Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, abril 28, 2007

Sobre o Poder Judiciário

Seria bom se todas as sacanagens do Poder Judiciário se resumissem aos escritos do ministro Eros.

As crianças de Dickens

Ivan Maciel de Andrade - advogado

Em meio à discussão sobre a redução da idade (de 18 para 16 anos ou, talvez, menos) para efeito da responsabilidade penal (considero preferível a idéia de submeter o menor a exame psiquiátrico para avaliar o seu grau de discernimento) - sinto-me emocionalmente impelido a relembrar as crianças dos romances de Charles Dickens. Crianças inicialmente amarguradas mas que conseguem ser felizes com o apoio de adultos de quem se tornam amigos para o resto da vida. Extraordinária a afeição que se forma entre crianças e adultos, que se protegem reciprocamente, tornam-se cúmplices, sentindo-se, uns e outros, marginalizados, inábeis, incapazes diante do mundo pragmático, cheio de maliciosas sutilezas, estranhamente complexo em que vivem.

Existem também nos livros de Dickens aqueles adultos enormes, assustadores, que ameaçam as crianças, por necessidade ou prazer de impressioná-las. Mas também esses adultos, aparentemente maus, quase sempre criminosos foragidos, revelam-se essencialmente bons, vítimas de intrigas, traições e trapaças promovidas por experimentados e hábeis espertalhões.

Quanta força vital se contém nos livros de Dickens. As “Grandes Esperanças”? Poderemos renová-las sempre, a qualquer momento, acompanhando as aventuras de um menino criado por uma tia exigente e pirracenta (mas que o amava, à sua maneira rígida e autoritária) e por um tio que, apesar de meio bronco, desajeitado, extremamente submisso e obediente à esposa, adorava o menino e lhe fazia, às escondidas, todas as vontades. Os livros de Dickens restauram o clima da infância, seus temores, suas alegrias, seus espantos, a confiança e a desconfiança que surgem nas relações com os adultos. Tudo ampliado pela hipersensibilidade da inexperiência que permite à imaginação as criações mais arbitrárias e simultaneamente as mais obsessivas: a interpenetração do real e do onírico, do vivido e do sonhado, daquilo que se sente e do que é apenas imaginado.

Na criança estão a criatura e o Criador; o fruto e a semente; o mistério do início e a razão de ser biológica da espécie; a renovação de todos os questionamentos e a avaliação de todas as respostas; a busca e a certeza; a fragilidade e o prodígio da condição humana. Nós todos renascemos a cada nova experiência, a cada novo momento da vida, a cada nova motivação existencial. Foi esse o ensinamento de Cristo: a ressurreição. É preciso renascer. Renascer para a fé; renascer para a esperança; renascer para o amor; renascer para a vida. Nada nos impede de chegar à mensagem de Cristo, nem os vendilhões do templo, nem os “sepulcros caiados”, nem os fariseus, nem os centuriões de César, nem a falsa idolatria de Judas. Sua mensagem está acima de credos, igrejas, liturgias, cânones, dogmas, apostolados, indulgências, fanatismos, do poder e da arrogância dos que se dizem seus representantes ou discípulos e transformam a fé em negócio rentável ou instrumento de ascensão pessoal. Cristo foi um revolucionário, na dimensão humana e social. Ele veio revolucionar valores que orientam a vida interior e a vida relacional dos homens.

Quando debatem sobre a sorte das crianças, lembro-me das palavras de advertência proferidas por Cristo para quem vier a ofender alguma delas. “Ai de quem”, diz Ele. E quem pagará, em nosso mundo declaradamente cristão, pela fome, pela miséria, pelo abandono, pela morte, pelo aviltamento de tantas e tantas crianças que mal sabemos que existem e pelas quais nada, nada fazemos ou pretendemos fazer? A pergunta talvez devesse ser outra: quando nos tornaremos suficientemente cristãos para termos vergonha de nós mesmos? A santa vergonha da autocrítica. Com isso, não proponho nenhuma atitude complacente com relação aos criminosos infanto-juvenis. A violência precisa ser combatida duramente. Mas precisamos crescer como país, para oferecer mais educação, mais emprego, mais oportunidades de vida aos que, hoje, desejamos - com toda razão - punir da forma mais rigorosa e implacável. As crianças de Dickens são todas as crianças.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/coluna.php?id=2004&art=40863

O recuo de Fátima Bezerra

Ninguém entendeu a deputada Fátima Bezerra (PT/RN). Tudo estava acertado para que ela, os deputados Nélio Dias e Henrique e o senador Garibaldi Filho transferissem para o senador José Agripino 2,2 milhões de suas emendas de bancada, em virtude do senador ter disponibilizado 11 milhões para a reforma do Machadão. Na hora "H", Fátima recuou e não realizou a transferência. Garibaldi e Nélio entraram então com 1,1 milhão a mais cada um para compensar a saída da deputada. O que houve? As especulações correm soltas para explicar o ato de Fátima.

quinta-feira, abril 26, 2007

O Machadão é nosso

O Machadão é de todo o povo do Rio Grande do Norte, mas é importante deixar claro que não foram todos os parlamentares do estado que liberaram dinheiro de suas emendas.
Com montantes iguais de R$ 2,2 milhões, os senadores José Agripino e Garibaldi Filho e os deputados Henrique Alves, Nélio Dias e Fátima Bezerra, foram os que ajudaram na reforma do maior estádio do estado.
Isso mesmo, os deputados da copa da governadora não ajudaram com 1 realzinho.

O paradoxo governamental

É interessante como as propagandas publicitárias do governo federal confundem o cidadão. Ora, o Banco Central orienta que o cidadão utilize mais as moedas, pois muitas caem no esquecimento do povo e acabam saindo de circulação, dificultando assim trocos e pagamentos de valores quebrados. Por outro lado, a Caixa Econômica Federal sugere a utilização de cofrinhos, fornecendo-os através da própria instituição, numa campanha publicitária que toma conta da televisão o dia todo.
O mais interessante mesmo é que tudo isso é pago com o dinheiro do contribuinte que está cada vez mais confuso, sem saber quais são as reais intenções do governo.

quarta-feira, abril 25, 2007

Humor potiguar

A governadora Wilma ficou irritadíssima com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, por causa do comentário de que o governo do estado não entrou com nenhum tostão na reforma do Machadão. Confidenciou a um auxiliar que não havia necessidade de Carlos ter agido dessa forma.

Ou seja, todos devem trabalhar para que a governadora apareça nas fotos. E que ninguém reclame.

Ainda sobre Zulaiê

Lembrando do passado:

"José Serra e FHC queriam ser ministros de Collor, Covas bateu o pé e não deixou. Se quiserem aderir ao governo, que saiam do partido".

Apagão em dose dupla

O governo se articulou para impedir a CPI do Apagão Aéreo e o tiro saiu pela culatra. Teremos investigação do caos dos aeroportos em dose dupla. Foi lido hoje o requerimento de criação da CPI no Senado e o STF se pronunciou em sua unanimidade pela imediata instalação da CPI na Câmara. Inclusive com o voto da sensação do momento, o porno-escritor Eros.

A língua afiada de Zulaiê

A deputada federal Zulaiê Cobra, umas das fundadoras do PSDB, desfiliou-se do partido. Saiu metralhando, bem ao seu estilo:

"O PSDB parece aquele cachorrinho sem caráter, que após apanhar do dono sem piedade, volta com o rabo abanando e sobe a rampa do palácio."

É disso que o povo gosta!

O livro de Eros Grau está vendendo muito bem. O estoque à venda na livraria Cultura de Brasília acabou de esgotar.

Bate-papo

Seria interessante juntar em um bate-papo o presidente Lula e o ministro Eros Grau. Falariam sobre todo o abcdário do sexo, passando, é lógico, pelo "ponto G".

Impróprio para todas as idades

Leiam esse trecho do novo livro do ministro Eros Grau:

"Os dois entraram na casa para buscar alguma coisa. Xavier abraçou-a, juntou seu corpo ao dela e ela sentiu o pênis teso. Tirou para fora e pediu-lhe que pegasse. Foram não mais do que dois ou três segundos, agarrou e largou, como se tocasse um ferro em brasa -era, de fato, um ferro em brasa. Uma amiga, ao voltar da lua-de-mel, contou-lhe que, quando entrava, era como se aquela coisa viesse, por dentro, até a garganta."

Se alguém ainda tiver pensando em comprá-lo, sugerimos, ao invés do livro, uma dessas revistas pornôs - possui a vantagem de vir com fotos.

terça-feira, abril 24, 2007

Curupaco!

A governadora Wilma de Faria (PSB/RN) está se notabilizando por pegar carona em obra alheia. Em sua campanha eleitoral, apropriou-se de programas do governo federal, como o bolsa-família. Já na semana passada, ao visitar a reforma do estádio Machadão, o prefeito de Natal Carlos Eduardo deparou-se com Wilma, que não contribuiu com nenhum centavo para a obra. A governadora acabou saindo em todas as fotos da imprensa local, como "papagaio de pirata".

Recordar é viver

De Mangabeira Unger sobre Lula em novembro de 2005:

Avesso ao trabalho e ao estudo, desatento aos negócios do Estado, fugidio de tudo o que lhe traga dificuldade ou dissabor e orgulhoso de sua própria ignorância, [Lula] mostrou-se inapto para o cargo sagrado que o povo brasileiro lhe confiou.

E a bolsa?!?!?

Parece que não conseguimos resisitr. A BOVESPA opera em baixa e dolar continua caindo.

E as bolsas...

Bom, por enquanto resistimos bem a queda das bolsas lá do outro lado mundo.
A BOVESPA opera em alta e o dolar tá caindo.

Contos de Eros

O Ministro, professor e escritor Eros Grau lança hoje aqui em Brasília um livro que quebra definitivamente qualquer protocolo. O livro "Triângulo no Ponto" relata passagens que o próprio autor as chama de sensuais.
O Ministro já morou em Natal, e a peculiar mangaba é sua fruta predileta.
Já pensaram se essa moda pega? Já tem gente esperando o livro da Ministra Ellen Gracie.

Bolsas em queda

Essa terça-feira promete ser turbulenta na bolsa de valores de São Paulo. Quase todas as bolsas de valores da Asia abriram em baixa.
Foi de uma ponta a outra, Hong Kong, Kuala Lumpur, Cingapura, Bangcoc, Jacarta, Manila. Parece que foi tudo.
Tem gente por aqui que nem vai dormir, só esperando a hora de abrir o mercado financeiro. O dolar ninguem sabe o que pode acontecer com ele.
E por falar em dólar e de quem não consegue dormir, dizem por aqui que tem doleiro sabendo de tudo o que foi feito com o dinheiro retirado do esquema de corrupção desarticulado pela operação furacão. Os investimentos dessa turma são variados, estão em vários países por aí. O interessante é que esse doleiro tá foragido. E o mais interessante é que tem muita gente querendo que ele continue assim.
Essa semana em Brasília vai ser de muitas novidades.

segunda-feira, abril 23, 2007

As duas cabeças

A tão anunciada degola de duas cabeças no Rio Grande do Norte ainda não aconteceu.
O pior é que está matando o povo de curiosidade, e a jornalista não fala de jeito nenhum.
Vamos esperar. Nós aqui do Blog também estamos curiosos.

Quarta feira aérea

Está na pauta de quarta-feira do STF o mandado de segurança impetrado pela oposição contra a decisão da mesa da Câmara de arquivar a CPI do Apagão Aéreo.
O relator do processo, o Ministro Celso de Mello, já demonstrou que é favor da abertura da CPI, tendo em vista a obedicência de todas as exigências para a instalação da mesma.
Esta semana promete em Brasília.

Se conhecem

O presidente da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia, conhece muito bem os deputados que ali trabalham. Com receio de vazamento de informações, Chinaglia não deve requerer a Polícia Federal uma cópia do inquérito que investiga a venda de sentenças judiciais e um esquema pra favorecer donos de bingos.
Claro que isso não deixa de ser uma boa desculpa para não se meter no olho do furacão, mas, infelizmente, temos que concordar que o presidente tem razão.

domingo, abril 22, 2007

E a gozação começou

Cláudio Humberto já apelidou o ministério do gringo: "Sealopra".