Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, fevereiro 17, 2007

Do Blog do Pirula

Cala boca...

Boa noite

A Constituição Federal do Brasil garante a liberdade de expressão no seu artigo 220, isto é fato, mas este direito será suspenso durante a realização dos jogos Pan Americanos no Rio de janeiro por determinação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Simplesmente os atletas brasileiros estão proibidos de postar ou atualizar seus blogs, fotogs e sites durante a realização dos jogos. A justificativa é que são regras do Comitê Olímpico Internacional (COI) e medidas semelhantes foram tomadas nas olimpíadas realizada na Grécia, tudo mentira. Diversos atletas brasileiros mantiveram atualizações durante os jogos de Atenas em seus domínios virtuais. Não sei qual o medo ou temor que os organizadores do evento têm para tomar uma decisão tão estúpida e ditatorial como esta, sem nenhuma justificativa no mínimo aceitável. Uma razão que vejo é o medo de sofrer alguma crítica, muitos não aceitam ser criticados e acham que o melhor remédio é amarrar uma mordaça na boca e encarar o crítico como um inimigo mortal. Ninguém gosta de ser criticado, mesmo que sendo construtivamente, é um mentiroso a pessoa que diz que gosta de ser criticado. Devemos ouvir as críticas e selecionar as que sejam pertinentes para analisarmos algo que acrescente em nosso eu, o resto você deixa entrar no ouvido para sair no outro.

http://www.vpirula.blogspot.com/

Valmir, realmente é preocupante o cerceamento da liberdade. Começa assim, abre-se uma exceção aqui e outra acolá, e o resultado é sempre imprevisível.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Bom carnaval

Na folia ou descançando, ou, até mesmo, trabalhando - pois carnaval é época também para alguns ganharem dinheiro, os empresários do entretenimento, muito; e pobres trabalhadores, algum trocado - feliz carnaval para todos. Foi-se o tempo em que todos se esqueciam dos problemas no carnaval. Várias músicas entoam um clima romântico e mágico. Qualquer um pode ser "rei, pirata ou jardineira; pierrô ou colombina". Usar a imaginação e esquecer, esquecer que vive num mundo de injustiças e perversidades. Mundo em que vidas são ceifadas por falta de oportunidades ou de amor à própria humanidade.

Pois bem. O carnaval não é mais o mesmo, até porque o mundo não é mais o mesmo. Até o clima está diferente. No entanto, é sempre tempo de parar e renovar as esperanças. Para muitos, o ano só começa depois do carnaval.

Um pouco de fantasia não faz mal a ninguém.

Comentário do leitor

Do professor François:

"(...)covarde mesmo foi a atitude da governadora que na campanha para se reeleger prometeu o aumento aos policiais. Na época, qualquer pessoa com discernimento sabia que a promessa da então candidata era mero oportunismo. A PM está dando o troco, a greve é legítima. Pena que quem paga o pato não é a governadora, e sim o povo do Rio Grande do Norte".

De Walter Alves

O deputado Walter Alves (PMDB/RN) considerou a mensagem da governadora Wilma de Faria “vazia e protocolar”.

Faça isso não deputado. A professora Wilma, há muito tempo fora da escola, deve estar procurando nos dicionários o significado da palavra "protocolar".

Caso de polícia....

Pelo que tudo indica, a polícia do Rio Grande do Norte entrará em greve. Parece que a governadora não cumpriu mais um de seus acordos, ou mais uma de suas promessas.
Para uma cidade como Natal que saiu da posição de 2ª mais segura para a 6ª mais perigosa (em quantidade de homicídios) nos últimos quatro anos, só podemos esperar o pior.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Segurança em pauta

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) fez pronunciamento sobre segurança pública. Debateu a questão da diminuição da maioridade penal, mas ressaltou que a medida urgente não é legal e sim institucional. O importante é que se implante um plano nacional de segurança pública e que o presidente Lula assuma a responsabilidade pelo problema. Tocou também na questão do não-contigenciamento das verbas destinadas à segurança. Lembrou que quando foi relator da LDO propôs a medida que foi vetada pelo governo federal. "Ou o presidente Lula assume de vez a responsabilidade pela segurança ou continuaremos a assistir a uma guerra de muitas vítimas. Prioridade se define com recursos. Sem eles vira mera peça retórica". O senador salientou que os estados não têm como arcar sozinhos com as medidas de segurança pública, em função da falta de recursos e do aumento da criminalidade.

Muito poder e pouca idade

Ontem foi divulgada no Blog uma lista com os presidentes já escolhidos das comissões permanentes da Câmrara. Nós gostaríamos de chamar atenção para o presidente da CCJ, o deputado carioca do PMDB Leonardo Picciani. Este jovem deputado é filho do presidente da Assembléia Legislativa do Rio, o deputado Jorge Picciani.
É pelo menos curioso a escolha de um deputado tão jovem e novo na casa para assumir uma das mais, se não a mais, importante comissão da Câmara. E olhem que por lá não tem ninguém bôbo!
Por que será que escolheram ele? Ficamos curiosos.

Como é bom perder uma eleição sendo do PT

A candidata ao governo do DF pelo PT, Arlete Sampaio, saiu derrotada. Foi nomeada, hoje, pela ministra Dilma Rousseff para a Secretaria Executiva Adjunta do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Vai receber mensalmente algo em torno de R$ 7 mil.

Comentário do leitor

Sobre o chá de cadeira que Renan Calheiros e Arlindo Chinaglia levaram do presidente da Bolívia, Valmir do Blog do Pirula disse:

"Ficaram desMORALESzados".

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

De Cora Coralina

"Aprende o que não souberes e ensina o que aprenderes".

Até tu, Jefferson?

Antes do segundo turno da eleição presidencial, o senador Jefferson Péres anunciou que deixaria a vida pública se Lula vencesse.

Lula venceu. Jefferson continua na vida pública. E, agora, apoia Lula.

Programa de índio

Ficar perfilado durante 1 hora à espera do presidente da Bolívia, Evo Morales, e depois, receber a notícia de que o chefe de estado desistiu de aparecer.

Mas bem que os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Arlindo Chinaglia merecem.

Nem apareceu

O presidente da Bolivia, o cocaleiro Evo Morales, demonstrou todo o respeito que tem pelo Brasil na tarde desta quarta-feira.
Na sua agenda constava uma visita oficial ao Congresso Nacional. Pois bem, pompas de Chefe de Estado, Batalhão da Guarda Presidencial a postos na rampa do Congresso, seguranças do Senado disponibilizados, TVs esperando, Cerimonial do Senado preparado, Museu impecável para receber o tal presidente, presidentes da Câmara e do Senado em pé na rampa, e...., bom aí o Excelentíssimo presidente, após um atraso de uma hora, mandou dizer que não iria mais aparecer na solenidade.
Quem estava no plenário do Senado viu que o Senador Arthur Virgílio quase que perde a linha por causa do episódio. As veias de seu pescoço eram visíveis e sua irritação se traduzia na cor rubra de seu rosto durante seu curto discurso de protesto.

Dupla afinada

O prefeito Carlos Eduardo mostrou estar bem afinado com a deputada federal Fátima Bezerra na reunião com a bancada federal. É uma parceria que vem se consolidando.

Almoço no Senado

A Senadora Patrícia Saboya Gomes e o Deputado Federal Ciro Gomes almoçaram hoje no restaurante do Senado.
Dois assuntos fizeram parte do cardápio deste almoço, a inviabilização da Siderúrgica do Ceará pelo presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielli, o que acarretará em um rompimento de Ciro com o PT, mas não com Lula; e a redução da maioridade penal para 16 anos, coisa que a Senadora Cearense é totalmente contra e ontem comprou briga com alguns colegas no plenário do Senado.

Presidentes das Comissões da Câmara

Já foram definidos 13 presidentes das 20 comissões permanentes da Câmara dos Deputados, são eles:
Constituição e Justiça – Leonardo Picciani (PMDB-RJ);
Meio Ambiente – Nilson Pinto (PSDB-BA);
Trabalho - Nélson Marquezelli (PTB-SP);
Viação e Transportes – Eliseu Padilha (PMDB-RS);
Minas e Energia – José Távio Germano (PP-RS);
Defesa do Consumidor – Cezar Silvestri (PPS-PR);
Educação e Cultura – Gastão Vieira (PMDB-MA);
Agricultura – Marcos Montes (PFL-MG);
Desenvolvimento Urbano – Zezéu Ribeiro (PT-PB);
Ciência e Tecnologia – Júlio Semeghini (PSDB-SP);
Finanças e Tributação – Virgílio Guimarães (PT-MG);
Fiscalização Financeira – Celso Russomanno (PP-SP);
Desenvolvimento Econômico – Wellington Fagundes (PR-MT).

Prefeito de Natal se reune com a bancada federal

O prefeito Carlos Eduardo Alves reuniu-se pela manhã com a bancada federal do RN no gabinete da liderança do PFL no senado. Pleiteou junto à bancada apoio para conseguir recursos federais para concluir a reforma do Machadão. O estádio está com a estrutura comprometida e o valor da obra aumentou para 17 milhões de reais. A prefeitura tem 1 milhão disponíveis para a obra e o governo estadual ofereceu 3 milhões. Até agora, o governo federal havia disponibilizado 5 milhões, dos quais 3,5 milhões já foram pagos. Foi marcada uma reunião com o ministro Paulo Bernardo, na qual todos os parlamentares presentes se comprometeram a ir.

Estiveram presentes, os senadores José Agripino, o anfitrião, e Garibaldi Alves, e os deputados federais Nélio Dias, João Maia, Felipe Maia, Fátima Bezerra e Fábio Farias. O deputado Henrique Alves chegou ao final da reunião e a senadora Rosalba explicou o seu não comparecimento porque estava presidindo a reunião da Comissão de Assuntos Sociais. O encontro ocorreu em clima cordial e foi estabelecida a estratégia para conseguir os recursos em tempo hábil para que o estádio esteja pronto para a estréia do América na 1º divisão do campeonato nacional. Fábio Farias registrou que havia contactado a governadora com o intuito de aumentar o aporte de recursos do estado. O prefeito Carlos Eduardo disse, inclusive, que na década de 90, o estádio Castelão em Fortaleza passou pelo mesmo problema e o governador Tasso Jeiressati bancou toda a obra.

Parece que quem controla a chave do cofre é a ministra forte Dilma Roussef. No final das contas, o prefeito e os parlamentares terão que bater à sua porta. Ou, quem sabe, a governadora Wilma resolva ser generosa.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

O governo Wilma e a responsabilidade fiscal

Um dos maiores avanços da legislação brasileira que contribuiu com uma melhor gestão pública é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma lei que colocou freios na discricionaridade dos governantes, resguardando as finanças públicas da total inviabilidade - como constatamos no passado político brasileiro. Cumpre, entre outras coisas, de estabelecer percentuais de gasto com pessoal e custeio da máquina. À revelia da Lei e na contra-mão das medidas adotadas por outros governos, a governadora do RN, a professora Wilma de Faria, criou cargos em comissão e secretarias, quando não podia - os gastos de pessoal estão acima do limite prudencial de 46,55% do orçamento.

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) alertou a sociedade para esta situação. Todos os atos do governo podem, então, ser declarados nulos. Ou seja, a reforma pode vir a ser algo que não deveria ter existido - e muitos diziam que ela iria alavancar maiores investimentos governamentais. A montanha pariu um rato.

Faleiros versus Brahma

Na campanha para governador do RN, a propaganda da candidata à reeleição Wilma de Faria (PSB/RN) utilizava um ator baixinho, simpático e que falava bem rápido, dando agilidade ao programa. O formato das inserções era igual ao da propaganda do governo, o que não podia. Rapidamente, o setor jurídico da campanha do senador Garibaldi preparou uma ação para retirar o "baixinho" do ar. No entanto, um gênio chamado Renato Faleiros convenceu a todos de que possuia pesquisas qualitativas que apontavam uma grande rejeição do ator e de que não se deveria provocar a retirada das inserções.

Agora, o ator supostamente rejeitado pelo eleitor, está fazendo o novo comercial da Brahma. Quem será que está com a razão, o gênio marqueteiro ou a Brahma, reconhecida pela qualidade de suas propagandas?

Joãozinho e a reforma penal

Depois deste crime bárbaro que hoje completa sete dias, o Brasil passou a exigir maior rigor de nossas Leis, e querem a mudança já.
Passando uma vista nos jornais de todo o Brasil, tanto impressos quanto televisionados vemos que o assunto que se fala é só esse. Tudo está vinculado a João Hélio, tudo mesmo.
Nós que fazemos este Blog não discordamos da necessidade de mudanças, todavia discordamos quando se exige com tanta veemência a mudança da legislação penal.
Por que discordamos? Por simples receio, receio que toda a atenção e esforços sejam voltados pura e simplesmente para a tal reforma da legislação penal.
Os estudiosos do tema já nos avisam há um certo tempo: quase nada está correto no nosso sistema penal. Nós somos mais audaciosos e dizemos que nada está certo no sistema penal brasileiro. Por que o radicalismo? Porque talvez assim mudemos tudo o que precisa. Penitenciárias não servem pra educar e muito menos pra ressocializar nos dias de hoje; a progressão penal não funciona; os juízes estão sobrecarregados e por isso não dão a devida atenção a cada caso; policiais ganham pouco; muitos brasileiros não possuem qualquer educação; trabalhadores não têm onde trabalhar; pais não conseguem alimentar seus próprios filhos; muitas pessoas simplesmente não possuem mais esperança, aquela que é a última que morre.
Enfim, a violência é uma consequência, e se é uma consequência devemos tratar a fonte. Apenas purificando a fonte conseguiremos de uma vez por toda diminuir, a níves aceitáveis, a violência neste nosso país.