Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, fevereiro 03, 2007

Piada da semana


"Estamos coesos na oposição".

Frase dita pelo líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Carlos Pannunzio.

Hoje é sábado




O dia da criação

Macho e fêmea os criou.Gênese, 1, 27

I
Hoje é sábado, amanhã é domingo
A vida vem em ondas, como o mar
Os bondes andam em cima dos trilhos
E Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar.

Hoje é sábado, amanhã é domingo
Não há nada como o tempo para passar
Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal.

Hoje é sábado, amanhã é domingo
Amanhã não gosta de ver ninguém bem
Hoje é que é o dia do presente
O dia é sábado.

Impossível fugir a essa dura realidade
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque hoje é sábado.

Primeiro trecho do poema "O dia da criação" de Vinícius de Morais.

Prestígio do piloto em alta

Foto interna do aerolula, fonte: Veja Online

Articulistas políticos e colunistas sociais do RN exaltaram o prestígio político de Fernando Bezerra junto ao presidente Lula. Motivo: Fernando Bezerra integrou a comitiva do presidente em viagem pelo Nordeste.

Imaginem então o prestígio que tem o piloto da aeronave. Deve ser capaz de indicar ministro. Bota no "chinelo" o churrasqueiro.

Ana Cristina Cabral na Educação

Como já antecipado por este Blog no dia 25 de janeiro, Ana Cristina Cabral foi indicada por Rogério Marinho para assumir a pasta da Educação no Rio Grande do Norte.
Pessoa de confiança do deputado, muitos estão esperando muito dela, afinal citam suas qualidades em todos os cantos de Natal.
Torcemos por isso, nossa Educação precisa.

Sem pressa


Após as eleições para as Mesas do Senado e da Câmara, nas quais o governo obteve êxito total, os partidos aliados começão a cobrar a fatura. Só o PMDB quer 4 ministérios.

No entanto, Lula diz não ter pressa. Vai empurrando com a barriga enquanto nós brasileiros continuarmos aprovando o seu governo.

Divulgação


O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Roberto Alves, fez sua primeira visita à governadora Wilma de Faria (PSB) na manhã de ontem. Durante o encontro, a governadora sugeriu que o Tribunal possa atuar de forma mais preventiva, promovendo reunião com as equipes técnicas do Governo do Estado para discutir e avaliar os procedimentos do Executivo. Ao lado dos outros seis conselheiros do TCE, o presidente da instituição apoiou a sugestão da governadora. ‘‘Estamos buscando uma aproximação cada vez maior com o poder Executivo, dando as orientações necessárias para que o governo possa evitar erros’’, destacou Paulo Roberto Alves.

Fonte: http://diariodenatal.dnonline.com.br/

Presente de grego

O Vasco acaba de ganhar um presente de grego. O seu advogado conseguiu junto à Fifa a liberação do jogador para participar do campeonato carioca.

Quando se fala em 1.000, fica uma dúvida. Estão se referindo ao número de gols ou a idade de Romário?

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Estava faltando alguém

Fonte: Sérgio Lima/Folha

A partir de ontem, os brasileiros que assistem à TV Senado terão que se acostumar a uma nova realidade. Heloísa Helena não ocupará mais aquela tribuna. Em 8 anos, essa alagoana de fibra mostrou-se irada e ao mesmo tempo doce. Sorriu, chorou, gritou, afagou, bateu e acabou encantando a todos independentemente de posição ideológica. Temos que nos acostumar e invejar os seus alunos da Universidade Federal de Alagoas.

Uma oportunidade para Serraglio

Osmar Serraglio (PMDB-PR) destacou-se como relator da CPI dos correios. Quando foi escolhido, pairaram dúvidas sobre a sua atuação. Pensaram ser um deputado chapa-branca. Engano. O deputado paranaense teve um grande desempenho na relatoria e apresentou ao país todo um esquema de corrupção que sangra os cofres públicos. Agora, Serraglio ocupa a primeira secretaria da Câmara, responsável pela sua administração. Terá a oportunidade de mostrar serviço e diminuir os custos da Casa.

Marina Silva premiada na ONU

A ministra Marina Silva receberá na ONU o maior prêmio na área ambiental, "Campeões da Terra 2007", pelo trabalho em favor da preservação da floresta amazônica e da valorização das comunidades da região. Serão sete os premiados.

E o presidente Lula pensa em retirá-la do ministério. Marina Silva poderá receber o prêmio em abril como ex-ministra.

Esse Suplicy!

O Senador Suplicy não tem jeito. Primeiro, dirigiu-se a Collor para explicá-lo de ações que realizou no episódio da cassação do ex-presidente. Surpresso, Collor só ouviu. Depois, conseguiu errar o voto em uma cédula com dois nomes, pedindo à Mesa uma nova.

Valeu senador, o senhor sempre se supera.

De Cláudio Humberto

Traição no Congresso

O embaixador José Aparecido de Oliveira, testemunha de tantas lutas políticas – dos presidentes Jânio Quadros, de quem foi secretário particular, a Itamar Franco, em quem mandava – nunca teve a menor dúvida: “Na cabine indevassável, o homem trai!” O falecido presidente Tancredo Neves, por exemplo, detestava votações secretas no Congresso. Por quê?

- Dá uma vontade de trair... – dizia ele, com jeito moleque.

Muito barulho por nada

Na Assembléia Legislativa do RN, não houve consenso na bancada da oposição para a indicação do primeiro secretário da Casa. Assim, a vitória acabou caíndo no colo do deputado Ricardo Motta.

O pior é que o Presidente Robinson Farias, reeleito, concentra todos os poderes na Casa. O cargo de primeiro secretário é mais um status. Os deputados da oposição provocaram um ruído desnecessário.

Espetáculo do crescimento

Lula experimenta no início do segundo mandato um verdadeiro espetáculo do crescimento. Na Câmara dos deputados, o número de aliados cresceu de 254 em 2003 para 352 com a posse dos novos membros. No Senado, o crescimento foi de 31 senadores para 49. Saiu de uma situação altamente desconfortável para uma maioria folgada.

Leitora indignada

Sofia disse...

Mas que país é esse? E o pior é que fica "aquela coisa" martelando na cabeça da gente... a gente não esquece... é, mas temos que dormir, virar a página e continuar a nossa vida. Mas longe desses "quinalhas".

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Reunião dos Senadores

Pronto, tudo indica que os senadores já chegaram a um acordo sobre a composição da mesa. As conversas já terminaram e daqui a pouco os senadores se deslocarão para o Plenário.
A sirene de convocação dos senadores para o Plenário já pode ser ouvida em todo o Senado.

Chinaglia é o novo presidente

Por 261 votos a 243, Arlindo Chinaglia derrotou Aldo Rebelo.
510 deputados votaram, os outros votos foram brancos.

2º turno na Câmara começa agora

Começa agora o 2º turno na Câmara dos Deputados. A eleição do primeiro turno deu vitória a Chinaglia com 236, seguido por Aldo Rebelo com 175. O terceiro colocado foi Gustavo Fruet.
Apesar de parecer favorito, o candidato Chinaglia não terá facilidade pra vencer essa eleição, a vitória de Aldo é possível, tendo em vista a migração dos votos de Fruet para ele. Além disso, o segundo turno vai ser direto, sem tempo pra negociação.
Veremos.

Boatos dão vitória a Chinaglia

Além de seus colegas deputados já estarem cantando vitória, alguns jornalistas que se encontram no Salão Verde da Câmara dos Deputados já dão como certa a vitória do Ptista.
Vale lembrar que boa parte desses votos que dariam vitória a Chinaglia são originários do PSDB, aquele mesmo partido que tem candidato próprio e que faz oposição ao PT.
Alguém entende?

Senadores reunidos

Senadores de todos os partidos estão reunidos na liderança do PSDB pra discutir a composição da mesa.
Segundo informações de dentro da reunião, a mesma deve se prolongar bastante, está difícil de se chegar a um acordo.

Rolo compressor

O Dep. Arlindo Chinaglia está contando para se eleger com o mesmo rolo compressor governista que garantiu a presidência do senado a Renan Calheiros.
Os seus aliados afirmam que a parada será decidida no primeiro turno.
Veremos...

Renan Reeleito!

O Senador Renan Calheiros do PMDB das Alagoas acaba de ser reeleito pelos seus pares no plenário do Senado Federal.
Calheiros teve 51 votos contra 28 de sua concorrente o potiguar José Agripino do PFL.
Foram contabilizados ainda 1 voto nulo, pois o envelope estava rasgado, e um voto em branco.
Mais dois anos pra Renan na Presidência da Casa.

Notícias do Plenário

Renan é favorito, mas Agripino cresceu bastante nos últimos dias. É visível a intranqüilidade de Renan que fez um discurso lido e enfadonho. Vamos aguardar.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Congresso em foco destaca escolha de Henrique

Henrique Eduardo Alves é aclamado líder do PMDB

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi aclamado pela bancada do partido líder da legenda na Câmara durante reunião realizada ontem à noite, em Brasília. Ele assume o cargo amanhã, dia 1º. Em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, o novo líder diz que trabalhará pela unidade da bancada.
“Meu primeiro trabalho é unir a bancada. Depois de muitos anos de dissidências, chegou a hora do partido ser mais unido. A nossa bancada terá um papel decisivo em qualquer votação da Casa”, afirma Henrique Eduardo Alves. O nome do novo líder teve aprovação de 85% da bancada, segundo o próprio deputado. (Tarciso Nascimento)

Fonte: http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas

Nada de novo

O presidente Lula esteve no RN, visitando a obra de duplicação da BR-101 no trecho entre São José de Mipibu e Parnamirim. O pleito do governo do estado ao presidente foi negado. A inclusão da duplicação da BR-304 no PAC. Ou seja, a visita do presidente Lula não nos trouxe nada de novo.

Bom retorno presidente.

Dor de cotovelo

O prestígio da ministra Dilma Rousseff junto a Lula está causando uma extrema dor de cotovelo em José Dirceu, ex-homem forte da República. Ele publicou em seu blog uma crítica à maneira como o PAC vem sendo divulgado e cobrou a escolha de um porta-voz único. Dirceu fez o seguinte comentário em seu blog:

"O governo precisa logo de um porta-voz do PAC – entendi que era a ministra Dilma Rousseff, ou seja, tem boi na linha".

Em tempo, Dilma Rousseff foi quem coordenou a elaboração do plano.

Senadores potiguares reunidos

Os senadores José Agripino, Garibaldi Filho e a senadora eleita Rosalba Ciarlini almoçaram hoje no restaurante do Senado. Estavam presentes Carlos Augusto, Augusto Viveiros e assessores dos senadores. Na oportunidade, José Agripino fez uma avaliação sobre a eleição para presidente do Senado. Mantém-se confiante.

PMDB e PT formam bloco na Câmara

O PMDB, PT e outros partidos formaram um bloco parlamentar que pode garantir a governabilidade se realmente caminhar unido. Além doPMDB e PT, ainda integram o bloco os seguintes partidos: PP, PR, PTB, PSC, PTC e PT do B. No total, são 273 deputados.

Um segundo bloco de partidos que apoiam o governo já havia se formado para lutar por postos na Mesa e nas Comissões. PSB, PDT, PC do B, PAN, PMN e PHS compõem o bloco de 70 deputados.

Eleição no Senado - Placar

O jornalista Josias de Souza levantou que 73 senadores definiram o seu voto para presidente do Senado. 39 votarão em Renan Calheiros e 34 em Agripino. Renan está, portanto, a dois votos de sua eleição. A missão de Agripino é mais difícil. Tem que conquistar 7 votos dos 8 senadores que estão indecisos. Difícil mas não impossível.

terça-feira, janeiro 30, 2007

A solidão do Poder


"Metade dos meus homens de governo não é capaz de nada, e a outra metade é capaz de tudo".

Getúlio Vargas

Agripino animado

Apesar dos jornais destacarem o favoritismo de Renan Calheiros, José Agripino se mantém otimista na sua eleição para presidente do Senado. Qual será o trunfo que guarda o senador?

Ame-o ou deixe-o

Qualquer comentário negativo ao PAC enseja que o presidente Lula e seus porta-vozes façam o discurso de que os críticos estão contra o país. É o discurso do "ame-o ou deixe-o".

Avaliação sobre a Sudene

Celso Furtado, criador da Sudene, com o presidente Lula
Fonte: Terra

Do empresário Bira Rocha:

“Os artigos que foram vetados davam nova vida à Sudene. Os vetos do presidente fizeram a Sudene nascer natimorta. Agora ela tem as mesmas funções da Adene, que não conseguiu cumprir seu papel”.

Bira tem um extenso currículo na administração pública - foi secretário nacional de irrigação e secretário estadual de Planejamento - e foi também vice presidente da CNI e presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Possui, portanto, autoridade para falar sobre o assunto.

Henrique será líder por consenso

O deputado Henrique Alves será escolhido líder do PMDB na Câmara por consenso. É o que os principais jornais e blogs do país estão noticiando.

Rombo previdenciário diminuirá

O presidente Lula decidiu editar uma medida provisória transferindo para o Tesouro cerca de 18 bilhões em despesas referentes a programas sociais que são hoje assumidos hoje pela Previdência. O rombo na Previdência deve cair assim para 24 bilhões de reais.

Questionamento pertinente

Sobre a eleição para a Mesa do Senado, Valmir Pirula faz o seguinte questionamento:

O PFL na camara apoia Aldo Rebelo e não o Gustavo Fruet. Como pode querer o apoio integral dos tucanos?

Heloísa professora

Cláudio Humberto informa que a professora Heloísa Helena reassumirá na próxima quinta-feira o posto dela na Universidade Federal de Alagoas, no curso de enfermagem.
Sorte dos estudantes desse curso.

Debate sem sentido

Os postulantes à Presidência da Câmara dos deputados participaram de um debate ontem. Arlindo Chinaglia, Aldo Rebelo e Gustavo Fruet trocaram farpas e se engalfinharam em alguns momentos para a alegria do telespectador que fica mudando de canal à procura de entretenimento. No entanto, cabe uma pergunta: para quê o debate? Quem estava assistindo não vota e quem vota, não estava nem aí para o debate. Votará de acordo com conveniências partidárias e pessoais.

De concreto mesmo, o debate serviu apenas para expor a fratura na base aliada do governo.

Pensando bem...

Com essa nova onda do Banco do Brasil de colocar o nome de seus clientes em todas suas peças publicitárias, ficamos imaginando como alguns personagens de nossa peça teatral chamada "Corrupção de A a Z" acham disso tudo.
Delúbio Soares, por exemplo, quando entra no site do BB e lê "Banco do Delúbio", deve dizer: "isso eu já sabia". E Marcos Valério? Esse deve dizer: "não é só o do Brasil que é meu, tem o Banco de Minas, tem aquele outro, aquele outro...."

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Apesar do silêncio...

Mesmo com a a falta de notícias na mídia sobre a eleição do Senado, a candidatura do Senador José Agripino continua firme.
Levando a conta pra ponta do lápis, a vitória do senador potiguar é possível. Portanto, resta-nos esperar.

E no Senado?!

Dando uma passada de vista nos jornais e blogs do Brasil, não conseguimos encontrar novidades sobre a eleição para Presidência do Senado que acontece nesta quinta-feira dia 1º.
Com esse silêncio todo e a promessa do Senador Renan Calheiros de manter o PFL na presidência da CCJ, tudo indica que os senadores terão apenas um candidato.
Já na Câmara....

domingo, janeiro 28, 2007

Opinião do leitor

Natal e o mundo esquecido

Por Rodrigo Bezerra

“O olhar crítico da política.” Foi com essa frase que veio a inspiração de aspirar às curiosas formas da sociologia política. Mas não só adiantava ficar sentado numa cadeira e ver o mundo do levantamento de dados. Eu, particularmente, tive a tarefa de escutar aonde falavam, fui aonde reunião os dados sociais.
E assim, um jovem de classe média recém formado no curso de sociologia, encontrou o deserto do real. O local aonde divide Natal de Macaiba, o bairro do Guarapes. Esse bairro é o fomento dos maiores índices de violência, pouco saneamento básico, saúde, programas assistencialistas do governo e a fé de um povo que é abandonado.
Tudo começa leitor, quando um amigo, estudante de direito, convida minha pessoa para mostrar o programa da policia contra as drogas. Inicialmente interessante, pois já trabalhei com o tema. Fui com o intuito de compreender como ele (policial) levará aquela campanha para o bairro mais barra pesada de Natal.
O mais fantástico de tudo começa no transporte, foi a primeira vez que subi num coletivo em que paguei uma passagem e recebi dois ticket’s. O coletivo chamado de “Circular 587” da companhia Conceição, percorre do bairro de Felipe Camarão até os Guarapes 12 quilômetros. Dentro de horários fixos o transporte só se encerra às 21horas todos os dias. Oras! Quer dizer que se alguém chegar ao terminal atrasado para ir para casa, só voltará as 06:20 horas do outro dia? Exato leitor!
O local por mim, batizado de: “Deserto do Real”, começa a mostrar coisas interessantes como: a falta preservação ambiental do rio Guarapes (um forte afluente do rio Potengi), a falta de uma escola de segundo grau no bairro (a comunidade precisa pedir ao colégio que alugue um ônibus), o grande índice de droga, a falta de condições de um posto de saúde, o abuso e despreparo de algumas ações policiais e projetos assistencialistas que enganam o povo – Tributo a criança, creche do MEIOS, PAIF e outros – Esses configurando todo um arcabouço secreto de um bairro esquecido. Um bairro que não possui vida e que foi adotado por Felipe Camarão.
Mas todas as coisas não são assim, as relações sociais de cidadania, buscam, com pouca ajuda, a sobrevivência daquela comunidade. Porém minhas dúvidas abrangem a ver placas armadas, formas de concreto armado e nada em funcionamento.
O que será? Seria a falta de participação dos indivíduos naquela comunidade? Ou os velhos mecanismos políticos partidários? Ou um grupo político que se fecha e atrasa o bairro?
As minhas dúvidas foram quebradas quando enxerguei o conselho do bairro associado à conjuntura mecânica de várias farpas frágeis. Então, como lutar por algo para a comunidade se existe uma própria rixa de poderes e interesses? Os próprios preconceitos dos moradores entre eles apreendem poderes e poderes políticos que dificultam tudo. Um conjunto de moradores associado ao governo, os programas sociais fracos, moradores com baixa qualidade de vida, drogas, violência, sexo com pré-adolescentes, armas, falta de educação, falta de saúde...
Bum! Tudo isso estoura, por não possuir as chaves da solução, ou seja, educação e oportunidade.
A minha pergunta depois de dois meses de estudo naquele bairro foi: Onde estão os homens que falam tanto em melhorar o social? Aonde esta a guerreira que tapa seus olhos para doze quilômetros de Felipe Camarão? Onde se encontra a propaganda do tá melhor!?
As minhas medíocres lágrimas rolam... Enxergando... pessoas de 24 a 30 anos sem saber ler ou escrever. Digo, pessoas de dignidade e coração bom... Porém enganadas por causa de programas como: Tributo à criança, bolsa escola ou outros.
Será que a vitória política de nós leitores esta nos sonhos errados? Vai governadora! vamos prefeito... Olhem pra 12 quilômetros pra cá... Lá não passam turistas, porém ali ainda existem seres humanos, que mesmo abandonados são dignos de serem cidadãos.