Política e Prazeres

Já que o poder é afrodisíaco.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Jogou mal

O líder do governo no Senado, o senador Romeró Jucá, disse ontem que o governo ganhou a primeira batalha, e agora tem mais duas a serem vencidas no plenário da Casa. Em resposta, o líder do PSDB, Arthur Virgílio, disse que a oposição jogará como o seu Flamengo, fora de casa perde apertado, mas no maracanã é goleada, comparando o maracanã ao Plenário. Independentemente das palavras, só conheceremos os vencederos depois da última votação, que pode acontecer semana que vem.
O que se sabe disso tudo, além da já conhecida vitória do governo na CCJ, é que o governo jogou mal. Foi demasiadamente truculento na Comissão presidida pelo sereno senador pernambucano Marco Maciel (DEM). Substituiu dois senadores da base na hora H para garantir os votos. Além disso o governo ofereceu uma nova proposta, reduzindo o percentual de cobrança em 0,08% até 2011, e ainda promete isentar do pagamento da contribuição as pessoas que recebem até pouco mais de R$2.800,00.
Claro que muita gente vai dizer: "os fins justificam os meios", mas não é bem assim. Com esse movimento truculento, voraz e arriscado, o governo enfureceu a oposição que tinha recebido uma proposta menos vantajosa que essa dita acima. Além disso o governo já jogou dois votos no colo da oposição, os dos senadores substituídos na CCJ, Mozarildo e Simon.
Todo mundo sabe que a conta dos 49 votos necessários no plenário é bem difícil, e pra piorar o governo já perdeu mais dois.
Veremos quem ganhará esse jogo.
Por falar nisso, o STJD decidiu suspender a última decisão contra o Flamengo, portanto, contra o Atlético Paranaense o Maraca estará lotado, com mais de 80 mil pessoas gritando. É pagar pra ver.
Boa sorte aos jogadores e aos torcedores também.