora de 60 anos. No próximo dia 15 de dezembro, o gênio de nossa arquitetura completará 99 anos.

De um cidadão preocupado

Um leitor que se auto-intitula "Cidadão pacato de classe média que paga em dia seus impostos" disse...

A imagem de Nossa Senhora apareceu, graças ao bom Deus. Será que um dia o dinheiro do povo que foi roubado através do Foliaduto também aparecerá, para ser devolvido aos cofres do Estado do RN?

Amigo, vamos cobrar e rezar.

Sem poesia

"O carnatal não tem poesia".

George Holanda