Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Querido Fidel

Carta do PT a Fidel Castro:

"Querido Presidente

Há muitas razões para felicitá-lo. A primeira é por esta ocasião dos festejos de seus oitenta anos.

Mas queremos ampliar o significado desta saudação e transformá-la em uma mensagem dos dirigentes e da militância do Partido dos Trabalhadores (PT) ao líder de uma revolução latino-americana que conquistou direitos básicos para seu povo e é um exemplo até hoje com os melhores índices de desenvolvimento humano da região. Além disso, mostrou a todos os povos deste continente a importância da defesa da soberania.

Queremos também reafirmar, por meio desta mensagem, o apoio e a solidariedade do PT ao povo cubano que ainda sofre as consequências perversas do bloqueio decretado pelos Estados Unidos há mais de 40 anos. Esse bloqueio, verdadeira declaração de guerra, foi reiteradamente condenado pela Assembléia das Nações Unidas. O PT está empenhado em apoiar o governo brasileiro em seu esforço pela reforma do sistema multilateral para que a ONU e outras instituições internacionais deixem de representar os interesses das grandes potências e passem a servir um mundo com mais justiça e respeito à soberania dos povos.

O PT manifesta, mais uma vez, sua posição de repúdio à política unilateral e intervencionista do governo dos EUA que, utilizando um discurso de defesa da democracia e dos direitos humanos, invade países semeando morte e torturando prisioneiros como ficou evidenciado no Afeganistão, no Iraque e na Base de Guantanamo.

Esta conjuntura da América Latina, tão diferente daquela dos anos em que você e seus companheiros gestaram na revolução, nos obriga a novos compromissos. Agora compartilhamos governos na maioria dos países da América do Sul. Com os recentes triunfos de Lula no Brasil, Daniel Ortega na Nicarágua, Rafael Correa no Equador e com a certeza do triunfo do presidente Chávez na Venezuela, estaremos fortalecendo o projeto centrado no desenvolvimento com justiça social, soberania popular e integração solidária.

Hoje, presidente Fidel, festejamos seu aniversário brindando por você e pelos novos tempos de justiça e liberdade.

Um forte abraço de

Marco Aurélio Garcia, presidente nacional
Maria do Rosário, vice-presidente
Jilmar Tatto, vice-presidente
Joaquim Soriano, secretário-geral nacional
Paulo Ferreira, secretário de finanças
Renato Simões, secretário de movimentos populares
Valter Pomar, secretário de relações internacionais

São Paulo, 29 de novembro de 2006."

1 Comments:

  • At 05 dezembro, 2006 01:39, Anonymous Anônimo said…

    Espero que as palavras elogiosas ao líder cubano Fidel Castro não reflitam um perigoso ensejo de reprodução, aqui no Brasil, do modelo ditatorial cubano.

     

Postar um comentário

<< Home