Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, maio 25, 2007

E agora Renan?

Não vamos discutir aqui se as denúncias que estarão na Veja da próxima semana possuem ou não fundamento. Se elas estão ou não certas não cabe a nós discutir, pelo menos não agora. Acreditamos ser uma atitutde deselegante e invasiva a de citar a intimidade famliar do Senador, aliás, inaceitável a riqueza de detalhes no que tange a citação sobre a filha de 3 anos e a sua mãe, uma jornalista.
O que nos preocupa mesmo é a situação delicada que se encontra o presidente do Senado e do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros. Não por possuir qualquer sentimento de pena ou termos um apreço diferenciado pelo senador. O problema é muito maior, a denúncia possui um peso muito mais grave pelo fato de Renan ser um dos pilares de sustentação de um dos poderes, o Legislativo. O arranhado Poder agora tende a ruir, já que um dos seus representantes de maior importância foi atingido diretamente no peito, e já tem gente que apenas espera o tiro de misericórdia.
O senador Renan é daqueles que transparece segurança, coerência e prudência na hora de proferir palavras. Muito respeitado pelos seus pares, Renan Calheiros tem bom relacionamento com cada um dos outros 80 senadores da Casa, claro que com alguns melhores do que com outros.
Querem uma comparação simples? Quem transparece mais segurança, Renan ou Arlindo Chinaglia? Quem parece ser mais capaz dos dois? Qual dos dois parece ser mais independente do Executivo apesar de serem ambos da base de apoio? Perguntas para comparar os dois presidentes tem muitas, por isso não nos alongaremos.
E vocês podem questionar: por que as perguntas?! Ora, por um motivo simples, se a resposta sempre é Renan, imaginemos agora o que pode acontecer com o Congresso e com o país com a imagem dele completamente desacreditada.

Sugerimos primeiro

Hoje o presidente da OAB nacional sugeriu o nome do Senador Simon pra presidir a CPI da Navalha. Cezar Britto disse que a CPI deve acontecer para que se "passe a limpo todas as relações de empreiteiras com o Estado brasileiro".
Vale deixar claro que sugerimos ontem o nome de Simon para presidir a CPMI.
Temos um bom nome para ser o relator, o Deputado do Partido Verde pelo estado do Rio de Janeiro Fernando Gabeira.

quinta-feira, maio 24, 2007

Sugestões para compor a CPI

Sugerimos aqui o presidente da Comissão, Senador Pedro Simon.
Quem tiver mais sugestões, envie.

Será que vai cortar?

No final de semana passado era certo que não haveria CPI. O líder do PFL no Senado, José Agripino, chegou a afirmar que uma CPI não era necessária para averiguar tudo o que a "Operação Navalha" estava investigando. Hoje, quinta-feira, o tom é outro. A OAB entrou na jogada e acredita ser inaceitável a não criação de uma CPI para averiguar a promiscuidade entre empreiteiros, agentes públicos e políticos. Tudo bem, teremos mais outra CPI, mas e o que é que tem isso?!
Não tem nada. A verdade é que a CPI, que deve ser mista, será composta por vários parlamentares ligados a empreiteiras, e eles não investigarão a si mesmo. Nunca fizeram e não vão fazer agora. Eles não cortariam a própria carne, não promoveriam uma auto-mutilação, jamais. Aliás, poderiam até cortar a carne, mas a dos outros, promovendo assim uma verdadeira carnificina entre os três poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Seria um estrago gigantesco, apenas uma minoria conseguiria sobreviver, a quantidade de homens e mulheres cortados e ensanguentados seria enorme.
Para a CPMI da Navalha funcionar, teríamos que colocar as melhores peças do Congresso dentro desta Comissão. O presidente e o relator não poderiam ser um governista babão ou um oposicionista ligado a empreiteiros. Teríamos que colocar homens sérios, que tivessem a coragem que o povo pede que eles tenham. Coragem para promover a maior limpeza ética da história desse país.
Se essa tal CPMI que está por vir for composta pelas indicações do governo e da oposição, só podemos esperar um corte superficial, daqueles feitos por faca de cozinha, sem serras.

quarta-feira, maio 23, 2007

Ivonildo Rêgo é reempossado reitor

O professor José Ivonildo Rêgo foi reempossado nessa manhã no cargo de reitor da Universidade Federal do RN. Ocupará o cargo pela terceira vez, segunda consecutiva. Estiveram presentes à posse os senadores Garibaldi Filho e Rosalba Ciarline, os deputados federais Fátima Bezerra, Rogério Marinho e Sandra Rosado, a deputada estadual Larissa Rosado e a secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, representando o prefeito Carlos Eduardo. O reitor ressaltou, em seu discurso, os avanços atingidos em suas administrações e traçou um panorama dos desafios que tem pela frente. Um dos maiores, segundo ele, é o de reaparelhar o quadro de servidores da Universidade, precário diante do crescimento da oferta de cursos e do número de alunos. Em 1995, eram cerca de 11.000 alunos, entre graduação e pós-graduação, e, atualmente, são mais de 30.000. É inegável a importância da UFRN para o desenvolvimento do estado. Para vocês terem uma idéia, a instituição responde hoje por 90% das vagas em curso de pós-graduação no RN. O ministro Fernando Hadad salientou a visão estratégica do reitor e deitou a falar sobre os grandes avanços que a educação experimenta nesses tempos de governo Lula. Esperamos que as palavras do ministro não correspondam a um exagero de administrador ávido por enxergar os seus feitos como magníficos.

terça-feira, maio 22, 2007

A mesmice da província

Nunca se viu tanta mesmice no RN como nesses tempos de governo Wilma. É um marasmo só. Nenhum projeto, idéia nova ou ação que vise aprimorar a máquina pública, os serviços públicos ou melhorar a vida do cidadão. Só se fala em política com "p" minúsculo mesmo. Os planos da governadora são claros: tornar absoluta a sua maioria na Assembléia Legislativa e se eleger senadora em 2010. Nem parece que, nesse meio tempo, ela tem que administrar um estado - mas que chatice ter que lembrar isso. O RN é o maior arrecadador de ICMS per capita do Nordeste, no entanto os investimentos do governo crescem como crina de cavalo: para baixo. Ou seja, o dinheiro do povo está sendo jogado pelo ralo do desperdício. E não adianta reclamar, pois, quando a aprovação do governo estiver no seu ponto mais baixo, lançarão mão da técnica nazista da repetição: tá melhor, tá melhor, tá melhor, tá melhor. E se alguém perguntar: por que está melhor? A resposta vai está na ponta da língua: porque melhor tá. Os wilmistas se esmeram na sofisticação de seus argumentos.

Operação gilete

O senador Artur Virgílio disse a pouco no Plenário que a operação da PF não deveria ter sido denominada de "navalha" e sim de "gilete", pois corta dos dois lados.

Silas no Planalto

Uma hora dessas o Ministro Silas Rondeau já deve estar esperando pra ser recebido pelo presidente Lula.
Rondeau deve seguir os conselhos do Senador José Sarney, pedir pra sair e correr pro vestiário. Tomar aquela ducha fria.

Uma grande contradição

O interessante de todo esse esquema de corrupção desbaratado pela PF é o nome da construtora - Gautama. Para quem não sabe, Siddhartha Gautama é Buda, referenciado como fundador do budismo, religião que prega o desapego material e a elevação espiritual. Vejam só o que ensinava Gautama:

"Havendo isto, há aquilo; quando isto se origina, aquilo se origina. Sendo assim, havendo a ignorância, há o nome-e-forma. Havendo o nome-e-forma, há os seis órgãos de percepção, há o contato; havendo o contato, há a percepção; havendo a percepção, há o apego; havendo o apego, há o desejo; havendo o desejo, há a existência; havendo a existência, há o nascimento, há a velhice, a morte, a preocupação, a tristeza, o sofrimento, o pesar e o desespero. Assim, pois, surge o sofrimento".

E um dos cinco preceitos fundamentais do budismo é o seguinte:

"Eu me comprometo a não tomar nada que não seja dado voluntariamente por outrem".

Realmente nós brasileiros temos um grande talento de "acanalhar" tudo o que há de mais sublime. Como afirmou o filósofo Delúbio, comparado pelo presidente Lula a Dom Paulo Evaristo Arns e a Dom Hélder Câmara, "isso vai terminar em piada de salão".

Homem-aranha

Para desopilar e esquecer dos mensalões, cuecões e congêneres, é bom assistir ao terceiro filme da seqüência do homem-aranha. Muita ação, efeitos especiais e um bom enredo. O filme mostra o homem por trás do super-herói e as suas fraquezas - vaidade, orgulho, ódio e todos os outros pecados aos quais estamos sujeitos. É a miséria humana sintetizada em um bom filme de ação americano. Não esperem a profundidade de um filme de Bergman, em contrapartida, não há risco de dormir no cinema. E os vilões também têm feições diferentes dos vilões da maioria dos filmes do gênero. São também seres humanos com as suas contradições. Como nada é perfeito, temos que aturar um momento de exaltação dos EUA. Uma cena em que o homem-aranha tem por trás a bandeira norte-americana. Nada de se espantar, no entanto, visto que a maioria dos super-heróis foram criados em plena guerra fria.

Saída de Rondeau é esperada

O ministro Silas Rondeau foi aconselhado a deixar o cargo. A expectativa é que o anúncio ocorra nesta terça. Vamos aguardar.

Navalha na carne

A "Operação Navalha" da PF é o escândalo da vez. Trata-se de um esquema de propina envolvendo construtora e agentes públicos. Nada de novo. O que espanta é o modus operandi aberto, sem medo, revelando que a grande arma dos corruptos é a impunidade. Políticos de várias vertentes e de vários estados da federação estão envolvidos, demonstrando que a corrupção no nosso país é extremamente democrática.

Chama a atenção, no entanto, um certo epicentro do escândalo, se é que se pode identificá-lo em meio a algo tão difuso. Pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros e José Sarney estão envolvidas até a medula, pelo menos, segundo declarações de policiais federais. As declarações contra o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, homem de confiança de Sarney, são contudentes, porém não se encontrou o famoso "batom na cueca", uma prova cabal de que ele realmente tenha participado do esquema. Provou-se apenas que havia um propinoduto passando pelas salas mais próximas do seu gabinete. Ele pode alegar então que não sabia de nada, da mesma forma que o seu chefe, o presidente Lula, alegou em inúmeras ocasiões. Fica também outra dúvida no ar: os principais colaboradores do primeiro governo Lula - José Dirceu, Antonio Palocci e Gushiken - dançaram, enquanto Lula passou incólume a todos os escândalos. Será que está ocorrendo uma nova versão do filme e Renan e Sarney perderão força junto ao governo?

Enquanto tudo isso ocorre, a oposição está acanhada. Quando se fala em escândalo envolvendo empreiteira, nenhum partido pode levantar o dedo e dizer que não tem pecado. Em segundo lugar, tem muita gente com medo do ventilador. Ele pode espalhar sujeira para todo lado.

segunda-feira, maio 21, 2007

Fábio Faria

A cerca de 1 ano, a governadora Wilma (PSB/RN) armou a seguinte estratégia para segurar o deputado estadual Robinson Faria em seu grupo: levou Iberê Ferreira de Souza para ser o seu candidato a vice, abrindo uma vaga na coligação para deputado federal para o filho de Robinson, Fábio. O jovem estreante na política foi o segundo deputado com mais votos proporcionais do país, perdendo apenas para Ciro Gomes. Um feito conseguido graças a uma máquina política azeitada e a uma rede de apoios superior a de alguns candidatos majoritários. Hoje, três meses após a sua posse, o deputado está começando a aparecer na mídia nacional: está namorando Adriane Galisteu. O colunismo político e social do RN não fala sobre outra coisa desde então. Ainda bem que ele foi sensato e não iniciou o namoro na semana retrasada: teria ofuscado a visita do papa.

Um goleador esquecido

Um craque foi esquecido nas reportagens sobre o gol 1.000 de Romário: Roberto Dinamite. Primeiro atacante a formar dupla com o baixinho no futebol profissional. Certamente, Romário aprendeu muito com o Bob. Dos pés dele saíram muitos passes para os primeiros dos mais de 900 gols que Romário marcou como profissional. Em junho, o baixinho será imortalizado com uma estátua em São Januário, muito bem. No entanto, não custa esquecer que enquanto Romário marcou 324 gols no Vasco, Roberto atingiu a incrível marca de 708 gols pelo time da colina. É também o maior artilheiro da história dos Campeonatos Brasileiros com 190 gols - 181 pelo Vasco - e o maior goleador dos maiores clássicos cariocas: marcou 43 gols em cima do Fluminense, 30 contra o Botafogo e 27 contra o Flamengo. Ou seja, Romário é, indiscutivelmente, maior que Roberto para a história do futebol, sendo considerado um dos gênios do esporte. No entanto, para o Vasco, ninguém supera Dinamite.

O gol mil

Enfim terminou a espera. Romário marcou de pênalti o seu milésimo gol, segundo as suas contagens. 77 gols foram feitos como amador e 19 em partidas comemorativas, no entanto, isso não diminui o feito do craque. Revendo alguns gols de Romário, fica a seguinte impressão: o cara tem um enorme talento em transformar o dífícil em fácil. É um artista minimalista. Nada é supérfluo nos seus movimentos e não desperdiça esforço, poupa-o para, em alguns momentos, utilizá-lo com precisão. Uma precisão cirúrgica que faz com que a bola siga, em alguns casos, a única tragetória que a levaria as redes. Nunca se viu Romário fazer firula ou dar um drible desnecessário. Todos os seus talentos são utilizados para fazer gol. Por essas razões, ele atingiu essa marca histórica.

domingo, maio 20, 2007

PSDB com o pincel na mão

Os próceres do PSDB nacional podem ficar reféns do mineiro Aécio Neves. O matreiro governador de Minas, que disputa a candidatura à presidência pelo partido com José Serra, prepara um engenhoso plano "b". Desembarcar no PMDB. Até aí nenhuma novidade. No entanto, Aécio não iria só e levaria junto o presidente nacional do partido, Tasso Jereissati, e outros líderes partidários. Deixaria, assim, o PSDB literalmente restrito a São Paulo. Explica-se, então, o repentino arrefecimento da oposição de Tasso e a sua visita a Lula.

Um rápido contato

Mantivemos ontem um rápido contato telefônico com o estadista, ex-presidente de Portugal, Mário Soares, quando ele estava prestes a embarcar em retorno ao seu país. Ficou a impressão de uma grande figura humana, um homem gentil, cordato, que não deixou que as inúmeras funções relevantes que ocupou lhe subissem à cabeça. Esperamos que as palavras do estadista tenham frutificado nas mentes dos políticos potiguares.