Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, março 10, 2007

O ponto "G" de Lula

Depois do futebol, o sexo está se transformando em tema recorrente dos discursos do presidente Lula. Ontem, disse que os EUA e o Brasil teriam que encontrar o ponto "G" da relação. Cuidado, pois dependendo da posição que estivermos, a coisa pode não ficar muito bonita.

sexta-feira, março 09, 2007

Saúde de ACM

Por volta das 15:00hs o INCOR de São Paulo divulgou boletim médico, segue abaixo o teor:

- Nas últimas 24 horas, o paciente evoluiu com discreta melhora da função renal e com quadro respiratório sob controle. Seus parâmetros cardíacos e hemodinâmicos permanecem estáveis e sua capacidade de comunicação e de cognição continua dentro da normalidade. O Senador seguirá internado na Unidade de Terapia Intensiva do Incor para tratamento medicamentoso e monitorização contínuos, sem data prevista de alta.

Melhoras para o senador baiano.

Convenção

A tropa PMDBista do Rio Grande do Norte chegará hoje em Brasília para participar da Convenção do partido, que acontecerá no Domingo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A chapa é única, a de Temer!

quinta-feira, março 08, 2007

ACM

Através de um telefonema, o sen. Garibaldi Alves Filho soube que seu colega, o sen. Antônio Carlos Magalhães, está bem.
ACM foi internado hoje no INCOR em São Paulo, o diagnóstico é de pneumonia. Nada sério.

Ainda sobre as mulheres

Maria da Graça
Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes

Não é inutilmente
Que existe tanta gente
Que é louca por você, Maria

Você tem tanta graça
Que depois que você passa
O povo diz assim: Maria!

Contando alguma coisa
Ou cantando alguma coisa
Seu nome rima sempre com alegria

Por isso é que eu conto
Que sempre que eu te encontro
Eu acho que não há outra Maria

Não é inutilmente
Que existe tanta gente
Que é louca por você, Maria

Por isso é que sempre que eu conto
Que sempre que eu te encontro
Eu acho que não há outra Maria

Dia internacional das mulheres

Vamos recorrer a Vinícius de Morais para fazer uma singela homenagem às mulheres:

"São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher..."

No hospital

O Senador Antônio Carlos Magalhães está internado com pneumonia no INCOR, em São Paulo. O senador baiano foi levado após a sessão da CCJ de ontem. Ele presidia a sessão com gripe e dores no corpo, após o término, familiares "obrigaram" o senador a se descolar para a capital paulista com o intuito de realizar uma bateria de exames. Assim constataram.
Quem também foi para São Paulo para se tratar de um problema, neste caso renal, foi o deputado PSBista Gustavo Carvalho.
Nós do Blog torcemos por melhoras.

quarta-feira, março 07, 2007

Um certo professor Nicolelis

Meu recado no artigo desta semana será muito simples. Apenas isto: vale a pena prestar atenção ao professor Miguel Nicolelis. E sabem por que? Pelo fato de merecer atenção as pessoas cujas palavras, na cena pública, rompem com a mesmice dos discursos atravessados por ceticismo, cinismo e impotência contagiante. E, mais ainda, pelo fato de merecer um olhar especialmente atencioso as pessoas cujas ações concretas no espaço social fustigam com força o enrijecido status quo e, sem lhe pedir licença, põem em movimento formas mais novas e promissoras de tentar transformar o mundo – senão todo ele, ao menos alguns pedaços significativos. E pouco importa o que digam os pessimistas: o sonho de transformar o mundo é desejo absolutamente legítimo de todas as gerações, desde que há 5 milhões de anos, ou 4 milhões segundo recentíssimas propostas teóricas, nos separamos como espécie de nossos irmãos macacos. E, não resta muita dúvida, esse sonho tem certa participação no melhor dessa grande imperfeição de mundo que habitamos.
Mas quem vem a ser exatamente Miguel Nicolelis? O nome já não guarda surpresas para quem acompanha regularmente notícias do front da ciência ou da política de ciência e tecnologia. Para os demais, um resumo brevíssimo: estamos falando de um respeitado neurocientista paulista de 45 anos, conhecido sobretudo por suas avançadas experiências com microeletrodos implantados em cérebros de macacos, através dos quais conseguiu obter que eles movessem braços robóticos (próteses) apenas via comando cerebral. É claro que o cabedal de contribuições científicas, práticas e teóricas, do professor Nicolelis é bem mais vasto, mas isso dá uma idéia das fronteiras por onde ele caminha. Mais uns poucos dados: formado em medicina na USP, em 1984, Nicolelis, que há quase duas décadas deixou a cena acadêmica brasileira, tem larga experiência nos modelos de produção científica vigente nos Estados Unidos, é professor da Universidade Duke, em Durham, Carolina do Norte, a quinta mais importante dos Estados Unidos, e lá comanda um importante laboratório em pesquisas do cérebro, implantado num espaço de 1.200 metros quadrados. Podem acreditar que isso é uma condição rara e privilegiada para pesquisadores de todos os quadrantes.
Pois bem: na semana passada, de 23 a 25 de fevereiro, durante o II Simpósio Internacional de Neurociências de Natal, este homem inaugurou o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, com parte da sede implantada na capital potiguar e parte na vizinha Macaíba. São cinco prédios ao todo, dois destinados às avançadas pesquisas de cérebro, um voltado a um projeto educacional para crianças e jovens de Macaíba, outro erguido para funcionar como centro de saúde materno-infantil e o último orientado para as funções administrativas. Vale lembrar aqui que há apenas três anos, no I Simpósio, quando anunciou que estava dando início ao projeto do Instituto, não foram poucos os que torceram o nariz e apostaram que ele não conseguiria. O professor Nicolelis informava ali que o instituto implementaria um novo modelo de gestão e produção científica no Brasil, capaz de articular ciência de ponta e transformação social, assegurava que levantaria capitais públicos e privados e que, em Natal, com a atração de talentos que por enquanto buscam um lugar ao sol fora do Brasil ou encontram-se dispersos e pouco produtivos pelo país, garantia que se faria pesquisa em neurociência como nos centros mais avançados do mundo. Aliás, a instituição do Rio Grande do Norte, ele prometia, se articularia com esses centros, integrando uma poderosa rede internacional recém-formada de pesquisa de ponta em neurociência e áreas relacionadas.
Não havia mais muita razão para se manter os mesmos narizes torcidos na semana passada. Secundado por uma emocionante execução do Hino Nacional pela Orquestra Talento Petrobras, assistido por autoridades brasileiras como o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, por financiadores como dona Lily Safra, ouvido respeitosamente por umas três dezenas de eminentes neurocientistas de várias partes do mundo, e ardorosamente por umas três centenas de jovens que do Brasil inteiro acorreram ao simpósio, o professor Miguel Nicolelis demonstrava ali que costuma cumprir aquilo com que se compromete. Mesmo quando isso não é fácil. Até aqui, os investimentos no projeto de Natal estão em torno dos R$25 milhões, mais ou menos metade bancado pelo governo federal e metade por doações privadas como as da Duke University e da Fundação Safra.
Mas não há dúvida de que Nicolelis não é personagem fácil para o status quo. Ainda nem bem se aquietara o frisson em torno do instituto potiguar e o professor Miguel Nicolelis já reiterava que este é apenas o primeiro de 12 centros similares de pesquisa em diferentes áreas estratégicas para o desenvolvimento brasileiro que devem ser implantados no Nordeste – sempre em áreas em que seja possível articular ciência e transformação social. E recursos para essa revolução científico-tecnológica-socioeconômica? Ouçam o que ele informou para uma entrevista que no sábado poderá ser ouvida no programa Pesquisa Brasil, na rádio Eldorado AM:
“Eu gostaria de deixar isso muito claro: dinheiro nunca faltou, o que falta no Brasil é gestão, é administração, é definição de prioridades, é focar nas pessoas que mostraram que são capazes de competir tanto interna quanto externamente no mercado de ciência, seja acadêmico, seja de negócios. Dinheiro, o Brasil tem, é a parte mais fácil. O que precisa é o país voltar a sonhar grande, voltar a ter determinação de realizar sonhos e vontade política de investir claramente nas prioridades do país, e não tentar contentar todos”.
E que novos centros virão? “Cada um desses centros vai ser diferente e vamos gerar como anel externo atividades de tecnologia e de negócios de ciências específicos de cada área. Acredito piamente que existe uma forma de ligar as atividades econômicas desses 12 institutos no Nordeste que é um novo negócio agrícola do Brasil. Que combina preservação do meio ambiente, especificamente a preservação da floresta amazônica, com o investimento na produção de novas culturas agro-energéticas, que podem gerar energia renovável e limpa para o mundo inteiro, novos fitoterápicos, novos tipos de alimentos, novos tipos de produtos químicos, que substituiriam produtos que hoje não são renováveis. Essa nova atividade agrícola, baseada na agricultura familiar, seria a cola, o adesivo econômico que ligaria todas essas iniciativas e permitiria que o nosso projeto científico-tecnológico, tivesse um impacto tremendo na geração de empregos no campo, no aumento da renda desses projetos agrícolas, dessas famílias, e na transformação do nordeste num celeiro do mundo, nem celeiro de produção de energia renovável e em uma região que teria como alavanca esse processo de desenvolvimento científico e tecnológico acoplado a atividade social e econômica. É um modelo de gestão totalmente diferente”.
Parece discurso de um visionário absoluto? Polêmico? O professor Nicolelis é um visionário. Mas parece ter os pés bem plantados no chão. Prestem atenção.

Mariluce Moura, jornalista, é diretora de redação Pesquisa Fapesp e autora do projeto dessa revista. É graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestra e doutora em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Este artigo foi publicado no Blog do Noblat. Resolvemos, sem licença, publicá-lo para mostrar a relevância do assunto. Esperamos que as autoridades do RN tenham a mesma opinião.

De Renan para Lula

Nós, que apoiamos o senhor em momentos difíceis, estamos nos sentindo liberados a partir de agora.”

Resta perguntar: até quando?

Do "Segredos de Liqüidificador"

Luciana Campos mantém o blog "Segredos de Liqüidificador". Excelentes textos, vale a pena conferir. Sobre paciência ela diz:

Tem dia que só mesmo doses cavalares de paciência para nos manter de pé. Aí a gente conta até 10, até 100, até mil...

Link: http://www.segredosdeliqui.blogspot.com/

Uma verdade

O presidente dos EUA, George Bush afirmou que "o estatismo de Chávez empobrece a América Latina".

Mesmo alguém extremamente imbecil é capaz de dizer uma verdade.

Demolidores

A cultura da preservação do Patrimônio histórico, artístico, cultural e paisagístico parece que está se consolidando no país. Pelo menos esperamos. Temos o exemplo da demolição de um "monstrengo" de 8 andares em Brasília que obstruia a visão do lago Paranoá e descumpria todas as normas urbanísticas da cidade. Agora no RN temos dois bons exemplos: a ação de um promotor para a demolição de todas as construções nas dunas de Jenipabu e a decisão do juíz Francisco Barros determinando a demolição de 4 andares de um hotel na Via Costeira "para que possa ser preservado o direito estético e paisagístico do local e do ambiente onde se verifica a construção".

Os arautos do desenvolvimento desmedido argumentarão que as ações obstruem a geração de emprego e renda. Mas é bom lembrar que não estamos na "casa da mãe Joana". A expressão da vez é o "desenvolvimento sustentável".

Aprovada reforma na LEP

A CCJ acabou de promover mudança na progressão do regime penal. Agora, o criminoso primário deverá cumprir 40% da pena em regime fechado antes de progredir para o semi-aberto. Além disso, a progressão para o reincidente para crimes hediondos também foi alterada, esses agora terão que cumprir 60% da pena em regime fechado.
O que precisa melhorar agora são nossas penitenciárias, que nem educam e nem socializam.

Lula e o churrasqueiro

Lula parece ter apreendido com o seu amigo churrasqueiro a técnica da "queimação". Já queimou Genuino, José Dirceu, Palocci, Aldo Rebello e acaba de queimar Nelson Jobim. Para quem espera alguma solidariedade do presidente é bom lembrar da musiquinha: "e a fogueira tá queimando em homenagem a Sâo João...".

PSB no Turismo

É provável que o Ministério do Turismo seja oferecido ao PSB.
O fato de o partido ter 3 governadores em estados com forte potencial turístico, CE, PE e o RN, aliado a falta de certeza de Lula de entregar a nova e já forte secretaria de portos e aeroportos ao partido socialista, deve levar ao convite para o PSB administrar a pasta.

A fé não é poupada

A empresária caicoense que vendeu pacotes turísticos falsos e conseguiu fugir, não poupou ninguém, lesou "Deus e o mundo". Beatas de Caicó imaginavam realizar um sonho, conhecer a Terra Santa e ficaram na mão. A picaretagem é universal e não tem piedade. Só resta mesmo rezar.

Desse jeito a empresária acabará entrando na política.

Apesar dos pesares

Apesar do mau desempenho da educação do RN, o estudante de uma escola pública de Parnamirim, Jarbas Batista Silva Araújo, foi premiado com o 2º lugar do Prêmio Jovem Cientista na categoria ensino médio, com o tema Gestão Sustentável da Biodiversidade: Desafio do Milênio. Estão de parabéns o estudante e a sua escola Dom Nivaldo Monte. É uma luz que nasce no estado que possui a educação lanterninha do Brasil.

terça-feira, março 06, 2007

Portos e Aeroportos

É a nova pasta que Lula deve criar para acomodar o PSB que perderá a Integração Nacional. E todos nós pagaremos a conta de mais um ministério.

Gedel e a transposição

A dúvida do momento é o comportamento do baiano Gedel Vieira Lima, que assumirá o ministério da integração nacional, com relação à transposição do rio São Francisco. Ao ouvir que Gedel teria assumido o compromisso em levar à frente o projeto, um técnico envolvido no projeto afirmou que esse alento não passava de "um risco n'água".

A caneta na mão

Parece que Lula não perderá o sono com o descontentamento de Renan Calheiros e José Sarney. Está com o levantamento em sua mesa de todos os cargos ocupados por indicados dos dois. Está duvidando de que ambos larguem a "rapadura".

O que esperar de Renan?

A mídia política está com os olhos voltados para Renan Calheiros. Agora há pouco, formou-se um tumulto em frente ao plenário do Senado. Cerca de 50 jornalistas perguntavam a Renan que caminho ele iria adotar. De uma coisa ninguém tem dúvida, o presidente do Senado cobrará a fatura da derrota de Nelson Jobim a Lula. É esperar pra ver.

De Cláudio Humberto

Caridade de Lula não chega a São Gabriel

Diz o ditado: santo de casa não faz milagre. Que o diga São Gabriel da Cachoeira (AM), perto do Pico da Neblina. Enquanto o governo Lula faz caridade dando milhões aos países vizinhos, a cidade sofre com a seca que inviabiliza o transporte no Rio Negro, provocando isolamento e a escassez generalizada. O governador decretou estado de calamidade pública.

Shakespeare

Os bastidores da política brasileira são de difícil compreensão. O jogo de intrigas, traições e o personalismo que domina a nossa política não pode ser entendido sem uma leitura prévia de Shakespeare, principalmente de peças como "Rei Lear", "Macbeth", "Júlio César" e "Otelo". Boa leitura a todos.

PMDB: Senado X Câmara

Os principais interlocutores do PMDB durante o primeiro governo Lula foram os senadores Renan Calheiros e José Sarney. Parece que agora o grupo liderado por Michel Temer - composto também por Gedel Vieira Lima, Eunício de Oliveira e Henrique Alves - passou a perna e ficou mais próximo do presidente do que os dois senadores. Vamos esperar a reação dos descontentes.

Pelé e Coutinho

As tabelinhas entre o rei do futebol e Coutinho imortalizaram o Santos de Pelé. Lula e Sérgio Cabral estão prontos para dar um olé no PMDB. O médico sanitarista José Gomes Temporão filiou-se ao PMDB em dezembro último. Agora, Lula está prestes a indicar o neo-pmdbista para o ministério da saúde como indicação do partido. Michel Temer e companhia não estão gostando nenhum pouco.

Esse Lula é mesmo um "pelé". E Sérgio Cabral joga bem hoje no seu time.

O processo do "foliaduto"

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RN negou por unanimidade pedido de habeas corpus que trancaria a ação contra o ex-chefe da Casa Civil e irmão da governadora, Carlos Faria. O Ministério Público do RN denunciou o senhor Faria como mentor intelectual e executor do escândalo do "foliaduto". Segundo o MP, Carlos Faria teria incorrido nos seguintes crimes: dos crimes de dispensa ilegal de licitação, ordenação de despesa não autorizada, peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha por funcionário público.

Seqüelas da disputa

Parece que a disputa pela presidência do PMDB vai deixar mais uma fratura na base do governo, da mesma forma que deixou seqüelas na eleição para presidente da Câmara. A nota de renúncia de Jobim deixou claro o seu descontentamento. Com uma oposição sem poder de fogo e acuada - como um ataque que não oferece perigo - o único risco do governo é levar um gol contra.

Jobim renuncia

Através de nota oficial, o ex-ministro do STF Nelson Jobim acaba de renunciar à disputa pela presidência do PMDB.
Segue abaixo nota oficial:
Os acontecimentos das últimas horas enunciam opção objetiva do governo quanto à disputa no PMDB. Diante disso resta-me afastar-me em definitivo da contenda.
Brasília, 6 de março de 2007
Nelson Jobim

E Marta?!

Bom, depois da frase dita ontem pelo Presidente Lula, é bem provável que Marta não fique com qualquer ministério. O presidente disse: "eu não quero problema". Essa frase aí foi se referindo a possibilidade de Marta ocupar algum ministério.
Além dessa frase sutil do presidente Lula, já ficou acertado que Cidades fica com PP e na Educação continua Haddad. Dizem que o Turismo deve ser oferecido a ex-prefeita, e dizem também que ela não vai aceitar porque vai ficar parecendo que ela quer qualquer coisa. Hum!
Sendo bem pragramático, pra quem tá desempregado e sem perspectiva de arrumar emprego, um Ministério não seria mau não.

Contribuição de Pirula

O amigo blogueiro Pirula fez os seguintes comentários:

1. sobre a entrevista de Wober Junior

"Vilma quer que os policiais virem a velha surda da praça, que eles eram pra ter entendido errado o que ela falou a respeito do aumento. Com aumento do bolsa família Vilma fez igual a Seu Boneco, "foi para galera". Acabou a campanha e o governo virou seu Bitolomeu, para tudo tem uma resposta".

2. e sobre a eleição no PMDB

"Parece que os rumos do PMDB terá um novo Tom. O Tom Jobim. O PMDB deverá continuar "desafinado" no final de tudo".

Pois é, a vida política está se tornando uma imitação troncha da Arte. Uma grande peça de humor.

Jobim e Temer

Todos nós esperávamos que esta eleição para a presidência do PMDB fosse repleta de novidades. Notícias novas envolvendo os dois candidatos surgem de hora em hora, boatos também. Até mestres da política de bastidores já cometeram erros de principiantes, como o Senador Renan, que inventou uma história feia para o Deputado Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara. Segundo alguns veículos de comunicação, Renan teria dito que o Deputado Michel Temer iria efetuar a troca do líder do partido na Câmara. O substituto seria Eunício Oliveira (CE).
No mais, já tivemos pedido de impugnação; tivemos confusões na escalação do time que comporia a chapa de Jobim; tivemos uma suposta desistência de Nelson Jobim ontem a noite; e muito mais coisas que a imprensa nem chegou a saber.
A campanha está tão disputada que tem candidato prometendo cargos no governo Lula em troca de apoio.
Com tudo isso e mais um pouco o PMDB consegue mostrar que é muito grande, que tem muita importância no cenário político e mostra também que é o mais democrático de todos os partidos. Contudo, não é nenhum exemplo de organização e muito menos de unidade.

segunda-feira, março 05, 2007

Jobim reluta em desistir

Jobim lança hoje manifesto em favor de sua candidatura à presidência do PMDB. Conta com 6 governadores, 19 senadores (dos 20 do partido) e 43 deputados. É uma reação ao favoritismo de Temer anunciado pelos jornais de circulação nacional. O ex-ministro do Supremo tem como grandes aliados os senadores Renan Calheiros e José Sarney (atuais conselheiros do rei Lula) e do governador do RJ Sérgio Cabral. O que será que esse povo tá guardando como trunfo?

Tudo pela política

O governador Roberto Requião (PMDB/PR) inchou a máquina pública para atender a todos os seus aliados. Só de secretarias são 40. No final das contas, é o contribuinte que pagará a conta da farra.

Ministério da Justiça

Tarso Genro aguarda ansiosamente a confirmação do seu nome como ministro da Justiça. Mas é bom colocar "as barbas de molho", pois o cargo pode virar prêmio de consolação para Nelson Jobim.

Seguro morreu de velho

O deputado federal Michel Temer consolidou um amplo favoritismo na luta pela presidência do PMDB. No entanto, como é bom tomar todas as precauções, delegou ao deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) a missão de tentar impugnar na Justiça a candidatura de Nelson Jobim.

Rolando Lero

O deputado estadual Wober Junior (PPS/RN) está se transformando no rei da retórica - da má retórica obviamente. Ex-ocupante do cargo de secretário de educação, conseguiu literalmente destruí-la. Segundo ele, a culpa é dos governos anteriores. Se porventura a atual secretária da pasta obtiver êxito, o mérito é dele, já que, segundo a sua ótica, o seu admirável trabalho não teve o tempo necessário de colher os frutos.

Agora, como chefe da casa civil do governo Wilma, quer pautar o debate na Assembléia, escolhendo o que é ou não "tema maior" para se debater no Parlamento. É lógico que serão "menores" todos os temas que não interessarem ao atual governo, como por exemplo, saúde, educação e segurança. Para encerrar o festival de embromações, o secretário-deputado afirmou que acordo do governo só vale se assinado pela governadora. Só resta aos servidores repetirem o professor Raimundo: "e o salário ó!".