Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

quinta-feira, maio 03, 2007

O recuo do recuo

A deputada federal Fátima Bezerra resistiu em assinar a transferência de recursos de sua emenda de bancada para o senador José Agripino no episódio da reforma do Machadão. Atitude que rendeu especulações, visto que a deputada foi assídua, juntamente com o senador Garibaldi, em todas as reuniões envolvendo o prefeito e autoridades federais. No entanto, no último momento, a deputada repassou o valor da emenda. Fica, então, a retificação do blog, sempre em busca da verdade.

Estranho silêncio

Há cerca de 1 mês, o deputado estadual José Dias (PMDB/RN) chamou, em discurso na Assembléia Legislativa, o ex-secretário de segurança Glauberto Bezerra de bandido. Exaltado, não deixou dúvidas. Pronunciou a palavra, em alto e bom som, e saboreando cada sílaba: BAN-DI-DO. Os fortes indícios de que o ex-secretário montou uma central de escuta telefônica, através da qual passou a monitorar os passos da oposição e de autoridades do estado, motivaram a contudente adjetivação - BAN-DI-DO. Ao final do discurso, José Dias desafiou Glauberto a processá-lo. Aliás, não apenas desafiou mas pediu pra ser processado, pois assim poderia usar da prerrogativa da "exceção de verdade". Até agora nada. Nem uma manifestação do ex-secretário. O mais estranho silêncio que fortalece as graves suspeitas.

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Vivemos em um momento no qual é importante exaltar esse dia, como de qualquer das liberdades. O Brasil está rodeado de modelos anacrônicos que estão, cada vez mais, atentando contra a liberdade da imprensa, sob o simples pretexto de que a imprensa vai de encontro aos interesses nacionais. Venezuela e Bolívia caminham assim a passos largos no caminho de Cuba e a America Latina vive uma versão "retrô" de algo que se imaginava passado desde a queda do Muro de Berlim.

Ainda bem que no Brasil as idéias de censura à imprensa foram recharçadas pela opinião pública e abandonadas de pronto pelo presidente Lula. No entanto, é importante ficarmos atentos e defendermos o nosso principal patrimônio - a liberdade. Não podemos esquecer que toda uma geração lutou pra atingí-la. Afinal, nunca é demais lembrar, que ainda existem alguns "aloprados" rodeando o presidente.

Choque entre mulheres

As ministras Marina Silva e Dilma Rousseff não se entendem há muito tempo. No início do ano, pensava-se até que a ministra Marina iria voar do ministério, tal o grau de desentendimento com a gerente do governo. No entanto, Lula não quis tirar Marina, tão respeitada entre os ambientalistas internacionais, ainda mais em um momento no qual o tema ganhou vigor, em virtude do aquecimento global. Agora, a briga entre as duas ministras é pela direção do Ibama, após a demissão coletiva de seis dos setes diretores da autarquia. Aguardemos os próximos rounds.

De Noblat

Você não se deve ser neutro em nenhum momento da vida, sob pena de virar suíço.

quarta-feira, maio 02, 2007

A força de Henrique Alves

O líder do PMDB da Câmara, deputado Henrique Alves, vem ganhando, cada vez mais, prestígio junto ao governo Lula. Articulador de uma bancada de 134 deputados - mais de 25% da Casa - Henrique é realmente ouvido pelo governo que não dá mostras de querer desagradar o deputado. Lula acabou de bater o martelo e aceitou duas indicações de Henrique para cargos no governo - a de Elias Fernandes para o DNOCS e a de Danilo Forte para a Funasa. A governadora Wilma (PSB/RN), adversária de Henrique e aliada de Lula, não está gostando nada dessa história.

Ping-pong

Entre Noblat e Eros Grau:

O que é um “peitinho de perdiz”?
Um peito pequeno.

E “enterrar poemas nos seus recônditos”?
Despejar libido.

EmPACando

A avaliação das contas públicas federais, no primeiro trimestre do ano, não são nada favoráveis ao Plano de Aceleração do Crescimento elaborado pelo governo. Só se investiu 6% a mais do que no primeiro trimestre de 2006, enquanto que a arrecadação cresceu 14%. Dos cerca de 11 bilhões de reais do orçamento geral da União destinados para este ano, só executaram até agora 500 milhões. Os investimentos das estatais também deixaram a desejar.

Corda de caranguejo

A operação Furacão pode se transformar em tsunami a partir das investigações da atuação do ministro do STJ, Paulo Medina. Isso porque muita gente graúda do mundo político teve os seus processos trancadas por habeas corpus concedidos pelo ministro. Fiquemos atentos aos desdobramentos das investigações, pois, de repente, ao se tentar puxar um caranguejo, pode se pegar uma corda com vários.

segunda-feira, abril 30, 2007

Insegurança

Um assalto que os potiguares só viam acontecer pela televisão, através de filmes ou noticiários, sacudiu Natal neste final de semana. Homens armados entraram em um condomínio de luxo e e roubaram quem puderam e coseguiram. Violentos e corajosos, os assaltantes fizeram de refém vários moradores, inclusive crianças recém-nascidas, um abuso imperdoável.
Neste Blog não entraremos em detalhes sobre o assalto e muito menos citaremos nomes, não é nossa intenção. O que importa mesmo é mostrar o nível de violência em que Natal está mergulhada.
As reclamações da sociedade Potiguar já têm alguns anos. A sensação de insegurança é grande. Em nenhum bairro de Natal o cidadão tem coragem de abrir a boca e dizer que se sente seguro, nenhum.
Todos os índices de violência só aumentaram em todo o estado. Homicídios, assaltos, furtos, latrocínios, estupros. Nada está melhorando.
Há seis anos Natal era uma das três capitais mais seguras do Brasil, hoje é a sexta mais perigosa. Claro que vem a pergunta: por que tudo isso?!
Explicações têm, muitas inclusive. Um delas é a educação no Estado, lanterninha em todo país. Outro motivo é a própria policia, que continua recebendo muito pouco, é mal treinada e mal equipada. Não podemos esquecer do Turismo, que sem o acompanhamento devido das autoridades, pode trazer como uma de suas consequências o aumento no nível de violência, e isso está acontecendo em Natal.
Nos próximos dias a cidade verá um monte de policiais nas ruas, um negócio que vai até encher os olhos, mas é bom que fiquemos vigilantes, depois de um tempo tudo volta ao normal.
O Blog ficará atento.