Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

quarta-feira, setembro 05, 2007

O maior de todos absurdos

Os blogs e jornais do Rio Grande do Norte vêm tratando na última semana sobre uma decisão da Justiça Potiguar que obrigou a CAERN a diminuir em 50% a tarifa cobrada a alguns habitantes da cidade do Natal. Para esses consumidores está sendo oferecida um água contaminada, imprópria para ingestão.
Hoje, após a CAERN recorrer daquela decisão, os jornais estampam que a decisão antes comemorada pelo MP do Rio Grande do Norte e pelo povo foi derrubada.
Isso tudo é lamentável, demasiadamente lamentável. Antes de mais nada ninguém deveria ter comemorado decisão alguma que obrigue a CAERN a diminuir em 50% a tarifa cobrada por servir água imprópria para o consumo. Ísso é uma piada?! Queremos saber que tipo de administração é essa e que tipo de fiscalização a Assembléia Legislativa e o Ministério Público estão fazendo no estado do Rio Grande do Norte. Não se deve aceitar e muito menos comemorar o fato de alguém estar pagando menos para beber água contaminada. Daqui a pouco a CAERN vai fazer promoção de água, "beba água contaminada com 50% de desconto".
O maior absurdo de todos não é a liminar conseguida anteriormente pelo MP ter sido caçada, o grande absurdo, que ninguém comentou, é nós aceitarmos ter em nossas casas uma água imprópria para o consumo, e como bonus simplesmente pagarmos menos.
Deveríamos servir essa água nas casas de alguns membros da política potiguar, esperando que eles tomem alguma atitude relevante em benefício do povo.

Agora, só no plenário

Por vinte votos a um, a CCJ acatou o relatório que não percebeu qualquer vício procedimental, legal ou de juridicidade. O relator, Sen. Tasso Jereissati, conclui que todo o processo foi correto e sugere o envio da decisão do Conselho de Ética para o Plenário do Senado decidir sobre o futuro do Senador alagoano Renan Calheiros, presidente da Casa.
O voto contrário foi do zagueiro-senador Wellington Salgado.

Estratégia equivocada

A tropa de choque de Renan Calheiros no Conselho de Ética está adotando a estratégia protelatória. Wellington Salgado ocupou toda a manhã lendo um voto em separado - atitude desnecessária e que causa enfado em alguns e impaciência em outros. Isso sem falar no relator "advogado" Almeida Lima. O senador Sérgio Guerra foi muito feliz quando afirmou que nada disso adianta, pois todos os membros do Conselho de Ética já possuem a convicção do voto. No entanto, os defensores de Renan, esquecem-se de algo. O tempo não é mais amigo do presidente do Senado. Agora, quanto mais o tempo passar, mais elementos podem aparecer que convençam os senadores que irão decidir sobre a cassação de Renan no Plenário. De início, poucos eram os que queriam cassá-lo. Hoje, já se fala que mais de 30 senadores firmaram convicção pela cassação. E o número só tende a aumentar. São necessários 41 votos para cassar um senador.

Surpresa!

E no Conselho de Ética Renan perdeu por 11X4. Todos os petistas votaram contra Renan.
No plenário a decisão promete ser bem apertada, e agora ninguém mais sabe se a favor ou contra o Presidente.

terça-feira, setembro 04, 2007

Jobim no Haiti

Em visita oficial ao Haiti, acompanhado dos comandantes das Forças Armadas do Brasil, o ministro Jobim afirmou que pode vir a patrocinar um debate sobre o uso das Forças Armadas para garantir a lei e a ordem internas.
Tendo Jobim como patrocinador, o assunto ganha mais força. Há uma necessidade de discutir esse assunto, mas até agora as autoridades responsáveis não iniciaram os debates.
A missão MINUSTAH, liderada pelo exército brasileiro no Haiti, já pode ser considerada como ponto inicial, no que diz respeito ao treinamento de patrulhas em áreas urbanas.