Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, abril 21, 2007

O bobo da corte

Há dois anos atrás, Mangabeira Unger - que acredita ser um dos grandes pensadores do país - afirmou que o governo Lula era o mais corrupto da história. Nesta semana, aceitou o convite para ser ministro da Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo - olhem só que nome pomposo!

Possivelmente não fará nada. Ficará, como gostava de dizer de Sérgio Motta, realizando "masturbação intelectual". Longo Prazo! Quase todas as ações de um governo que se pretenda sério, devem vislumbrar as suas repercussões no futuro , 10, 20, 50 anos depois. Assim fizeram, por exemplo, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Por que então existir uma Secretária Especial, no meio de outros 36 ministérios e secretarias, para pensar o futuro? Desculpem o trocadilho, mas é uma medida "sem futuro". Creio, inclusive, que Lula o tenha colocado para "tirar sarro" da cara do ministro e da nossa. Para quando alguém assistir ao ministro Unger dissertar sobre o futuro do país, com o seu sotaque de gringo, concluir: "que peça nos pregou o presidente!".

sexta-feira, abril 20, 2007

Aniversário de Brasília

Hoje, sexta feira, Brasília tá tranquila e nublada. De novidade, nada. Lula afirmou hoje que nem sabe se estará vivo até 2014, referindo-se a possibilidade de se candidatar de novo a presidente da república. Ainda por aqui em Brasília as atenções estão voltadas para operação furacão da PF, que colocou um monte de figurão atrás das barras de ferro da carceragem da Superitendência Regional. Dizem que ainda tem muita coisa gente graduada pra ser pego. No que se trata das CPIs, o clima é de expectativa. Dia 25 o STF julga sobre a do Apagão Aéreo da Câmara. A do Senado já foi requerida pela oposição e lido o pedido em plenário pelo presidente Renan.
Já no Rio Grande do Norte as atenções estão voltadas pras cabeças que irão rolar. Dizem que são duas, tem gente dizendo que são quatro. Nós aqui do Blog não estamos sabendo ao certo que cabeças são essas, mas sabemos que muitas cabeças deveriam realmente ser cortadas.

quarta-feira, abril 18, 2007

Agripino entrega pedido de abertura da CPI

Hoje a tarde foi entregue pelo Senador José Agripino ao presidente Renan Calheiros o requerimento de abertura da CPI do Apagão aéreo. O presidente leu em plenário o requerimento e agora serão analisadas as formalidades do pedido. Após concluir que tudo está conforme o regimento, será marcada uma reunião com os líderes dos partidos pra definir o calendário da CPI e seus membros.
A oposição deve ficar com a relatoria, e o Sen. Efraim Moraes pode ser indicado.

Serra concorda com Aécio

Em vistia hoje ao presidente do Senado, Renan Calheiros, o já presidenciável governador paulista José Serra disse que é a favor do fim da reeleição. Serra afirmou que defende essa idéia desde 2001.
Aos jornalistas Serra disse: "Eu refleti a respeito da conveniência da reeleição, da qual fui partidário, e acho que ela poderia ser revista. Mas não estou fazendo nenhum trabalho de articulação a esse respeito, até porque no meu partido há posições diferentes".
Agora são dois os presidenciáveis que concordam com o fim da reeleição. Aumentam as chances dela chegar ao fim.

Os labirintos do Poder

O governo mobilizou a sua base para evitar a CPI do Apagão Aéreo na Câmara. Só foi a oposição se movimentar para criar uma CPI no Senado, para a estratégia governista mudar e, de repente, tudo ocorrer para que a investigação fique mesmo com os deputados. Agora, de uma hora pra outra, a oposição que marchava como um exército unido no Senado, começou a se desentender. O PSDB não se mostrou mais tão eufórico. Motivo: o PT passou a chantagear o PSDB em troca da não criação de uma CPI na Assembléia Legislativa de SP para investigar o acidente do metrô.

Assim, o cidadão fica aturdido e sem entender o que ocorre nos bastidores do Poder. Não entende, por exemplo, como a maior crise do governo Lula possa ter surgido de uma denúncia de deputado da base do governo, Roberto Jefferson, descontente por ter que levar a culpa sozinho pela bandalheira nos Correios. A oposição só pegou a carona, mas, ao invés, de dar o xeque-mate, utilizou-se da tola estratégia de tentar sangrar o presidente e inviabilizar a sua reeleição. Deu com os burros n'água. Os líderes do PSDB tentaram convencer a opinião pública de que não investiram contra o mandato de Lula por princípio, defendendo o "republicanismo". Será que alguém acredita? Nisso, os petistas e tucanos se parecem muito, adoram tentar explicar os fatos com palavras difíceis, vide o ilustre ministro Tarso Genro. Parecem-se também em outros aspectos, mas essa é uma outra história. Enquanto a torcida se digladia, militantes petistas aguerridos e tucanos nem tanto, os seus heróis combinam o resultado do jogo em reuniões nem um pouco "republicanas".

terça-feira, abril 17, 2007

PGR dá parecer favorável a CPI do Apagão

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, entregou a pouco seu parecer sobre a instalção ou não da CPI.
O parecer que foi entregue ao STF é favorável a instalação, o que só fortalece a possibilidade da CPI ser criada após decisão que será proferida pelo STF nos próximos dias.

Coluna de WM hoje

Boa a coluna do jornalista Woden Madruga de hoje, fala da cachaça, prazer de milhões de brasileiros.

No reino da cachaça
A Playboy deste mês publica o placar das 20 melhores cachaças do Brasil. É chamada de capa, ao lado de uma bunda que só existe mesmo em revista. Aparecem, sim, outros acessórios da dona. Tem muita moça mostrando suas invenções nas tantas páginas da publicação. Tem até ovo de páscoa, se vosmicê preferir. Bom, tem as vinte cachaças, ditas melhores do país. Fui conferir a lista e só vi duas cachaças nordestinas: uma da Paraíba e uma segunda da Bahia. Onze são de Minas Gerais, três do Rio de Janeiro e duas de São Paulo. O Rio Grande do Sul comparece com uma e Santa Catarina também. Os Estados nordestinos ranqueados são a Paraíba e a Bahia. A aguardente paraibana que ficou colocada em 20o lugar é a Volúpia, fabricada em Alagoa Grande.
A cachaça que obteve o primeiro lugar é a mineira Vale Verde, fabricada em Betim. Os seis primeiros lugares ficaram todos com Minas Gerais, entre elas a Anísio Santiago, que sucedeu a famosíssima Havana. Diz a revista que uma garrafa antiga da Havana custa hoje 20 mil reais. Até mais. Coisa de louco. Uma garrafa da Anísio Santiago varia entre 200 e 300 reais. Já a Vale Verde, custa só 30 paus.A revista Playboy juntou um juri de 11 especialistas. Entre eles, o jornalista e escritor Marcelo Câmara que, recentemente, andou por Natal lançando o seu livro “Cachaça: bebendo e aprendendo”. Ele é um dos mais cotados degustadores de cachaça do país. Pois bem, ontem mesmo, me cheogu aqui na minha bacia das almas um imeio juntando o protesto do Marcelo Câmara. Ele não concorda com, licença da má palavra, com esse “ranking”. Diz mais: que a relação dos jurados tem mais químicos que degustador com capacidade de “análise sensorial”, parará-parará. O Marcelo chega mesmo a dizer que a lista da Playboy é “desastrosa”. Confessa que foi entrevistado pela revista, mas o repórter não entendeu nada do que ele disse.Degustador de cachaça também não se entende. Agora, as meninas da Playboy não carecem falar nada.

segunda-feira, abril 16, 2007

Corrupção edêmica e generalizada

A corrupção está indiscutivelmente entranhada em todos os setores do serviço público, sem exceção. Não se salvam mais nem o Judiciário e nem o Ministério Público.”

Da procuradora regional da República Janice Ascari

domingo, abril 15, 2007

De Lula sobre Jader Barbalho

"Jader, por exemplo, é um injustiçado. Todo mundo sabe que foi um dos mais destacados parlamentares do PMDB autêntico, o quanto foi importante para a conquista da democracia. Quem no Pará não votou em Jader em 1974?”

Presidente,
Delinqüência não é questão ideológica.

Saiu em Cláudio Humberto

Briga no PSB

Nem a governadora potiguar Wilma de Faria (PSB), a madrinha, acredita que o ex-senador Fernando Bezerra vai para a Infraero. Agora o quer diretor do Banco do Nordeste. Ciro Gomes (PSB-CE) também tem seu candidato.

Uma ofensa à inteligência do potiguar

A governadora Wilma de Faria (PSB/RN) anda se queixando e se lamuriando da falta de mídia para expor as suas realizações administrativas. Coisa de comediante, não? A propaganda governamental soa como sinos insistentes na cabeça dos telespectadores, mesmo quando não querem ouvi-los. Martelam canções triunfantes de uma administração que não mostrou ainda ao que veio. Além disso, o governo ainda exerce forte influência sobre a mídia através da distribuição das famigeradas verbas publicitárias. Ainda quer mais governadora? Até parece que a senhora andou pela Venezuela.

É Massa!

As manhãs de domingo voltaram a ter a emoção perdida desde a morte de Airton Senna. Parece que Felipe Massa se inseriu, definitivamente, entre aqueles que não são meros figurantes, mas protagonistas da disputa do título mundial de Fórmula 1. Foi pole position e ganhou a corrida com folga. Como de costume, assisti à largada e às primeiras voltas, dormi no meio da corrida, e acordei para torcer para o brasileiro nas últimas 10 voltas. O tema da vitória voltou a ser tocado.

Palestra de Divaldo Franco

Estivemos ontem no ginásio Nilson Nelson em Brasília para assistir a uma palestra do espírita Divaldo Franco. As suas palestras são sempre fonte de ensinamentos e deleite. O tempo fluia enquanto o grande palestrante discorria sobre o tema "edificação de um mundo melhor". Percorreu vários momentos da história em idas e vindas, falou de pensadores, traçando um paralelo entre pensadores que exaltaram e negaram a existência de Deus. A idéia síntese da palestra foi, no entanto, o reconhecimento que o homem deve ter da figura da mãe, que se reporta a Mãe de todos, Nossa Senhora. Contou uma história de superação de uma mãe humilde baiana, uma preta analfabeta, para que seu filho pudesse atingir uma melhor condição social. Foi renegada pelo filho quando formado em medicina e ainda o perdoou e amou-o intensamente. Vi várias pessoas, entre as 3.000 que estavam presentes, emocionarem-se. Divaldo envolve a platéia como ninguém, mas ao contrário dos sofistas, a sua forma primorosa está a serviço de uma grande mensagem. Vale a pena assistir a uma palestra sua, independente de opção religiosa. Fica a sugestão do blog.

De Cláudio Emerenciano

Se os homens não se amam, não podem amar a vida e a paz.