Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, março 31, 2007

O retrato da administração pública no Brasil

“Como presidente do PDT, terei de abrir espaço para contemplar o partido com cargos. Na Previdência, o perfil é mais técnico e os quadros são de carreira. Mas no Trabalho terei mais condições de colocar pedetistas no governo”.

De Carlos Lupi, novo ministro do Trabalho.

Está havendo uma disputa dentro do governo para ver quem é mais engraçado.

Até quando?

O caos aéreo se arrasta no Brasil desde meados de outubro do ano passado, com alguns momentos de certo alívio e de esperança de que a situação caminhasse para a normalidade e outros de confusão generalizada e de total desrespeito com o cidadão. O presidente Lula bateu na mesa e, depois de 5 meses de falta de ação governamental, exigiu dia e hora para os seus auxiliares darem uma solução para o caso; tão logo disparou a frase de efeito, viajou para missão nos EUA. O seu substituto, José de Alencar, fez piada. Waldir Pires, ministro da Defesa, parece estar em permanente estado de nirvana. Todos os envolvidos, menos ele, já perderam a paciência. Ele já afirmou que admite tudo, menos que percam a paciência.

Parece que Lula não está realmente preocupado com a situação. Quando o caos aperta, ele aparece e exige uma ação enérgica que nunca vem. Na verdade, confia no seguinte: a maior parte de seu eleitorado não possui renda para viajar de avião com freqüência.

sexta-feira, março 30, 2007

Lula viajou

Ao contrário de milhares de brasileiros, o Presidente Lula viajou hoje rumo a Washington, pra negociar qualquer coisa com o presidente americano.
Pois é, esses muitos brasileiros que não conseguiram viajar hoje ficaram nos aeroportos. Os controladores de vôo fizeram Lula passar por mentiroso, ele disse que a crise estava perto do fim.
A verdade é que os brasileiros chegaram ao seu limite, e o nível de tolerância é zero.
Só Deus sabe o que acontecerá daqui pra frente.

Líderes do PMDB fumam o cachimbo da paz

Os senadores Renan Calheiros e José Sarney se reuniram ontem com o deputado federal Michel Temer, presidente nacional do PMDB. Houve uma nítida divisão entre as bancadas do Senado e da Câmara na Convenção do PMDB e Michel Temer levou a melhor. Agora, os líderes PMDBistas sentaram para cortar as arestas e caminhar unidos na luta por espaços no governo Lula. Cada vez mais, o governo vai ter a cara desses três políticos.

300 filmes para ver antes de morrer

Muito bom o guia da revista Época sobre a Sétima Arte. Como eles mesmo definem, é "um guia pop com o melhor do cinema". Sem preconceitos ou erudições exacerbadas. Não constam apenas filmes clássicos e difíceis como "Morangos Silvestres" de Ingmar Bergman, ou filmes cults como "Laranja Mecânica" de Stanley Kubrick e "A Bela da Tarde" de Luis Buñuel, no qual Catherine Deneuve é uma linda devassa. Não é uma lista consagrada ou referendada por um grande crítico de cinema. É apenas uma lista eclética, bem escolhida e bem pesada entre todos os gêneros de filmes, sem fazer nenhuma exclusão. São filmes recentes ou antigos que, por alguma razão, tendem a não mofar nas prateleiras. Devem ser sempre vistos e revistos - por diletantismo estético ou pura diversão. Não faltam no guia o ótimo "007 Contra Goldfinger", "Procurando Nemo" e até "Babe, O Porquinho Atrapalhado". Aqui ou acolá, encontramos algo que algum crítico ou nós mesmos definamos como porcaria, mas devemos compreender as razões das escolhas que estão muito bem explicadas no guia. Mãos à obra e não esqueçam da pipoca.

De Boris Casoy

Sobre a sua saída da Record:

"não tenho prova de nada, mas as informações que determinadas fontes me dão é que a saída teve razões políticas mais profundas, cujas raízes partiram do Palácio do Planalto".

A visão de um educador

O professor François publicou em seu blog:

Wober e a entrevista na qual nada disse...

Ao me deslocar para o trabalho hoje pela manhã, ouvi pelo rádio a entrevista de Wober Júnior, da Casa Civil ao jornalista Diógenes Dantas. Fiquei bastante triste e indignado, pois o mesmo demonstrou que o governo enxerga uma realidade muito diferente daquela que nós, simples cidadãos percebemos. A educação mais uma vez foi tratada de forma desconexa, pois o que o secretário afirmou não condiz com a realidade, pois quem é da área sabe que várias das promessas, como progressão e salários dos professores do concurso de 2000, ainda seguem emperradas nas gavetas da burocrática administração vilmista.
Pior que isso, o discurso de Wober, por demais demagogo, tentando fugir da discussão e falando sobre o cenário do Brasil e do Chile.
Ora, todos nós sabemos que, para políticos como Wober, quanto mais ignorante for o nosso povo, melhor.

http://professorfrancois.zip.net/

François,
Pior do que constatar a péssima situação de nossa educação é verificar que os gestores enxergam realidade diferente. É o que ocorre com o deputado e secretário Wober. Será que vivemos no mesmo estado que ele? Custa-nos a acreditar.

O silêncio da madrugada

A madrugada assombra mesmo aos que dela são habituados. Notívagos inveterados, insones ou novos adeptos do hábito de ficar algumas madrugadas em claro. É um silêncio quase absoluto, quebrado apenas por alguns sons. Mesmo os que costumam aproveitar o horário para assistir a filmes ou ouvir música, normalmente fazem em um volume baixo. É um momento difícil, no qual deveríamos sonhar de olhos fechados, mas estamos, deliberadamente ou forçosamente, sonhando de olhos bem abertos. Os insones, como eu, utilizam-se, na maioria das vezes, desse horário para refletir sobre as suas vidas e sobre o mundo que nos cerca. São pessoas que se preocupam. Carregam nos ombros as dores do mundo. Não param de pensar, a cabeça está sempre moendo e remoendo pensamentos e projetos. É um bom momento para uma leitura ou para dividir, mesmo que solitariamente - a internet nos permite isso - os nossos sonhos. Se esse texto encontrar algum interlocutor ainda nessa madrugada, espero que essa curta reflexão desconexa o faça mais leve - não é só você que passa as noites em claro envolto em sonhos quixotescos e armado com uma lança que rasga a madrugada.

quinta-feira, março 29, 2007

De Afonso Arinos

Em 1951, Getúlio Vargas voltou ao poder pelo voto popular. Não tinha mais em suas mãos os mesmos instrumentos repressivos e de alto exaltação próprios da ditadura, mas conseguia com o seu carisma convencer as massas. Na oposição, destacavam-se Carlos Lacerda e Afonso Arinos. Em discurso célebre, Afonso Arinos, o mais comedido dos oposicionistas, pediu a deposição de Getúlio, após o atentado da rua Toneleiros, o fim do governo estava mesmo próximo. Comentando o estilo personalista e caudilhesco de Vargas, falou: "por falta de um DIP, o presidente fez-se DIP de si mesmo".

É tempo de lembrar do DIP.

TV pública ou estatal?

O governo Lula executará a idéia de uma TV Pública. O responsável por sua implantação é Franklin Martins, que assume hoje a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O presidente declarou que a TV não vai ser criada para ser chapa-branca, pois chapa-branca "enche o saco". Diz ele que a TV será informativa. Vocês acreditam?

Está havendo aí uma grande confusão entre o conceito de público e de estatal. A nova TV será pública conceitualmente, mas na prática pertencerá ao estado e, sabemos, será convertida em instrumento para os donos do poder se perpetuarem. Lembra o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - criado na ditadura Vargas em 1939. O Departamento foi decisivo para manter o ditador no poder até 1945. Lembrando ainda que essa brincadeira nos custará 250 milhões/ano.

Quadrilha, por Cláudio Humberto

Na sua coluna de hoje, Cláudio Humberto lembra que as quadrilhas estão perto.
Cronograma
Como a reforma ministerial vai devagar e ainda vem por aí a montagem do segundo escalão, é possível que a nova estrutura de governo só esteja definida na fase junina. Quando será momento de formação de quadrilhas

quarta-feira, março 28, 2007

Clodovil Hernandez pode estar dengoso

O deputado Clodovil acordou com o corpo dolorido. Agora à tarde deixou Brasília e faz exames em hospital de São Paulo. A suspeita de que está com dengue aumentou porque o deputado passou o fim de semana em Tambaba - desculpem - em Ubatuba, onde várias pessoas foram internadas com a doença.

O mandato pertence ao partido

O PFL provocou e o Supremo respondeu: o mandato pertence aos partido e não ao parlamentar. Nessa brincadeira, 36 deputados federais estão encrencados. Podem perder os seus mandatos se os seus ex-partidos entrarem na Justiça, ou então que voltem para os seus partidos.

PF mostra trabalho

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte, comandada atualmente pelo Delegado Luiz Fernando Ayres mostrou ser eficiente.
A "Operação Testamento" prendeu ontem 12 pessoas em Natal. Os crimes são os mais diversos, sonegação fiscal, comércio ilícito de doláres, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes contra o Sistema Financeiro e formação de quadrilha.
Ayres tem serviços prestados ao Brasil. Participou das investigações que culminaram na prisão do então Senador Jader Barbalho. Participou da CPI dos Bingos, auxiliando o Senador Garibaldi Filho. E teve participação em várias outras operação importantes da PF.
Bom para o Rio Grande do Norte, que está sendo invadido por esses "gringos".

Vai demitir ou não?

A titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial - algo com esse nome complicado não pode dar certo - afirmou que racismo de branco contra negro pode. Se o presidente tiver o mínimo de bom senso, vai demitir a ministra. Mas, o que esperar de um presidente que mantém no Ministério da Defesa alguém que há seis meses não consegue resolver a crise nos nossos aeroportos?

terça-feira, março 27, 2007

Wilma denunciada por improbidade administrativa

O procurador-geral de Justiça, José Alves da Silva, ajuizou ontem Ação Civil Pública contra a Governadora Wilma Maria de Faria e outros. A acusação é de improbidade administrativa. Além da perda de direitos políticos, a ação pede ainda o ressarcimento aos cofres públicos de R$ 6 milhões. O procurador alega irregularidades na publicidade do Governo do Estado durante o período de 2003 à 2006 quando a propaganda institucional foi utilizada como instrumento político-eleitoral da governadora. Além de Wilma, são parte na ação: o assessor de Comunicação Social, Rubens Lemos Filho; a subcoordenadora de Publicidade, Antuérpia Fernandes Forte; e o publicitário e servidor público estadual Alexandre Macedo.

Ficou uma dúvida: empresa de servidor público pode ser contratada para realizar propaganda do governo?

Isso é o que dá criar tanto ministério

Todo dia aparece um ministro de Lula falando uma besteira, quando não ele. Isso é o que dá criar tanto ministério, afinal a prerrogativa de dizer bobagem deveria ser do presidente. Sobre a inflação de ministérios, Cláudio Humberto lançou uma enquete:

São 37 ministérios, mas ainda falta um. Qual?
Dos 30%
Do blablablá
Das causas impossíveis
Do óleo de peroba
Dos "heróis"
Dos sem-ministério
Do Zé

Fonte: http://www.claudiohumberto.com.br/

Discriminação contra os judeus

A ministra precisa lembrar que Hitler se aproveitou da pujança econômica de boa parte dos judeus da Alemanha para insuflar a população contra eles. A partir dessa brincadeirinha, o preconceito contra os judeus foi crescendo vertiginosamente e milhões deles foram assassinados durante a Segunda Grande Guerra.

Preconceito é não respeitar as diferenças, ministra! Seja contra pobre ou rico, preto ou branco, letrado ou iletrado, velho ou novo, mulçumano ou judeu, católico ou protestante, homem ou mulher.

Posição "anta"lógica

A ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), afirmou considerar natural a discriminação dos negros contra os brancos. Lembrou, em entrevista à BBC, que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco". "Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”.

Será que é racismo chamar a ministra de anta?

Chá de cadeira de 8 meses

O prefeito de Janduís Salomão Gurgel (PT/RN) espera há 8 meses ser recebido pela governadora do RN Wilma de Faria. O prefeito é aliado da governadora. Imaginem se não o fosse.

E a crise aérea?

Ficou chato até comentá-la. Nada é resolvido, Waldir Pires continua no cargo e Lula rindo de todos e voando em "céu de brigadeiro".

Festa americana

A festa americana é aquela em que o anfitrião oferece apenas o espaço e os "comes" e "bebes" ficam por conta dos convidados. É assim que a governadora Wilma está agindo ao lançar o seu PAC. Anunciou com estardalhaço um investimento na ordem de 20 bilhões nos próximos 4 anos, no entanto, desse volume de recursos, o governo do estado entrará com apenas 8,5%. Isso se os conselhos do consultor Apolinário prosperarem, pois se Wilma continuar investindo o percentual atual, nem os 8,5% serão atingidos.

Para quem está passando sede - educação e saúde sucateadas e polícia encacerada enquanto os bandidos fazem a festa - Wilma está jogando com a miragem de um oásis.

segunda-feira, março 26, 2007

Toffoli misturando as coisas

O Advogado-Geral da União, que tem por competência constitucional representar a União judicial e extrajudicialmente e ainda prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo, abriu a boca para defender o direito de José Dirceu, seu ex-chefe na Casa Civil, de pedir anisitia de sua cassação política.
O resultado dessa declaração em entrevista publicada ontem na folha de São Paulo foi criticada pelo presidente da OAB.
José Antônio Dias Toffoli era advogado eleitoral do PT, agora ocupa um dos cargos mais importantes da República. Parece que não aprendeu a diferenciar a vida privada da pública e acredita que José Dirceu é seu cliente.

domingo, março 25, 2007

De Cláudio Humberto

Milagre brasileiro

Na primeira visita de João Paulo II ao Brasil, eram doze ministros. Agora, o Papa Bento XVI verá o milagre da multiplicação que nem o futuro santo Frei Galvão saberia explicar: o governo Lula soma 34 ministérios. Por enquanto.