Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, março 02, 2007

O prejuízo de um ministério provisório

Lula afirmou que não tem pressa em realizar a reforma do seu ministério. Está se sentindo à vontade, sem pressões e com apoio popular. Ou seja, não é importante a eficiência da máquina administrativa, mas, pura e simplesmente, a situação política.

Imaginem um sujeito de terceiro ou quarto escalão, que tem o seu cargo vinculado à presença do ministro provisório. Será que ele consegue desempenhar bem as suas funções, ou apenas está batendo o ponto à espera de uma confirmação ou não do seu chefe?

Parece que o ex-metalúrgico se esqueceu da vida real.

PP decide não sair do Ministério

A bancada do PP decidiu que não vão largar o Ministério das Cidades. O Ministro Márcio Fortes disse que quem vai decidir é o presidente Lula.
Isso já sabíamos Ministro!

Recall para deputados

A idéia criou mais um defensor, ninguém mais do que o Presidente do TSE, o Ministro Marco Aurélio, com ele a palavra: "A sociedade reclama providências, reclama correção de rumos".
A idéia do recall é dar à população o direito de revogar o mandato de um político quando ele não tiver atendendo aos interesses públicos, por exemplo.
O Ministro também comentou sobre a reforma política, e disse que ela é necessária para "reestabelecer a credibilidade do parlamento".

Quem sair, agora paga

O PFL, agora PDA, decidiu que todo parlamentar que deixar a legenda vai pagar uma multa. O valor da multa foi fixado em quatro vezes o salário do parlamentar.
O parágrafo único do artigo 100 do Estatuto do partido diz o seguinte: "O filiado que, eleito pela legenda do PFL, vier a se desligar do partido durante o exercício do mandato, cometerá ato de infidelidade partidária e ficará sujeito ao pagamento de multa em valor que será fixado mediante resolução da comissão executiva nacional"
Esse aí é um bom exemplo a ser seguido.

Meirelles fica

Pra quem ainda tinha dúvidas sobre a permanência de Henrique Meirelles, a frase dita pelo presdiente Lula ontem deixa as coisas bem claras, ele disse: "A área econômica está blindada pelo sucesso dela”.
Então, fica todo mundo. Mantega e Paulo Bernardo do Planejamento.
E nada de reforma.

Genialidade governamental

O crescimento do PIB brasileiro é pequeno, mas uma mente brilhante já encontrou a solução: modificar a forma de cálculo do PIB.

Certamente os haitianos importarão a idéia.

quinta-feira, março 01, 2007

Intimidade entre poderes

A novidade aqui em Brasília é a reunião semanal, todas as segundas, que o presidente Lula terá com os presidentes das duas casas legislativas, o senador Renan e o deputado Chinaglia.
Pode parecer uma bobagem, ou pode até ter gente dizendo que isso será o máximo, pois se reunindo semanalmente fica mais fácil de decidir quais os projetos mais importantes para entrar em pauta. Certo?
A resposta não pode ser positiva, de maneira alguma pode ser. Essa intimidade excessiva entre os Poderes é prejudicial à democracia, muito prejudicial. Lula que nem toma conta do Executivo agora quer administrar o Legislativo, quer pautar o Congresso. Já tem gente sugerindo um pequeno acréscimo no artigo 2º de nosso texto constitucional, com a nova redação ele ficaria mais ou menos assim: "são poderes da União, independentes, harmônicos e promíscuos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário."
Nosso sistema presidencialista é capenga, permitindo que o presidente legisle o tempo todo com suas Medidas Provisórias que quase nunca são urgentes e nem possuem relevância. Nosso Congresso que deveria bloquear todas as MPs que não preenchem os requisitos constitucionais necessários não o faz, deixando que o presidente mande e desmande.
Pensando bem, já estamos entregues. O Executivo excede e o Legislativo perde espaço. Sendo assim, fica cada vez mais difícil acreditarmos que o Legislativo cumprirá uma outra função constitucional, que é a de fiscalizar o Executivo, portanto a corrupção deve continuar frouxa.
Com tanta submissão, agora oficializada às segundas, fica difícil acreditarmos em uma independência. Daqui a pouco vão querer se reunir com a Ministra Ellen Gracie pra resolver como serão julgadas as decisões mais importantes do país.
Viva essa grande República chamada Brasil.

Do filósofo Romário

Diante de tantas frases desparatadas do presidente Lula, é apropriado parafrasear Romário quando se dirigiu a Pelé:

"Lula calado é um poeta".

Desabafo do leitor

Gilson Melo disse...

Cara-de-pau esse presidente, nós cidadãos estamos acuados, ameaçados e ainda temos que assumir a culpa pela violência no nosso país. Cala a boca presidente!

Suplicy em Bagdá

O senador trapalhão Eduardo Suplicy foi autorizado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado para viajar para Bagdá no próximo dia 7, onde defenderá o seu programa de renda mínima. Os iraquianos estão assustados. Vão ter que escutar os intermináveis e sonolentos discursos do senador.

Nem Bush foi tão cruel.

Culpa ou responsabilidade?

Lula afirmou que todos os governantes e não governantes têm a sua parcela de culpa na questão da segurança. Está ficando mestre na arte de se esquivar dos problemas.

O governo federal deve assumir a responsabilidade pela segurança pública e não a sua culpa - ainda mais compartilhada.

E a nossa reforma agrária?

A Câmara aprovou ontem a Medida Provisória que doa R$ 20 milhões para a Bolívia, aquele mesmo país que triplicou o valor do gás vendido para nós. Aquele vizinho cujo o presidente deixou os presidentes da Câmara e do Senado plantados em frente ao Congresso esperando sua visita que não houve.
Não acreditamos que seja um grande erro doar dinheiro ou qualquer outra coisa para nossos vizinhos mais necessitados, todavia, temos que ser firmes quando necessário. Ora, por que não usar esse dinheiro na nossa reforma agrária que mata dezenas todos os anos e causa prejuízos incauculáveis ao nosso país?
Vale lembrar que esse dinheiro foi dado para assegurar que os brasileiros que moram na região de fronteira com a bolívia sejam regularizados. Cerca de sete mil pessoas. Já pensou? Estamos comprando a liberdade de nosso povo.
Esses bolivianos negociam até a mãe.

Aclamação no Oscar

O ex-vice presidente dos EUA e candidato a presidente derrotado, Al Gore, viveu momentos de "popstar" no Oscar. O documentário "Uma Verdade Inconveniente" foi premiado e a Academia se rendeu ao grande ativista ambiental. Bem humorado e acompanhado de Leonardo Di Caprio, Al Gore fez brincadeira com uma suposta nova candidatura à Presidência.

Assistindo ao Oscar, chegamos à seguinte conclusão: cuidado com o voto, pois a sua repercussão pode ser desastrosa. Al Gore perdeu as eleições presidenciais para George Bush, apesar de ter conseguido mais votos populares. E se tivesse ganho...

O mundo teria hoje outra configuração.

Principal fato do segundo governo Wilma

O segundo governo Wilma nasceu pagando os pecados do primeiro governo. Da falta de controle dos gastos, do baixo investimento e da má gestão em áreas essenciais. Descumpriu de cara a Lei de Responsabilidade Fiscal ao criar secretarias e cargos mesmo tendo ultrapassado o seu limite prudencial. O estreante deputado Walter Alves alertou o governo e os órgãos competentes para o fato, colocando-se numa postura firme, mas serena, própria de uma oposição fiscalizadora.

No entanto, o principal embaraço causado à governadora foi a entrevista da nova secretária de educação, Ana Cristina, que colocou os pontos nos "is" e descreveu qual a atual situação da educação do estado: comprometimento com folha e custeio de 99%, altos índices de reprovação e evasão escolar e alunos terminando a 4ª série analfabetos.

O primeiro governo fez bobagem e o segundo governo paga o pato. Mas parte dele está esperneando.

À reboque do crescimento mundial

O governo brasileiro não está sabendo aproveitar o bom momento da economia internacional. O "espetáculo do crescimento" prometido foi frustrado. Prometeram um crescimento em uma velocidade de Shumacher e a realidade ficou aquém de Barrichello. A média de crescimento do primeiro governo Lula foi exatamente igual a do primeiro governo FHC: 2,6%. Em 2006, o nosso PIB cresceu 2,9%, enquanto o mundo cresceu a uma média de 5,1% e os países emergentes, 7,3%. Agora, se quisermos comemorar algum crescimento, a nossa carga tributária bateu novo recorde, 38,8% do PIB no ano passado. Gol contra.

O Regimento e Carreiro

Ontem ao entardecer, no plenário do Senado Federal, houve uma discussão a respeito da possibilidade de poder apartear ou não o discursso de líder, aquele de cinco minutos. Pois bem, participaram da discussão dois grandes conhecedores do Regimento Interno do Senado, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Tião Viana (PT-AC) e ainda o senador Álvaro Dias, que presidia os trabalhos. Durante a discussão o senador Viana chegou a dizer que desta vez, "infelizmente", Raimundo Carreiro, o secretário-geral da mesa já escolhido para ser Ministro do TCU, estava equivocado, o que causou espanto aos presentes, afinal, o secretário nunca tinha errado.
Final da história: após vinte minutos de discussão material, sem qualquer substância, mais uma vez o Regimento Interno Ambulante, como também é conhecido Raimundo Carreiro, estava certo.

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Segunda feira parada

Por motivos técnicos o Blog parou ontem.
Parada também está boa parte da obra da linha amarela do metrô de São Paulo, e para conferir a real situação do metrô, o Senado enviou membros da Comissão de Assuntos Econômicos para fiscalizar de perto o que está acontecendo. O senador Garibaldi Filho esteve presente.
Para acompanhar os senadores, o Governador José Serra indicou João Faustino como representante do Estado de São Paulo.
João Faustino sempre foi homem com trânsito fácil no PSDB, hoje ocupa função importante no Gabinete da Casa Civil do Governo de São Paulo, despacha lá mesmo no Palácio dos Bandeirantes.