Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Joãozinho e a reforma penal

Depois deste crime bárbaro que hoje completa sete dias, o Brasil passou a exigir maior rigor de nossas Leis, e querem a mudança já.
Passando uma vista nos jornais de todo o Brasil, tanto impressos quanto televisionados vemos que o assunto que se fala é só esse. Tudo está vinculado a João Hélio, tudo mesmo.
Nós que fazemos este Blog não discordamos da necessidade de mudanças, todavia discordamos quando se exige com tanta veemência a mudança da legislação penal.
Por que discordamos? Por simples receio, receio que toda a atenção e esforços sejam voltados pura e simplesmente para a tal reforma da legislação penal.
Os estudiosos do tema já nos avisam há um certo tempo: quase nada está correto no nosso sistema penal. Nós somos mais audaciosos e dizemos que nada está certo no sistema penal brasileiro. Por que o radicalismo? Porque talvez assim mudemos tudo o que precisa. Penitenciárias não servem pra educar e muito menos pra ressocializar nos dias de hoje; a progressão penal não funciona; os juízes estão sobrecarregados e por isso não dão a devida atenção a cada caso; policiais ganham pouco; muitos brasileiros não possuem qualquer educação; trabalhadores não têm onde trabalhar; pais não conseguem alimentar seus próprios filhos; muitas pessoas simplesmente não possuem mais esperança, aquela que é a última que morre.
Enfim, a violência é uma consequência, e se é uma consequência devemos tratar a fonte. Apenas purificando a fonte conseguiremos de uma vez por toda diminuir, a níves aceitáveis, a violência neste nosso país.