Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, junho 16, 2007

O dilema de Renan

Renan Calheiros vive um grande dilema. Imaginava que o caso envolvendo o seu nome ficaria circunscrito às publicações semanais da Veja. Teria a semana para estancar a crise, utilizando-se do seu prestígio. Tudo com a ajuda essencial do governo, controlador das verbas publicitárias. No entanto, a Globo embarcou na história, atrasada da mesma forma que em muitos outros episódios históricos. Aí o caldo ferveu. A pizza que estava sendo preparada carinhosamente no Conselho de Ética do Senado está assando agora à fogo baixo, com risco de ter que ser jogada na lata do lixo.

Na última sexta, não houve a possibilidade de votar o relatório beneplácito e condescedente de Epitácio Cafeteira. Diante do adiamento da votação, Cafeteira ameaçou jogar a toalha, mas, de repente, recebeu um telefonema de sua esposa, a quem, revelou o senador, deve a vida. Bem, normalmente se deve a vida à mãe, mas não vem ao caso essa discussão.

Regendo essa ópera bufa, encontramos uma empenhada senadora de Santa Catarina, Ideli Salvati - caso de eleição que suscitaria internação coletiva em manicômio dos eleitores catarinenses. Presidindo a Comissão, o sempre diligente, senador Sibá. Cara simples, jeitão de boa praça e cumpridor fiel das missões governamentais. Operando nos bastidores e montando as estratégias com todo afinco, o homem de todos os governos, Romero Jucá. Para completar o time de quarta divisão de campeonato interiorano, o gigante Welington Salgado com a sua igualmente gicantesca cabeleira desgrenhada e colocações surrealistas e sempre inapropriadas.

Fica então a duvida na cabeça de Renan. Ousar resistir como presidente do Congresso Nacional, correndo o risco de perder inclusive o seu mandato de senador, ou largar a presidência e torcer para que a poeira baixe. Vão-se os anéis e ficam os dedos - a frase é batida, mas sintetiza com exatidão o drama de Renan.

Lula, Vavá e Chico

Os escândalos se sucedem, mas Lula continua surfando na crista da onda, sobre todas as crises que expõem uma parcela ainda insignificante das maracutaias do país. Muitos perguntam qual é a razão desse grande "teflon" que se formou em torno do presidente, um escudo poderoso que deixa o seu corpo fechado e imune, mesmo que vários casos de corrupção tenham sido descobertos dentro de sua copa e derrubado colaboradores bem íntimos, quase irmãos, como o próprio Lula revelou em algumas ocasiões.

A resposta para essas questões está na simbologia do que Lula representa e na imagem pela qual ele é visto pelo povo. O presidente mudou, mas, matreiramente, guardou elos importantes que o ligam umbilicalmente à maioria do povo brasileiro. Lula fala errado - às vezes deliberadamente - no entanto, guarda nas suas palavras a mensagem importante - eu sou um de vocês e tudo que surgir contra mim tem como objetivo retirar do poder um homem simples que conseguiu vencer e quer levar todos os seus iguais ao mesmo patamar.

Sabemos não ser propriamente a verdade. Lula venceu com uma mensagem light de esquerda, mas que não deixava de ser de esquerda. Porém, governa com a mão direita e se utiliza dos mesmos artifícios, da divisão do bolo e das ofertas não republicanas para montar uma grande máquina política que mantém o seu governo - uma máquina de convencimento irresistível e que deixa rastros. Por sua vez, a oposição está amuada e não possui força moral suficiente de levantar o dedo ou atirar a pedra. Tem medo do velho e bom ventilador, democrático espalhador de sujeira.

Vale então mais a forma do que o conteúdo. No seu âmago, Lula não tem nada de povo, mas a sua imagem diz outra coisa. Em uma época em que "a imagem diz tudo", Lula pode comemorar, visto que é o contraponto a uma oposição de terno italiano, gravata de seda francesa e sapato de cromo alemão. Do tipo "jogador que joga os 90 minutos, mas sai de campo com a roupa limpa e o penteado impecável".

Por falar em futebol, o presidente e seus irmãos se parecem com ataque de futebol da década de 50. Com apelidos tipicamente brasileiros, Lula, Chico e Vavá encarnam uma época romântica. São os pobres no poder, ainda que não tão pobres. Lula dribla todo mundo; Chico se esmera nos passes; e Vavá, como o seu homônimo, artilheiro do Vasco e da Seleção brasileira, tromba com a zaga, não tem tanta habilidade, mas vive colocando as bolas na rede. E o juíz está sempre disposto a dar uma mãozinha.

sexta-feira, junho 15, 2007

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Eu acho que tem que apurar, mas não tem que mudar o meu relatório. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Meu relatório é sobre coisa antiga.”

Epitácio Cafeteira, relator do Caso Renan no Conselho de Ética do Senado.

Proposta de suspensão

Há pouco o Senador Romero Jucá, líder do governo, sugeriu suspender a sessão do Conselho de Etica até a próxima terça ou quarta feira. Assim os documentos citados pelo Jornal Nacional poderiam ser periciados.
Está tendo bate boca na Comissão.

Convite

Queremos tornar público um convite a ministra Marta: trabalhar no nosso blog, caso venha a ser demitida do seu cargo.

Faria a cobertura de campo. Em aeroportos e restaurantes argentinos.

Assuntos de longo prazo

O futuro ministro Mangabeira Unger terá ainda um tempo para planejar a sua posse. Ela foi adiada pela quarta vez. Em tempo: Unger tomará posse na Sealopra (Secretaria de Assuntos de Longo Prazo).

É o Brasil!

Comentário do leitor

Professor François disse...

Creio que a ministra deveria propor ao Congresso a votação de um projeto obrigando as empresas aéreas em caso de overbook, pagarem motéis para os passageiros, pois além de serem mais práticos que os hotéis, evitarão que os aeroportos se tornem palco de atentados ao pudor.

Expectativa no Senado

A reunião do Conselho de Etica do Senado foi adiada em uma hora. Está para começar.
Há uma grande expectativa sobre essa reunião, já que ontem o Jornal Nacional mostrou que a documentação apresentada pelo senador Renan Calheiros para comprovar sua renda não está toda correta. Há suspeitas de notas frias e falsificadas.

Reforma polítca por WM

Reforma política
As notícias de Brasília dão conta de que dificilmente a Câmara dos Deputados aprove, no projeto de Reforma Política, a instituição da “votação em lista fechada” para deputados e vereadores. A idéia original é do PT com o apoio do PMDB e boa parte dos Democratas e dos tucanos.Os deputados já admitem que a “lista fechada” é agora um projeto-defunto. Poderá surgir uma proposta híbrida, uma tal de “lista fechada flexível”. Tipo bem sacanagem brasileira.

quinta-feira, junho 14, 2007

Sugestão de Peres

Em discurso na tribuna do senado, o senador Jefferson Peres questionou se a ministra do turismo, Marta Suplicy, também teria entregue sua carta de demissão quando divulgou a nota oficial se desculpando. Ele disse: Eu perguntaria à dona Marta se junto com a nota [com pedido de desculpas] ela assinou a carta de demissão"
O senador afirmou que sentiu um tom de desprezo na declaração da Ministra.

O senador e o resto do Brasil.

Conselho de Lula

Ontem, na mesma solenidade que Marta falou pra "relaxar e gozar" Lula disse que a imprensa só dá notícia ruim. Hoje ele pediu para os brasileiros pararem de falar mal do Brasil, e disse assim:
"Quem viaja muito o mundo às vezes volta decepcionado com a imagem que se cria do Brasil lá fora. Aliás, eu acho que o Brasil é o único país em que os brasileiros viajam para fora e falam mal do Brasil. Você não vê um suíço falar mal da Suíça, você não vê um italiano falar mal da Itália, mas os brasileiros adoram falar [mal]."
É Lula, Brasil e Suíça, tudo a ver.

De Cláudio Humberto

Sexologia
Então ficamos combinados: o controlador de vôo relaxa e a ministra Marta Suplicy (Turismo) goza da cara da gente.

Hoje em WM

Espetáculo na lona
Li em Cassiano Arruda, em sua coluna de o Diário, que a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte está instalada em Mossoró, no rastro dos festejos juninos e das pegadas de Lampião. Lampião, em Mossoró, é uma festa. Haja bala!Pois bem, a Assembléia faz parte dela. Cassiano estranha que o nosso Poder Legislativo em vez de ocupar um dos tantos auditórios da cidade - e são ótimos - preferiu se instalar num “Palácio de Lona”, montado na praça do Codó. São tendas climatizadas alugadas a uma próspera empresa potiguar, que também goza da preferência do Executivo, todas as vezes que o goveno realiza seus eventos. Dizem, de Mossoró, que cada dia o acampamento custa aos cofres públicos uma nota em torno de 50 mil reais. A Assembléia ficará três dias por lá. Um dia Lampião voltará à terra e haverá de vingar essas coisas.

Em um reino distante...

O Rei Nan Calhorda enamorou-se de Monique Veludo com o beneplácito de Epitáfio Cafetina.

O que os argentinos andam fazendo com o Brasil

Os argentinos do Boca literalmente abocanharam o Grêmio, foi barba, cabelo e bigode. E Marta, a ministra que é casada com um argentino, afirmou que nos basta relaxar e gozar. Que destino mais cruel!

quarta-feira, junho 13, 2007

Desculpas da ministra

Em nota oficial, a Ministra Marta pediu desculpas.

Quero pedir desculpas aos turistas e a todos os brasileiros pela frase infeliz que proferi hoje, ao término de uma entrevista coletiva. Não tive por intenção desdenhar, muito menos minimizar os transtornos que estão sendo enfrentados pelos usuários do transporte aéreo. Eu mesma tenho passado por essa situação, quando viajo. Minha intenção foi dizer aos jornalistas e à população que viajar vale a pena, mesmo que os problemas nos aeroportos demorem um pouco mais, apesar de todo o empenho do governo federal para agilizar as soluções. Estamos trabalhando no Ministério do Turismo para fortalecer o turismo interno e para receber cada dia melhor o turista estrangeiro.

Sexualidade republicana

O deputado baiano José Carlos Aleluia (DEM) respondeu à frase da Ministra Marta Suplicy. A ministra disse a pouco em uma entrevista que os passageiros deveriam relaxar e gozar, um ditado popular que não deve ser dito por qualquer ministro de estado, mesmo que seja sexólogo. Aleluia respondeu assim: "Não basta o governo Lula ser o mais corrupto jamais visto no Brasil, como diz Mangabeira Unger, tem que ser também o mais debochado".
Vejamos, se a ministra fala sobre relaxar e gozar e o presidente lula em ponto G, nós podemos dizer que esse governo é pelo menos sexual.
Ainda reclamam do erotismo do Ministro Eros Grau.

A Natal européia

Para aqueles potiguares que sempre se deslumbraram demasiadamente com a Europa, hoje em dia nada mais agradável do que ficar em Natal, o novo pedacinho europeu. De ponta a ponta.
Os potiguares, com toda sua maleabilidade, absorveram com muita facilidade tudo que veio do velho continente e se estabeleceu em Natal, tudo mesmo.
Nossa cidade é citada no relatório da Secretaria de Estado dos Estados Unidos, aquela mesma que é dirigida por Rice. E a citação tem importância, é uma das mais importantes no que diz respeito a prostituição, inclusive a infantil. Isso remonta a Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, aquela mesmo onde apareceu Jack, o Estripador, o assassino de um monte de damas da vida. Ele oferecia uvas para atrair as moças. Além da inglaterra, não podemos deixar de citar a Holanda, onde a prostituição é tão aberta que os "manequins" são colocados nas vitrines das lojas.
Indo agora à Itália, somos obrigados a comparar o bagunçado e caótico trânsito de Roma com o de Natal. E o que é mais interessante, as belas e largas ruas de Petrópolis e Tirol foram projetadas por um italiano.
E a administração?! Essa aí não perde em nada para a desorganizada administração pública portuguesa, que teve que mudar muito, mas muito mesmo para conseguir entrar na União Européia. Mais bagunçado do que aquilo ali só os gregos. É uma burocracia tão burra quanto a nossa. E claro que os potiguares estão felizes com isso, afinal, somos iguais aos europeus.
Voltando a terra de Leonardo da Vinci, agora temos em Natal uns imitadores de Dom Corleone. Tem uns italianos cobrando aos lojistas de Ponta Negra um "aluguel" para propiciar a eles mais segurança. Já destruíram umas três ou quatro lojas, pra mostrar que quem manda são eles.
E nossa polícia?! Essa aí não perde em nada pra Russa. Aquela polícia sutil e sempre honesta, onde "os tumores são sempre extraídos". Que balela, mentira das grandes. A polícia russa é tão mal vista quanto qualquer outra PM neste nosso país.
Os franceses e os alemães lembram muitos alguns de nossos potiguares. Trabalham pouco devido a legislação trabalhista, os alemães trabalham coisa de seis horas por dia, e no final da tarde se reúnem para jogar conversa fora, claro. Os franceses tomam um café, talvez até um bom vinho no final da noite. Os alemães bebem aquelas jarras de cerveja, geralmente trazidas por uma mulher gorda e loira, que com seus braços fortes e roliços conseguem segurar até cinco canecas de um litro em cada mão.
E o leste europeu?! Esse é melhor nem citar. É melhor terminarmos com a frieza educada dos nórdicos. Esses sim, boa gente, tão boa que até hoje são chamados carinhosamente de bárbaros.

Paquerar pode

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu que paquerar no trabalho não é crime de assédio sexual. Isso mesmo, aquela paquerinha, a frase boba, o olhar nos olhos, estão liberados. o TJ do RS viu que isso é muito mais uma declaração de um bobo apaixonado, portanto, inofensiva.

Se vira nos 30

A Assembléia Legislativa do RN realizou ontem audiência pública da Comissão de Finanças e Fiscalização, a qual compareceram 3 secretários de governo - Planejamento, Administração e Tributação. O debate girou em torno do limite prudencial, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, atingido pelo governo. Os secretários falaram de tudo, puxaram pra cá, pra lá, mas não assumiram nenhum compromisso sobre o que se esperava: cortes nos gastos com cargos em comissão que possibilitem os aumentos salariais de algumas categorias assumidos publicamente pela governadora Wilma.

Os 3 secretários de Wilma foram ao debate cheios de graça e artimanhas, querendo "jogar a bola" para a oposição - assemelharam-se àquele antigo trio que alegrou as nossas infâncias com os seus filmes de humor. O secretário de Planejamento, Vágner Araújo, pós-graduado em orkut, tentou logo intimidar o jovem deputado Walter Pereira Alves, presidente da Comissão, perguntando se este retiraria a representação junto ao Ministério Público para investigar os gastos com pessoal do governo. Walter respondeu de pronto que será a favor de qualquer medida que vise reestabelecer as contas do estado e dar o aumento prometido aos salários dos funcionários públicos. O secretário Wágner esqueceu que o MP age de ofício e não precisa da provocação do deputado para continuar a tomar as medidas cabíveis ao claro descumprimento da LRF pelo governo Wilma.

O debate continuou e ocuparia muito espaço no blog, como também a paciência do leitor, registrar todas as pérolas ditas pelos representantes governamentais. Vale, no entanto, salientar o que disse o secretário de Administração Paulo César de Medeiros ao responder se a governadora já tinha conhecimento que o seu governo houvera superado o limite prudencial quando assumiu o compromisso de aumentar o salário dos funcionários públicos. Disse que sabia sim, mas imaginava que a arrecadação iria aumentar em um ritmo maior. O secretário de Tributação calado estava, calado ficou, ciente de que a única área que funciona bem no atual governo é justamente a arrecadação. O caro secretário Paulo César acabou criando um excelente guarda-chuva para quase todo deslize ou quebra de compromisso do governo - é só dizer que a arrecadação não aumentou o que se esperava.

O debate de ontem provou o seguinte: não é que falte cérebro ao governo Wilma - como afirmou o senador José Agripino. O problema é que os cérebros estão muito ocupados em dar respostas criativas e em outros afazeres. Já pensaram, então, se o chefe da Casa-Civil estivesse presente regendo a orquestra dos 3 secretários? Aí não lembrariam mais aqueles humoristas americanos e sim um quarteto brasileiro que fez muito sucesso. "Superpiruetas, ultrapiruetas, bravo, bravo!".

terça-feira, junho 12, 2007

De Lula sobre o irmão

"Eu não acredito que o Vavá seja lobista. Se vocês conhecerem o Vavá vão ver que ele está mais para ingênuo do que para lobista".

segunda-feira, junho 11, 2007

Cuidado presidente

A novidade em Brasília hoje é a Chama Olímpica, deve ser assim mesmo, com letras maísculas.
Ela chegou hoje pela manhã, foi trazida pelo Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB.
Na solenidade que aconteceu hoje lá no Palácio do Planalto, além de outras várias autoridades presentes, foram vistos os presidentes do Senado e da República. Senador Renan e Lula, os nomes do momento nas extravangantes e precisas operações da Polícia Federal.
Solenidade bonita. Formal claro, mas nosso querido Lula sempre quebra o gelo, sem trocadilhos.
Por falar em trocadilhos, disseram por lá: "cuidado presidente, quem brinca com fogo pode se queimar"
Ficou a dúvida sobre qual presidente se referiram?

A parada do Blog

Aos leitores, damos a satisfação:
Devido a problemas de saúde de um dos blogueiros e a viagem de outro, ficamos impossibilitados de fornecer novas notícias neste Blog.
Estamos de volta.