Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

sábado, agosto 04, 2007

De Woden Madruga

Sucessão no Senado

Em Brasília voltou-se a falar na hipótese de tirar Renan Calheiros da presidência do Senado. A Oposição estaria trabalhando nesse sentido. Oposição aí quer dizer PSDB e Democratas, principalmente. Não vai ser fácil, até porque a maior bancada da Casa é a do PMDB, agora reforçada com o pessoal do PT.

O assunto foi tema do comentário de abertura da coluna e ontem de Tereza Cruvinel, de O Globo. Diz ela: “Contas de petistas: se democratas e tucanos conseguirem ejetar Renan da cadeira este ano, mesmo preservando o mandato de senador (o que não sera difícil para Renan, sob voto secreto), haverá eleição e eles tentarão eleger o sucessor”.

Acha que se contar com um nome, a oposição teria chance de ganhar a parada. Na opinião de Tereza Cruvinel, atualmente o PMDB só dispõe de um nome forte, o do senador capixaba Gerson Camata. E aí nesse nó aparece, também, o nome do senador Garibaldi Filho. Veja como Cruvinel conta essa história:

- Com um bom nome, a oposição teria chance de ganhar, já que o PMDB só dispõe de Gerson Camata. Outro seria Garibaldi Alves, mas ele se queimou com aquele relatório agressivo ao governo, no desfecho da CPI dos bingos. Esta é a situação que torna conveniente para o PT empurrar o caso para 2008.Como se vê, seguindo as pegadas de Tereza Cruvinel, o senador Garibaldi Filho permanece não palatável ao gosto do Palácio do Planalto. Acho que é bom para a sua biografia.