Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

terça-feira, maio 22, 2007

Uma grande contradição

O interessante de todo esse esquema de corrupção desbaratado pela PF é o nome da construtora - Gautama. Para quem não sabe, Siddhartha Gautama é Buda, referenciado como fundador do budismo, religião que prega o desapego material e a elevação espiritual. Vejam só o que ensinava Gautama:

"Havendo isto, há aquilo; quando isto se origina, aquilo se origina. Sendo assim, havendo a ignorância, há o nome-e-forma. Havendo o nome-e-forma, há os seis órgãos de percepção, há o contato; havendo o contato, há a percepção; havendo a percepção, há o apego; havendo o apego, há o desejo; havendo o desejo, há a existência; havendo a existência, há o nascimento, há a velhice, a morte, a preocupação, a tristeza, o sofrimento, o pesar e o desespero. Assim, pois, surge o sofrimento".

E um dos cinco preceitos fundamentais do budismo é o seguinte:

"Eu me comprometo a não tomar nada que não seja dado voluntariamente por outrem".

Realmente nós brasileiros temos um grande talento de "acanalhar" tudo o que há de mais sublime. Como afirmou o filósofo Delúbio, comparado pelo presidente Lula a Dom Paulo Evaristo Arns e a Dom Hélder Câmara, "isso vai terminar em piada de salão".