Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, junho 29, 2007

Jornal de WM

Os últimos forrós

Amanhã termina junho e com ele, certamente, apagam-se as últimas fogueiras e se calam os últimos forrós, os últimos triângulos e os últimos zabumbas. Um mês inteiro de zabumba no pé do ouvido é muito padecer. Junho deve levar também para o infinito mais distante as últimas quadrilhas estilizadas, agora turbinadas - veja só - de efeitos carnavalescos, a maior papanguzada desses trópicos que vai engordando a falsa cultura regional reiventada pelo marquetingue de negócios. Espero que não seja obrigado a ver, semana que vem, na televisão, a propaganda matuta das lojas da construção civil. Que coisa mais chata. O final de junho também é saudado por uma lua cheia. Que bom para se aliviar das balas de Lampião.

A Assembléia Legislativa também entra em recesso neste julho que começa domingo. Os vereadores de Natal, não. O Plano Diretor, como se sabe, continua rendendo discussões e dividendos. Os vereadores estão atentos. O Congresso, por sua vez, só entrará em recesso no meio do mês. Até lá, Calheiros, Roriz, Comissão de Ética e outras paródias. Tem ainda a Câmara ensaboando a reforma política que não reformará nada. Aquela proposta do “voto em lista” já não vale. Foi derrotada. O financiamento público parece que terá o mesmo destino. Tudo leva a crer que na eleição do ano que vem ouviremos o mesmo zabumba.

Sim, a seleção brasileira de futebol (futebol, é?) também está em recesso. Derna da Copa da Alemanha.

Deu no blog do François

Nossa educação e a lanterninha nem pisca...

Acabo de ler na Tribuna do Norte, edição de hoje, que o Estado contratou 667 estagiários para trabalharem na educação. A princípio os menos informados podem entender como uma preocupação do governo em resolver o déficit de professores, mas todos sabem que há centenas de professores concursados, aguardando serem chamados e ainda por cima, dentro do número de vagas estabelecido em edital, publicado pelo próprio governo.

A desculpa oficial agora para tudo é a lei de Responsabilidade Social, ou seja, nossos alunos e toda a sociedade pagam por uma administração falha. Em meio a tudo isso, há um paradoxo. Por que o Estado não reduz seus gastos com cargos comissionados? Porque não contratar assessores estagiários, "puxa-sacos" estagiários, secretários estagiários? Seria mais barato, não? Claro que isso seria visto como absurdo, pois para o nosso povo, lugar de estagiário é na educação. E tome lanterninha...

http://professorfrancois.zip.net/

Vale a pena acessar o blog do profesor François. Trata de educação, política, esportes e atualidades. Já vai em quase 6 mil acessos.

quinta-feira, junho 28, 2007

Quase

Por um momento quase tivemos um novo relator no Conselho de Ética. Isso mesmo, quase. Os aliados de Renan não aceitaram o Senador do PSB Renato Casagrande na relatoria. Por que?! Porque Casagrande queria aprofundar as investigações.
Grande Senado, grande República!

O pé direito

Cansado de tantas notícias negativas, o brasileiro não pode mais sequer se orgulhar de sua seleção, freguesa que é na atualidade do México. Até mesmo os jogadores não a enxergam mais com os mesmos olhos. Preferem se poupar para a temporada do futebol europeu. As suas nações são agora o Milan, o Barcelona, o Real Madrid, clubes milionários que os contratam a peso de ouro. Resta-nos, no entanto, a diversão de assistir ao futebol com a narração de Galvão Bueno. O sujeito é síntese da mediocridade que tomou conta do Brasil. Ontem, o México ganhava do Brasil e o jogo se aproximava do seu final. O atacante mexicano recebe a bola em contra-ataque, dribla o goleiro e com um gol escancarado, chuta com o pé direito para fora. Vem então a pérola da noite: "esse jogador não consegue nem amarrar o cadaço da chuteira com o seu pé direito". Pronto. A TV Senado deveria chamar Galvão para transmitir as reuniões do Conselho de Ética do Senado. Talvez lá os seus comentários façam algum sentido.

terça-feira, junho 26, 2007

Pedro Simon

O momento difícil em que vive o Senado requer uma solução que parece simples aos olhos do povo, mas que precisará passar por toda uma complicada engenharia política para se viabilizar. Recente pesquisa encomendada pelo PSDB aponta que 58% dos eleitores não dão a mínima para o Congresso e apoiariam uma medida que o extinguisse. É um fato gravíssimo que demonstra uma extrema fragilidade de nossa adolescente democracia. Somos hoje reféns de um presidente populista, com aprovação sempre crescente e incólume a qualquer crise. E se Lula resolver ouvir alguns tresloucados do seu partido, socialistas tardios, chavistas e admiradores de Fidel e fechar ou restringir os poderes do nosso Legislativo? Acreditamos que o presidente está longe de tomar qualquer atitude parecida, mas o fascínio do poder é perigoso quando não se tem um freio das outras esferas governamentais.

O que fazer então? Parece-nos que o presidente do Senado, Renan Calheiros, não possui mais condições de continuar na Presidência. A questão hoje é temporal, saber até quando ele resiste. Os senadores conversam sobre a sucessão abertamente pelos corredores. O PMDB, partido majoritário na Casa, certamente indicará o próximo presidente. Surge, nesse momento conturbado, um nome experiente e de reputação ilibada - Pedro Simon. Curtido em várias crises que presenciou e participou, Simon tem o que o Congresso precisa - credibilidade. O governo não o quer por sua independência, mas é exatamente por esta característica que o senador gaúcho surge como solução que a instituição e o Brasil precisam. Lula não precisa de um fiel cumpridor de suas ordens, mas sim de um contraponto. Pedro Simon encaixa-se neste perfil.

segunda-feira, junho 25, 2007

Novo estádio II

Como o ABC já tem o seu estádio e o América manda os seus jogos no Machadão, o novo estádio servirá certamente para abrigar os jogos do Alecrim. Nada mais condizente para um estádio ecologicamente correto.

Novo estádio

A governadora Wilma mostrou hoje a imprensa o projeto do novo estádio de futebol a ser construído pelo seu governo, com o intuito de abrigar jogos de uma possível Copa no Brasil em 2014. Como provavelmente não abrigaremos jogos das principais seleções, talvez passem por aqui o Senegal ou o Sirilanka. O estádio, projeto do arquiteto Gley Karlys, tem formato de estrela e capacidade para 65 mil espectadores. O grande perigo é a governadora querer construir o estádio no lugar do Forte dos Reis Magos, visto que ambos possuem o formato de estrela. Ficaríamos assim com as duas marcas do governo do "tá melhor" juntinhas, deixando acanhadinhos o Rio Potengi e o Oceano Atlântico.

Abobrinha

O líder do governo Wilma, deputado Gustavo Carvalho, declarou que Robinson Faria, presidente da Assembléia Legislativa, seria o nome ideal para comandar um pacto das lideranças políticas pelo desenvolvimento. Esqueceu-se que quem deve comandar alguma coisa dentro do estado é a sua governadora, cujo o governo ele lidera na Assembléia. Alguém já ouviu falar, por exemplo, que Renan Calheiros ou Arlindo Chináglia deveria comandar um pacto pelo desenvolvimento do país? É claro que não.

Deu em Cláudio Humberto

'Controladores' do tráfico suspendem vôos

Desta vez não foram os controladores do tráfego aéreo que atazanaram a vida dos passageiros, como no apagão da semana passada. Quem "apagou" os vôos da Ponte Aérea hoje entre 11h30 e 12h10 foram os traficantes do Morro do Dendê, na Ilha do Governador (RJ), num intenso tiroteio com a polícia. A Aeronáutica suspendeu os vôos dos aeroportos de Guarulhos e Cumbica (SP) por "segurança". A Ilha do Governador é rota dos vôos que chegam ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, aonde se chega pela temida Linha Vermelha. A situação se normalizou, mas terá reflexos ao longo do dia, com novos atrasos. O presidente Lula determinou hoje cedo que a Aeronáutica "ponha ordem na casa". Mas, pelo visto, quem está "pondo ordem na casa" são os traficantes, na "casa" deles. A poucos dias da chegada de atletas internacionais para o Pan. A Infraero informara anteriormente que os vôos foram suspensos devido "ao mau tempo" no Rio.

Comentário do Blog: sem comentários.