Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sexta-feira, maio 25, 2007

E agora Renan?

Não vamos discutir aqui se as denúncias que estarão na Veja da próxima semana possuem ou não fundamento. Se elas estão ou não certas não cabe a nós discutir, pelo menos não agora. Acreditamos ser uma atitutde deselegante e invasiva a de citar a intimidade famliar do Senador, aliás, inaceitável a riqueza de detalhes no que tange a citação sobre a filha de 3 anos e a sua mãe, uma jornalista.
O que nos preocupa mesmo é a situação delicada que se encontra o presidente do Senado e do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros. Não por possuir qualquer sentimento de pena ou termos um apreço diferenciado pelo senador. O problema é muito maior, a denúncia possui um peso muito mais grave pelo fato de Renan ser um dos pilares de sustentação de um dos poderes, o Legislativo. O arranhado Poder agora tende a ruir, já que um dos seus representantes de maior importância foi atingido diretamente no peito, e já tem gente que apenas espera o tiro de misericórdia.
O senador Renan é daqueles que transparece segurança, coerência e prudência na hora de proferir palavras. Muito respeitado pelos seus pares, Renan Calheiros tem bom relacionamento com cada um dos outros 80 senadores da Casa, claro que com alguns melhores do que com outros.
Querem uma comparação simples? Quem transparece mais segurança, Renan ou Arlindo Chinaglia? Quem parece ser mais capaz dos dois? Qual dos dois parece ser mais independente do Executivo apesar de serem ambos da base de apoio? Perguntas para comparar os dois presidentes tem muitas, por isso não nos alongaremos.
E vocês podem questionar: por que as perguntas?! Ora, por um motivo simples, se a resposta sempre é Renan, imaginemos agora o que pode acontecer com o Congresso e com o país com a imagem dele completamente desacreditada.