Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Arthur Virgílio divulga nota

Respondendo aos comentários do destemperado presidente venezuelano, o líder do PSDB no senado divulgou nota. Segue na íntegra.

"A Liderança do PSDB no Senado repele a nova investida do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, contra o Congresso Nacional. Não adianta ele pressionar com esse discurso atrasado e com esse cacoete de insultar parlamentares para forçar a aprovação do ingresso do seu país no Mercosul. Este não é o Parlamento da Venezuela, que ele conseguiu subjugar, eliminando toda e qualquer oposição. O Parlamento brasileiro é livre e soberano para votar quando e como entender melhor. E a depender do PSDB, a Venezuela de Chávez não terá o ingresso aprovado. Há, para isso, razões legais, políticas, econômicas e éticas. Em marcha batida rumo a um regime ditatorial, o Governo de Chávez não preenche o requisito da cláusula democrática do Tratado do Mercosul. E este não pode servir de palco para as diatribes de Chávez contra os Estados Unidos da América, que devem ser vistos como importante parceiro econômico. O PSDB fará, pois, o possível e o impossível para impedir a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul!"

A2 - Estadão

Retirado do Espaço Aberto do Estadão de Hoje, lá no Fórum dos Leitores:

"Obituário
Lamentamos informar o falecimento da Oposição Política ao governo, após longa e sofrida doença conhecida como "toma-lá-dá-cá", que destrói lentamente o caráter e a integridade do portador. O velório se realizará em Brasília até as próximas eleições."

Marcus Coltro
São Paulo

Vai cair?

Pareiando o caso Renan, a discussão sobre a CPMF vem ocupando espaço significativo nos principais veículos de comunicação do país. Tema complexo e polêmico, a CPMF tem espaço garantido na cabeça de todos os 594 parlamentares do Congresso Nacional. Não importa se votarão contra ou a favor, todos se sentem incomodados com o tema. O peso sobre o telhado da casa CPMF não é só composto por uma questão tributária. Todos os representantes do povo são obrigados a lembrar que mais de 40 milhões de brasileiros são beneficiados mensalmente pelos programas sociais do governo com dinheiro proveniente da arrecadação da mal falada CPMF. Além disso, boa parte do dinheiro gasto pelo governo na área da saúde também vem dessa contribuição. É muita gente que depende disso, gente é voto, e voto é o que garante a eleição de cada um dos 594 parlamentares.
E aí? O que fazer?
Bom, se o telhado cair, também cairá a casa, e se a casa cair, salve-se quem puder.

Glossário

Bandalheira
Acepções■
substantivo feminino
Regionalismo: Brasil. Uso: pejorativo.
1 ato, dito ou procedimento de bandalho; ausência de dignidade; bandalha, bandalhice
1.1 transgressão moral ou sexual; devassidão, depravamento
2 negócio ilícito; ladroeira, roubalheira, arranjo.

A quarta

Todos já sabem que a 4ª representação contra o senador Renan Calheiros foi aceita. Tem senador dizendo que o melhor é colocar as três que restam em um processo só, por outro lado tem gente dizendo que o melhor é votar um por um. O pior disso é que é gente do mesmo partido, o PT, que tem esse posicionamento divergente.
Renan tá correndo um grande risco aí. Esse próximo racha do PT deve prejudica-lo e muito. Capaz de ele perder a maioria que o PT garantiu na primeira votação para a cassação de seu mandato. Aí, sendo assim, observaremos qual será a próxima estratégia adotada pelo governo, pelo PMDB e pelo próprio Renan.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Olho no olho

Um dia após a Sessão que absolveu Renan, o senador Wellington Salgado fez um aparte a pronunciamento de Pedro Simon, quando ressaltou a sinceridade do parlamentar gaúcho e do senador Garibaldi:

"Senador Pedro Simon, gostaria de fazer uma colocação. V. Exª, tenho a certeza, votou pela cassação do mandato do Presidente Renan. No entanto, V. Exª sabe a minha posição nesse acontecimento. Em nenhum momento, coloquei um “positivo” no voto de V. Exª quando fazia prognósticos. Realmente, o jornal está desatualizado, desinformado, porque V. Exª, quando diz que vai votar a favor ou contra, diz olhando nos olhos; assim como o Senador Garibaldi.(...)"

Vale registrar que o senador Garibaldi não estave presente em Plenário. O elogio foi feito na ausência do elogiado, o que ressalta a sua espontaneidade.

terça-feira, setembro 18, 2007

Deu Rosalba

A primeira senadora eleita pelo estado do Rio Grande do Norte ganhou duas vezes. A primeira foi democraticamente nas urnas, escolhida pelo povo do estado em outubro do ano passado, e a segunda foi hoje, no plenário do TSE. Aquela Côrte não deu provimento ao recurso do ex-senador Fernando Bezerra, que pedia a perda do mandato da senadora por ela ter, supostamente, abusado do poder de comunicação nos seis meses que antecederam a disputa eleitoral do ano passado.
Viva a democracia de Rosalba.